Review: 1/32 L-19/O-1 Bird Dog – Asian Service – RODEN #627
A aeronave,
No final da década de 40, a US ARMY emitiu um pedido de desenvolvimento de uma aeronave com funções de ligação, observação e ajuste de tiro de artilharia para substituir os já obsoletos Piper L-4 e Stinson. Uma das principais requisições era que a aeronave fosse toda de metal, uma vez que as anteriores eram de madeira e tela.
A empresa vencedora foi a Cessna que apresentou uma versão modificada do Cessna 170, com algumas modificações como portas mais largas e maior visibilidade de cabine. O modelo de série entrou em produção no final dos anos 50 e recebeu o nome de L-19/O-1 Bird Dog, a encomenda inicial contemplava 418 unidades e depois foi aumentada para 3600 unidades. Entretanto no final de sua produção, cerca de 3400 haviam sido produzidas.
O batismo de fogo da aeronave foi na Guerra da Coreia, e o modelo foi utilizado para marcar alvos para outras aeronaves de ataque. Já na Guerra do Vietnã o modelo foi amplamente utilizado como aeronave de reconhecimento, apoio de artilharia, escolta de comboio, comunicações e também ataque leve.
Apesar de nesta época aeronaves melhores já estarem em uso, como o Bronco por exemplo, sua capacidade de pousar em espaços muito pequenos e despreparados o manteve em serviço até 1974, quando então algumas unidades foram enviadas para serem destruídas, vendidas ao publico civil e algumas enviadas para o “Asian Service”.
Para ver um ótimo walkround desta aeronave, clique aqui.
O Bird Dog no Brasil
No Brasil o L-19 foi adotado pela FAB já nos anos 50, oito unidades foram adquiridas (FAB 3062 a 3069), sendo estas utilizadas no 1º ELO. Em 1980 as únicas três unidades remanescentes foram doadas, duas ao DAC, e um ao MUSAL no Rio de Janeiro.
O kit,
São 125 peças, sendo 16 transparentes divididas em 7 sprues. Embora seja em escala 1/32, o L-19 é uma aeronave pequena se comparada aos caças na mesma escala, então o kit dá a impressão de ser pequeno, mas sinceramente achei o tamanho excelente.
A fuselagem e asas tem detalhes em baixo relevo e são bem representadas, para os mais puristas, um rebitador irá adicionar alguns detalhes faltantes. O motor de seis cilindros está muito bem representado, e deve-se tomar bastante cuidado ao montá-los, pois os kits da RODEN não permitem erros, e se você não encaixar ele bem, poderá ter problemas na hora de fechar o “cowling”. Aliás se você não pretende deixar o motor em exibição, não acredito ser necessário dedicar muito tempo nesta parte.
Os detalhes do interior são bons, porém os bancos não possuem cintos de segurança injetados no kit, e este detalhe deverá ser adicionado certamente. O painel de instrumentos é bem simples, e não possui os mostradress injetados, a folha de decalques fornece um painel, mas a que acompanha o que kit que recebi simplesmente não pode ser usada. O jeito será usar um aftermaket, pois não há como pintar os instrumentos no painel fornecido pelo kit. Este aqui produzido pela Yahu Models, especialmente para o kit da Roden, me pareceu muito bom.
É importante prestar bastante atenção durante a montagem aos vários furos que devem ser feitos nas asas e fuselagem para acomodar as diversas antenas que o modelo possuía. O kit trás até uns pedacinhos de arame para fazê-las.
A qualidade da injeção é boa, e não encontrei rebarbas ou pinos que ficarão à mostra durante a montagem, particularmente gostei da qualidade da injeção das superfícies móveis, que podem ser montadas em diversas posições. Os decalques me deixaram um pouco apreensivo quanto a qualidade para o momento de usar, já tive problemas com os decalques da RODEN uma vez, um pouco de decal liquid da Microscale resolverá o problema, ou alguma folha de decalques sobressalentes, a AOA Decals comercializa algumas folhas bacanas impressas pela Microscale.
As transparências podem ser um pouco melhoradas com uma camada de cera future paras ficaram ainda melhores. Para ajudar a mascarar recomendo este set de máscaras aqui, que permite a pintura por dentro e por fora das transparências (veja as fotos desse set de máscaras logo abaixo).
O manual é simples, tamanho A-4 possui 8 páginas, sendo a primeira contendo um histórico da aeronave e as outras com instruções, o kit se monta em 24 passos.
Sobre as pinturas disponíveis os decalques permitem a montagem de 3 aeronaves diferentes, sendo elas:
1 – JASDF – Japanese Self Defense Air Force, JG-1043, unknown base, 1950
2 – South Vitenamese Air Force, April 1975, Flown by Major Buang Ly
3 – Royal Thai Navy, s/n 22860 (51-16973), nº1302, 103 Sqn, RTNB U-Tapao, ca. 1982
A versão número 2, voada pelo Major Buang Ly tem uma história sensacional, pois ele escapou do Vietnã do Sul sob fogo cerrado e conseguiu pela primeira vez na história pousar um Bird Dog em um porta aviões, junto com ele estavam sua esposa e filho de apenas 5 anos. Sua história comoveu tanto os marinheiros que eles decidiram arrecadar dinheiro para ajudá-lo a imigrar para os Estados Unidos. Sua aeronave está preservada no Naval Air Station Pensacola Air Museum, nos Estados Unidos.
Suas palavras contando essa história incrível:
Onde comprar,
Este kit pode ser comprado:
Na Modelimex, por 28 Euros (com desconto para compradores do Brasil) ou cerca de 118 Reais + frete cotação novembro/2018 – Para comprar clique aqui
Na Hobbyterra, por US$48,30, ou cerca de 181 Reais,, compras acima de 200 Dólares tem frete grátis!. Para comprar clique aqui