Review 1/35 Miniart Soviet Field Kitchen PK-42 #350061
Cozinhas de campo
Apesar de não ter sido uma das principais preocupações dos exércitos da Segunda Grande Guerra, os soldados precisavam ser alimentados, e de preferência com uma refeição quente, que muitas vezes não passava de alguns pedaços de batata cozidos em água suja.
Para acompanhar a movimenação das tropas, foram desenvolvidas as cozinhas de campanha, ou cozinhas de campo, que eram basicamente um grande caldeirão alimentado por uma fornalha movida a lenha. Sua guarnição era geralmente composta de um cozinheiro e de um ajudante, ocasionalmente, dois. Sua funão era, obviamente, produzir o alimento necessário para as tropas. Muitas vezes um porco ou galinhas, uma rez abatida ou mesmo um pedaço de cavalo incrementavam as refeições.
Algumas vezes essas cozinhas eram colocadas em cima de caminhões e outras vezes, rebocadas por cavalos. Mas na maioria dos deslocamentos era rebocada pelo veículo mais próximo.
Fontes:
– svsm.org
– visualphotos.com
– russian-victories.ru
– stormfront.org
O Fabricante
Patrocinadora oficial do Spruemaster, foi fundada no ano de 2001, a Miniart Models tem sua sede na Ucrânia. Traz no seu catálogo miniaturas históricas medievais e algumas edificações na escala 1/72, uma boa série de figuras WW II na 1/35, alguns veículos também nessa escala e acessórios interessantes, como uma cozinha de campo russa, vários tipos de munição, rodas , peças de artilharia, entre outros. Porém os kits que tornaram a Miniart conhecida e conceituada no mundo do modelismo são os seus prédios, ruínas e acessórios para dioramas. Oferece uma boa quantidade de opções, casas, ruínas de igrejas, fábricas, muros, pontes, postes. Construções de vários países e várias épocas do conflito. Vale a pena uma boa visita em seu web site: https://miniart-models.com.
O Kit
Composto por três sprues, injetados na tradicional cor cinza da MiniArt, com 180 peças formando a cozinha e mais quatro figuras. O nível de detalhamento é muito bom. Presilhas da tampa da panela, recipientes para o transporte da comida pronta, respiros da fornalha, plataforma de acesso à panela e pneu estepe são alguns deles. E falando de pneus, eles são “fatiados” em 7 partes, no inovador sistema da MiniArt. Esse sistema aumenta consideravelmente o realismo dos pneus, e são extremamente fáceis de montar. A cozinha de campo PK-42 era equipada com as mesmas rodas e pneus dos caminhões GAZ-AA.
A injeção do kit é excelente e apenas o sprue que traz as figuras apresentou um pouco de rebarbas. Nenhuma peça empenada ou torta e as marcas de injeção são poucas e bem posicionadas nas peças. Pode ser montado na posição de funcionamento ou de transporte.
As instruções são simples e de fácil entendimento. Para as figuras não existe instruções. De montagem, apenas de pintura. Acompanha a tradicional tabela de referência de cores. E como não existe necessidade de marcações, o kit não traz decais.
Finalizando, é um kit bem bacana. Somente ele já compõe uma vinheta ou um pequeno diorama. Apesar da quantidade de peças, é um kit que eu recomendo para modelistas iniciantes e experientes e o resultado será bem interessante.
Agradecemos a MiniArt que gentilmente nos enviou o kit para a produção deste artigo.
Abaixo as fotos das partes do kit e dele montado, que peguei no site da MiniArt.
Este kit já pode ser encontrado na Modelimex, na Hobbyterra ou na Luckymodel.
Para comprar na Modelimex, siga este TUTORIAL, na HobbyTerra, este AQUI e na Luckymodel, AQUI.
É isso aí !!!
Gostei do kit
Marcos:
Esse kit, como toda essa leva nova da MiniArt, é bem legal. Achei muito bem acabado e detalhado e como falei no texto, só ele já vira uma vinheta bem bacana.
Abraços !!!