Build Review – 1/48 Seversky J9 (RASF) – Dora Wings – #DW48042
A Montagem do Seversky J9
Se você não viu review que publiquei do kit clique aqui.
Iniciei pelo painel de instrumentos e interior, para destacar melhor os instrumentos, preenchi os orifícios dos instrumentos com Gauzy Agent da AK Interactive, em seguida apliquei os decalques pela parte de trás.
Os detalhes do interior do kit são bons e se bem trabalhados ficam excelentes, não achei necessário o uso de aftermarkets uma vez que o kit já fornece em formato de photoetched diversos pequenos detalhes que enriquecem bastante essa parte do kit.
Um ponto de dificuldade a destacar é que algumas peças estão um pouco maiores que o tamanho necessário para encaixe, chequei a medir e a diferença é de apenas 1 décimo de milímetro porém o suficiente para não permitir o encaixe, entretanto com capricho e um pouco de lixa o problema é resolvido facilmente.
Um outro ponto problemático é a raiz das asas onde é necessário preencher com putty, um ponto importante a destacar aqui é o perfeito encaixe das asas, elas se encaixam tão perfeitamente que praticamente não é possível perceber a linha de encaixe, sem dúvida um dos melhores encaixes que já montei.
Os detalhes do motor são excelentes, porém as instruções são um pouco confusas e acabei por não instalar todos os detalhes do motor, como não iria deixá-lo exposto estes detalhes não são visíveis, a fragilidade das peças também é um ponto a tomar cuidado, tive que substituir algumas pequenas peças pois elas se quebraram ao retirar da árvore.
O encaixe dos casulos das metralhadoras sob o capô do motor é algo absurdamente perfeito, mais um ponto positivo para a Dora Wings. O encaixe da fuselagem é muito bom também com putty sendo necessária apenas no intradorso. O encaixe da porta lateral não é exatamente perfeito, mas com um pouco de paciência e putty o problema é facilmente contornado.
Embora o canopy do Seversky J9 venha separado decidi por montar o kit com ele fechado pois as linhas do J-9 são muito bonitas e quis preservá-las, o kit já vem com máscaras para o canopy o que facilita muito, apliquei as mascaras e pintei primeiro de alumínio para que ficassem de acordo com a cor do interior do modelo.
Algumas partes do trem de pouso precisam ser mascaradas e pra isso usei máscara da Ak Interactive, que é excelente para esse tipo de trabalho. Em seguida apliquei uma demão de primer branco Tamiya.
Iniciei a pintura Seversky J9 pelo intradorso, fazendo o cinza (Mr Hobby H53), Branco (Mr Hobby H1) e preto (Tamiya XF-1). Para a pintura da fuselagem fiz um gabarito com o desenho das asas e treinei o desenho das manchas em uma folha de PVC até ficar satisfatório, felizmente precisei de apenas 3 tentativas para entender e aprender a fazer o padrão à mão livre.
Para a pintura do castanho utilizei a cor DunkelGelb (Mr Hobby H403) diluída com branco (Mr Hobby H1) na proporção de 10:2 (dez partes de DungelGelb para 2 de Branco). Aguardei 24 horas para a completa secagem e iniciei a aplicação com pincel das manchas, fui desenhando uma a uma utilizando máscara líquida Mr Masking Sol, esse processo levou dois dias pra se completar.
Após aguardar novamente 24 horas para a secagem da máscara líquida apliquei a cor final Olive Green (Mr Hobby H309), desta vez aguardei 48 horas antes de retirar as máscaras. Para remover as máscaras utilizei pincéis de silicone, utilizados para maquiagem, a remoção com essa ferramenta é ótima e não agride a pintura, tive que retocar apenas os cowflaps, pois quando removi a fita saíram tanto o primer quanto a pintura, isso aconteceu porque não limpei bem a peça antes de aplicar o primer. A finalização foi feita com uma camada de verniz semi brilho (Tamiya X-35)
Após a pintura iniciei a aplicação dos decalques, neste ponto tive um pouco de dificuldade no intradorso, pois o decalque deve se conformar por cima de algumas saliências e mesmo o uso de um decalque set não foi suficiente fazendo com que se quebrassem. Para solucionar esse problema cortei pequenos pedaços de decalque que sobraram na folha para cobrir, foi resolvido sem problemas e ficou invisível o reparo.
Substituí o escapamento do kit por um de metal, mais fino e delicado, assim como as metralhadoras. Para fazer as luzes de navegação utilizei um produto da Green Stuff World chamado UV Resin, com ele é possível fazer excelentes detalhes, principalmente de luzes de navegação. Quanto ao wheatering decidi fazer algo bem leve uma vez que estas aeronaves nunca entraram em combate.
Esta foi uma ótima montagem, como disse no review, não dá pra dizer que este kit da Dora Wings é um short-run ou um kit nos moldes tradicionais, e a montagem provou isso, em alguns momentos foram necessários ajustes como em qualquer short-run, e em outros não houve qualquer problema, aliás com surpresas muito agradáveis como o encaixe das asas.
Recomendo este kit tanto para modelistas experientes quando iniciantes,
a diversão é garantida!
O kit finalizado
Meus agradecimentos à Dora Wings por gentilmente enviar este kit pra review!
Simplesmente fantástico Lucas… fiquei aqui admirando essa bela pintura e os detalhes.
.
Oi Ricardo, fico contente em saber que gostou! Essa pintura deu trabalho mas confesso que este ficou um dos kits mais chamativos na minha coleção 🙂
Plastiabraço e boas montagens!
Boa tarde Lucas!!!
Como falei antes, ficou de museu!!!
E esse kit é show!!!
Fora a excelente matéria!!!
Parabéns!!!
Plastiabraço!!!
Bom dia, Lucas!
Ficou excelente mesmo!! Essa camuflagem exige antes da técnica a audácia. Audaces fortuna juvat.
Parabéns!!
Plastiabraço. …-
Sergio
.
Audaces fortuna juvat, há tempos não ouvia essa expressão e está corretíssima meu amigo!
Fico contente em saber que gostou do modelo. Espero poder ter dado boas dicas sobre a montagem.
Plastiabraço!