Review: 1/72 M.D. 450 Barougan – VALOM – #72074
A aeronave,
O Ouragan (Furacão em Francês) foi um marco do renascimento da indústria aeronática francesa após a segunda guerra mundial. Após a guerra, decidiu-se renascer a Força Aérea Francesa – Armee de l’Air, algumas propostas foram realizadas que incluíam o DH Vampire e o F-84 Thunderjet foram aceitas e alguns modelos chegaram a ser construídos sob licença. Entretanto os modelos seguintes seriam de fabricação puramente francesa.
Dois modelos entraram em concorrência o SO 6020 Spadon e o MD 450 Ouragan. A Marcel Dassault (conhecida como Marcel Bloch) ganhou a concorrência com o MD 450 e contrato de produção foi assinado no final do ano de 1947.
O modelo era asa baixa, com fuselagem cilíndricam, asas com pequeno grau de enflechamento, trem retrátil e era equipada com motor Hispano Suiza Nene 104 (uma versão produzida sob licença do Rolls Royce Nene). O assento ejetável era um Martin Maker Mk I, mais tarde substituído por um SNCASO E-86. Três protótipos foram construídos, e o primeiro voo aconteceu em 28 de fevereiro de 1948 e o modelo entrou em produção em 1952. 450 unidades foram produzidas no total.
Na Armee de l’Air o modelo equipou três esquadrões (escadres) números 2, 4 e 12. Também foi utilizado por dois anos no esquadrão de demonstração aérea Patrouille de France. O modelo foi vendido para El Salvador, Israel e Índia, sendo este último o maior operador do modelo.
Durante a sua história o modelo sofreu poucas modificações, A versão A, equipada como motor NENE 102 e a Versão B equipada com o motor NENE 104, foram praticamente as únicas versões de produção. O modelo representado no kit é o Barougan, que era uma versão do Ouragan equipada com trem de pouso principal com rodas duplas e skis permitindo o modelo decolar de pistas pouco preparadas. Apenas 4 unidades desta versão foram construídas.
O kit,
Composto por apenas dois sprues, um para as peças e outro para as transparências, o kit possui 48 peças injetadas, mais detalhes em resina, que compõem mais 15 peças, além de 19 peças em photoetched. O kit é um verdadeiro short-run, sem pinos ou guias de encaixe e com peças em multimídia, portanto não recomendado para modelistas iniciantes, devido a sua complexidade de montagem. O kit nada mais é que uma reembalagem do kit do Ouragan, apenas com duas rodas a mais , skis e proeminências na fuselagem, permitindo montar o Barougan.
A injeção é boa, porém alguns pontos com rebarbas e marcas de injeção estão presentes. Detalhes mais finos como as rodas e o painel de instrumentos são muito pobres, porém o problema foi resolvido com rodas em resina e painel em photoetched com mostradores em acetato. Algumas peças de resina vieram quebradas em meu kit, mas nada que não possa ser resolvido com um pouco de cola, lixa e putty.
Os detalhes são em baixo relevo, e há painéis em linha e com rebites por toda a aeronave, que aliás achei um tanto exagerados se comparado com a aeronave real. Neste aspecto o antigo kit da Heller é um pouco melhor. Portanto na hora da montagem um pouco de cuidado será necessário, pois qualquer lixa poderá remover os rebites.
Os detalhes para o interior são compostos dois painéis laterais, assento em PE e painel em photoetched com mostradores em acetato, o que certamente dará uma riqueza de detalhes convincente para a escala. Os porões de rodas são bem detalhados, assim como as portas, gostei.
Como apenas 4 unidades do Barougan foram construídas, os decalques limitam-se a estas aeronaves, são bem impressos, produzidos pela Boa Agency, possuem filme bem fino e sem muita sobra de verniz sobre os decalques, acredito que não haverá problemas na montagem. Quanto à pintura, todos os esquemas são em alumínio polido e para a Armee de l’Air.
O manual de montagem é simples, sendo a montagem de todo o modelo realizada apenas em 8 etapas, e detalhes como os freios aerodinâmicos podem ser deixados abertos. O canopy não é muito transparente, mas nada que um banho em verniz ou cera Future não resolva. Embora muitos detalhes componham o cockpit, o canopy não vem aberto, assim o modelista deverá abrí-lo para deixar o interior à mostra.
As instruções de pintura são para tintas das marcas Humbrol, Agama, Model Master, Gunze Sangyo e FS 595b, excelentes indicações.
Onde comprar,
Este kit pode ser comprado na Modelimex por 14 Euros (já com desconto de 20% para compradores do Brasil), ou cerca de 37,00 Reais. Para comprar clique aqui.
Se você não conhece a Modelimex, sugiro ver este link com uma visita que fiz a loja ou este tutorial que explica como comprar na Modelimex.
Se você não sabe como fazer compras no exterior, recomendo a leitura destes dois tutorias:
– Fazendo Compras em lojas no Exterior
– Fazendo Compras no Exterior sem Cartão de Crédito Convencional
Meus sinceros agradecimentos ao pessoal da Modelimex por enviar mais este kit para review!
Também não conhecia esta versão do Ouragan, e pelo que vi do kit ele é bem detalhado e em baixo relevo, pena que seja em resina, nada contra os kits de resina, mas acho que dão mais trabalho para se separar das galhas e tem muita rebarba.
É muito bacana José, mas kit de resina não tão complicado não, pessoal tem medo de kit de resina, mas se o kit for de boa qualidade monta tão fácil quanto um injetado..
Plastiabraço!
Acho que o título da matéria está errado, Barougan ???
Gosto demais deste jatinho, desde que montei o Heller a uns vinte anos, acho até que seria o caça ideal para a FAB no lugar do Meteor. Os próprios israelenses diziam que gostavam dele porque, ao contrário dos Gloster, ele tinha chances contra o Mig-15.
Vixe, teclei besteira, não conhecia esta versão e digitei sem ler, me desculpem…
hehheh não tem problema! É que esta versão é praticamente desconhecida, afinal apenas 4 unidades foram construídas.
Está perdoado hauhauahauhaha 😀
plastiabraço!
Obrigado pelo comentário Rogério.
O nome está correto, pois o kit representa uma outra versão do Ouragan, chamada Barougan. No review eu explico 😀 😀
Plastiabraço!
Boa Lucas, gostei do review.
Obrigado!