Aviação Reviews 

Review: 1/32 Westland Whirlwind – Special Hobby #32047

O Westland Whirlwind,

O Westland Whirlwind foi desenvolvido em meados dos anos 30 tendo seu primeiro voo sido realizado em 1938 e foi a primeira aeronave monoplano da Westland depois de uma longa série projetos biplanos.

O novo modelo era impressionante em muitos aspectos, ele foi a primeira aeronave equipada por dois motores da RAF , sua performance a baixa altitude era melhor de que qualquer outro caça da época e seus 4 canhões de 20mm lhe concebiam o título de aeronave mais bem armada do mundo.

O primeiro esquadrão a receber o Westland Whirlwind foi o Nº 263 baseado em Drem em Juho de 1940. O esquadrão praticamente fez a homologação da aeronave identificando problemas na célula e motores (Rolls-Royce Peregrine) também foram encontrados problemas com o seu canhão. Apesar dos problemas a primeira vitória confirmada de um Whirlwind ocorreu em 8 de fevereiro de 1941 quando um Arado Ar-98 alemão foi abatido, custando a vida do piloto da RAF que conduzia a aeronave.

Devido a falta de motores, as entregas estavam lentas e apenas 8 aeronaves das 200 encomendadas foram entregues para a RAF até o final de 1940. O esquadrão Nº137 foi o segundo e único outro, a operar o Whirlwind; foi formado em Charmy Down em Dezembro de 1941.

Embora o modelo tivesse provado ter excelente performance a baixa altitude isso começou a ser uma desvantagem em combate quando os combates de caça começaram a acontecer em maiores altitudes e então foi necessário restringir o Whirlwind para operações de menores altitude como o bombardeio leve, por exemplo, onde foram batizados de Whirlibombers.

Ficou bastante óbvio já em 1940 que o modelo não atendia muito bem aos requisitos e os problemas com o seu motor eram os mais listados seguido da alta velocidade de pouso, fazendo com que o Whirlwind não pudesse ser usado em qualquer aeródromo. Chegou-se a cogitar a utilização de motores Merlin, porém devido a falta de motores a construção de apenas um Whirlwind consumia os motores para equipar dois Hurricanes.  Assim a encomenda inicial de 200 unidades foi reduzida para 112 unidades e uma segunda ordem para mais 200 unidades foi cancelada, a última aeronave a sair da linha de produção foi em Janeiro de 1942, no total foram produzidas 114 unidades (sendo 2 protótipos).

Em Junho de 1943 o Esquadrão 137 foi reequipado com o Hawker Hurricane IV enquanto o esquadrão 237 foi reequipado com o Hawker Typhoon em Dezembro do mesmo ano.

Um único Whirlwind sobreviveu a guerra sendo usado em marcações civis durante os anos de 1946-7, sendo então desmontado no final de 1947.  Atualmente um grupo de entusiastas pretende construir uma réplica da aeronave, para acompanhar o projeto siga este link: https://www.whirlwindfighterproject.co.uk/

 

O kit do Whirlwind,

Composto de 284 peças divididas em 10 sprues. O manual lista um total de 54 peças marcadas para não serem utilizadas durante esta montagem, o que indica que a Special Hobby pretende lançar novas versões do modelo. Acredito que os próximos serão os Whirlibombers uma vez que as peças necessárias para essa versão estão presentes mas marcadas para não serem usadas.

Para quem está acostumado com escalas pequenas como eu, a primeira coisa que impressiona é o tamanho da caixa, 450 mm x 250 mm x 75 mm. A caixa tem ótimo reforço o que garante a integridade das peças enquanto ela é maltratada pelos serviços postais.

O tamanho do modelo é excelente, cerca de 430mm de envergadura por 270 mm de comprimento. A escala convida ao detalhamento e certamente essa será uma montagem pra lá de divertida para muitos.

Westland-Whirlwind-_30O cockpit compreende todos os detalhes mais importantes inclusive detalhes na parte de trás do assento, o painel de instrumentos tem botões e os mostradores em alto relevo, para os instrumentos são fornecidos decalques, divididos em 3 partes para a facilitar a aplicação. Os consoles laterais possuem ótimos detalhes também, algo que me chamou a atenção foi o fato de haver uma marca de injeção na fuselagem porém como ficará no interior do compartimento de trás do piloto, não será visível.

O assento está bem detalhado, porém existe um pequeno problema, que aliás é o único que encontrei no kit, os cintos de segurança não são fornecidos. Isso pode ser contornado facilmente utilizando um set de “Sutton Harness” produzido por alguma empresa de aftermarkets, eu recomendo este set da HGW que foi produzido para o Hawker Hurricane, porém acredito que sirva para o Whirlwind.

O trem de pouso tem bons detalhes e sua montagem parece bastante simples, atenção para a cWestland-Whirlwind-_66olagem correta das peças F40 e F49, pois elas vão segurar todo o peso do modelo. Quanto aos pneus eles são bem moldados e já vem com o peso da aeronave simulado, o que adiciona um detalhe que fica muito charmoso no final da montagem. Para modelistas mais exigentes a Special Hobby oferece um set de pneus em resina.

