Um adeus ao artista Valeriy Grygorenko…
Valeriy “Val” Grygorenko é um dos artistas que certamente já vimos algo, mas talvez não nos tenhamos dado conta. Sua arte está presente em praticamente todas as caixas de kit da fabricante Ucraniana Roden.
Seus traços e estilo são muito próprios e fáceis de reconhecer, e eu como fã de arte, não poderia deixar de admirar o seu belo trabalho. O trabalho de Valeriy serviu de inspiração para muitos outros artistas. Infelizmente devido ao que ocorre na Ucrânia neste momento, o artista “Val” faleceu no dia 04/03/2022 em consequência da explosão de uma mina próximo a sua residência na cidade de Ірпіні (Irpin). A notícia foi dada pela própria Roden dias atrás em sua página no facebook conforme imagem abaixo.
É muito triste falar sobre a perda de uma vida, que às vezes está tão próxima a nós por meio da arte, dias atrás inclusive estava a conversar com meu amigo “Zé Moi” sobre a arte de uma caixa da Roden que merecia um quadro, esta aí ao lado. Para nós plastimodelistas, algo assim pesa como uma nuvem negra sobre nossos sonhos modelístiscos, pois a guerra começa a mostrar os rostos das suas inúmeras vítimas, anônimas para muitos de nós.
Fico sem palavras para comentar algo tão triste. O que me deixa um pouco de conforto nesse momento é que tenho, mesma que pequena, uma forma de eternizar sua arte em meus modelos. Talvez isso já seja um alento.
Abaixo alguns exemplos de sua magnífica arte.
Espero que esse conflito termine o mais breve possível, pois entristece muito ver que evoluímos de maneira gigantesca em tecnologia, mas ainda, em pleno século 21, somos aqueles mesmos selvagens que morrem e matam por um pedaço de terra…
Valeriy era nascido na Romênia, tinha 58 anos e uma vida muito tranquila.
Que descanse em paz.
É meu amigo, falamos sobre as artes das tampas de nossos kits, com essa tampa nas mãos, falamos sobre o Val e de o quão magnífica é essa arte, assim como todas as artes dele. Tivemos algumas ideias de dioramas, inspiradas nessa tampa e também sobre que ela, assim como outras, mereciam ser emolduradas. De fato foi uma grande perda. Como você disse, nos resta montar nossos kits inspirados por esses artistas, e admirar as artes das tampas e os autores delas.
Oi Zé,
Bem isso mesmo meu amigo, nos resta se inspirar nas artes deixadas por ele.
Bom dia Lucas. Toda guerra é muito triste, as vidas perdidas são pessoas injustiçadas, que morrem pela incompreensão e intransigência outras poucas que sobreviverão.
Plastiabraço dolorido.
Grande Sérgio,
Pois é meu amigo, a guerra é o pior que o ser humano é capaz de fazer…
Bom dia Lucas
Infelizmente uma das faces da guerra mais cruéis, a morte de civis inocentes.
Sem palavras muito triste!
Plastiabraço!
.
Sim meu amigo, sempre digo que em uma guerra não existe lado bom ou ruim, pois vidas inocentes são perdidas em ambos os lados.
Uma tragédia. Tantas vidas interrompidas.
Quando um artista assim se vai, toda humanidade fica mais pobre. A perda material com a guerra é terrível, mas as cidades podem ser reconstruídas. As vidas perdidas não voltam nunca mais.
Que tristeza.
.
Esta é uma grande verdade Glehn 🙁
Puxa, que noticia triste essa, Lucas ! Gostava demais da fantasticas obras de arte do Val, tanto que uso esse do onibus Greyhound como papel de parede do meu navegador. Uma perda irreparavel, de uma forma estupida e inaceitavel ! Que descanse em paz, oremos pela familia dele.
.
Oi Carlos,
Pois é meu amigo, também gosto muito da arte do Val, este kit do Greyhound está na minha bancada e a arte vem impressa justamente para se colocar em um quadro, essa com certeza será emoldurada.
Espero que essa guerra acabe logo, pois é injusto ceifar tantas vidas inocentes.
Plastiabraço!