Antonov AN-72 – Coaler A-model 1/144 Montagem completa
Bom pessoal, vamos a mais uma montagem de um modelo na minha escala preferida a 1/144 😀
Como este modelo é um pouco incomum, vamos falar um pouco da aeronave:
A aeronave,
O Anotonov AN-72 fez seu primeiro vôo em dezembro de 1977, e foi desenvolvido para subistituir o Antono AN-26, a principal e bastante incomum característica do AN-72 é a posição dos seus motores sobre a asa, isso de deve a dois principais motivos, o primeiro é que o modelo foi desenvolvido para operar em pistas e locais despreparados, então o motor mais alto evita que algo possa ser sugado para a turbina. O segundo motivo é o aproveitamento de um efeito da dinamica dos fluidos chamado Efeito Coanda que aumenta a sustenção da aeronave permitindo pousos e decolagens mais curtas (STOL)
Uma outra versão também foi desenvolvida chamada de AN-74, que ganhou o apelido de Cheburashka, nome de um personagem da literatura Russa que mais tarde viria a se tornar um desenho animado nos anos 60, o desenho das orelhas do personagem se parecem muito com as turninas do AN-72/72 daí veio o apelido. A OTAN o batizou de Coaler (a tradução próxima para a palavra seria algo como carrinho de mina de carvão)
Três aeronaves da versão AEW foram construídas para avalição, mas não foram aprovadas, seu desenho é bastante incomum, veja uma foto aqui.
Ao todo cerca de 23 versões entre os modelos 72 e 74 foram construídas, e vão desde modelos básicos, passando por modelos de patrulha maritima e preparados para pousar na neve, modelo de transporte civil (52 pax) até os modelos mais usados militares de transporte.
O modelo já foi usado em países como Estonia, França, México, Angola, Irã, Líbia, entre outros.
A montagem,
O kit é bem simples, fazendo jus a todo modelo short-run, sem pinos de encaixe e problemas na hora da montagem. Certamente não é recomendado para modelistas com pouca experiência.
O principal problema é o fechamento da fuselagem, com um grande degrau, onde precisei aplicar bastante lixa e putty para ter um acabamento bom.
As turbinas possuem um “anel” interno que se colocados simplesmente não fecham, tive que substituí-los por pedaços de plasticard.
O kit vem com partes em photoetched, porém extremamente delicadas, como as alavancas das portas do trem de pouso, que tive de deixar de colocar, pois possuíam pouca área para uma colagem firme.
O manual não fala nada, mas não deixe de colocar um pesinho no nariz de seu modelo, pois o meu ficou uma verdadeiro “tailsitter” com o nariz olhando pro alto…
Outro detalhe que se deve tomar cuidado na montagem é na colagem da empenagem vertical, pois o modelo não possui nenhum tipo de pino ou guia e pode-se facilmente colá-la fora de lugar.
O maior problema que econtrei foram com os decalques da versão da escolhi da Aeroflot, eles simplesmente não fecharam no nariz do modelo ficando com uma grande fresta… resultado, tive que tirar os decalques, a tinta e fazer tudo de novo.. sorte que ainda havia os decalques da ONU para usar….
Tirando estes contratempos, que são de certa forma comuns para modelos short-run, considerei a montagem muito gostosa de fazer, e carreguei um pouco no weathering, pois estes modelos operaram na África em condições bem extremas.
Para fazer as sujeiras utilizei tinta óleo cinza, diluída com Ecosolv, Tamiya Weathring Master para fazer algumas fumaças.
A pintura é toda utilizando tintas acrílicas Gunze Sangyo e aerógrao IWATA HP-CR Revolution (clique para ver um review)
O resultado final da montagem foi esse aqui:
Bom pessoal é isso aí, espero que tenham gostado de mais esta montagem e até a próxima !
Bom trabalho!!!
Modelo bem diferente,
eu também gosto desta escala,
quem sabe um dia experimento
montar um modelo 1/144.
Obrigado Carlos !!
Olha eu sou suspeito pra falar, mas sou apaixonado por essa escala 😀
Experimente que você vai gostar ehehe
Plastiabraço !