O kit não possui motores, porém acredito que em breve poderá ser encontrado em forma de aftermarket. O mecanismo da hélice está completo e é bem detalhado, uma pena que seja escondido pelo spinner. Achei muito bom a base de cada pá da hélice ser quadrada, dessa forma a posição das mesmas fica correta.

Quanto ao armamento, os canhões estão presentes, porém não os achei detalhados os suficiente para a escala e recomendo a substituição por aftermarkets, a Special Hobby também os produz em resina. Aliás a Special Hobby produz uma série de detalhes em resina e mascarás para o Whrilwind, seria interessante se a Special Hobby fizesse  alguma versão do kit que já viesse com todos esses acessórios na caixa, uma versão premium ou VIP por assim dizer.

Quando aos detalhes da fuselagem, achei adequados, entretanto chamo a atenção para os rebites na parte superior da fuselagem, se lixar demais, eles irão desaparecer e será necessário refazê-los. Quando as asas ela é dividida em apenas 2 peças como o Whirlwind praticamente não possuía diedro não há problemas com esse tipo de montagem. Gostei dos detalhes dos radiadores.

Quanto ao manual ele é impresso em tamanho ofício em papel couché, possui 16 páginas coloridas e instruções muito claras de montagem. A indicação de cores é para tintas da marca Mr Hobby. Quanto aos decalques são muito bem impressos e produzidos pela italiana Cartograf.  Se quiser baixar o manual clique neste link.

Quanto as versões possíveis para montagem os decalques permitem 4 aeronaves (todas do 263 Squadron) sendo elas:

  • Westland Whirlwind Mk.I, P6985, HE-J, Nº 263 Squadron RAF, Exter Air Base, March 1941
  • Westland Whirlwind Mk.I, P7061, HE-A, Nº 263 Squadron RAF, Charmy Down Airfield, September 1941
  • Westland Whirlwind Mk.I, P7118, HE-F, Nº 263 Squadron, Colene Airfield, Winter 1941/42. Esta é uma das 7 aeronaves compradas pela “Bellows of Argentina”.
  • Westland Whirlwind Mk.I, P7081, HE-E, Nº 263 Squadron, Charmy Down Airfield, October 1941. Esta é uma das 7 aeronaves compradas pela “Bellows of Argentina”.

Acessórios

Westland Whirlwind Mk.I Mask – 100-M32003
Seatbelts RAF early STEEL – 103-32872
Westland Whirlwind Mk.I Wheels – 129-5135
Westland Whirlwind Mk.I Gun Barrels – 129-Q32395
 

Referências

Um dos melhores livros para referência de montagem do Westland Whirlwind é o Airframe Album 4 da Valiant Wings publishing, aqui você poderá ver um review completo da publicação. Recentemente a Valiant Wings lançou uma segunda edição do livro, com 14 páginas extras. Para comprar clique aqui.

Onde comprar

O kit do Westland Whirlwind pode ser comprado diretamente da Special Hobby por 1.645 Kč (cerca de 411 Reais) + frete. Para comprar clique aqui. Em breve vou publicar aqui no blog um tutorial sobre como comprar diretamente da Special Hobby. O modelo também pode ser encontrado nos distribuidores da Special Hobby ao redor do mundo.

Já tive a honra de visitar a fábrica da Special Hobby, se você não viu o artigo clique aqui.

Meus mais sinceros à Special Hobby por ter enviado este modelo para review. Em breve publicarei a montagem aqui no blog.

É isso aí e até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

4 Thoughts to “Review: 1/32 Westland Whirlwind – Special Hobby #32047”

  1. Luiz Eduardo Barbaro

    Tarde!!!!
    Esse é grande!!!!

    Por ser um short-run até que está com poucas rebarbas e bem injetado, mas é um short-run vai dar trabalho!!!
    Mas você é craque, tira de letra!!
    A qualidade dos decalque sem palavras “Cartograf”!!!
    Parabéns pela matéria!!!
    Agora vai ter que arrumar espaço para guardar depois de montado!!!!! Kkkkkkkk

    Plastiabraço!!!!

    1. Grande Luiz,

      Rapaz a Special Hobby tem melhorado bastante a qualidade de injeção dos kits deles, rebarba já é algo que está no passado distante, ultimamente eles tem lançado kits cada vez melhores, recebi um Me-109E deles que está simplesmente fantástico, quando visitei a fábrica lá em 2019 eles disseram que estavam mudando a tecnologia dos moldes justamente para melhorar a qualidade de injeção.

      E realmente, vou precisar arranjar um espaço para esse pássaro!

      Plastiabraço e obrigado por deixar seu comentário!

  2. SERGIO CAVALLARI FILHO

    Bom dia Lucas!
    Um avião quase que desconhecido mas muito interessante. Bem simpático. rsrs.
    O Kit parece ser muito bom! Ficará muito bonito depois de pronto. Agora aguardar a publicação da montagem
    Plastiabraço
    Sergio

    1. Pois é Sergio,

      Digamos que seja um bicho exótico! hauhaua

      Plastiabraços!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.