Aviação Reviews 

Review: 1/48 SAAB SK60 A/B – Pilot Replicas – #48-A005

O SAAB SK60,

O SAAB 105 (mais tarde denominado SAAB SK60) foi um projeto Sueco desenvolvido no final dos anos 50 e que entrou em serviço em meados dos anos 60. O projeto consistia em uma aeronave dotada de dois motores, configuração de pilotagem lado a lado e asa alta. O intenção inicial previa uma aeronave militar que poderia ser usada para treinamento, reconhecimento e ataque ao solo, e uma versão civil executiva que seria equipada com 4 ou 5 assentos.

Os primeiros modelos entraram em operação em agosto de 1965, sendo que todos os SAAB 105 Suecos foram construídos tendo como base a função de ligação e treinamento, ou seja, o modelo SK60A. A Försökscentralen realizou todos os testes necessários antes que as aeronaves fossem entregues para a escola de aviação o que aconteceu no ano seguinte.

Após a introdução dos SAAB SK60 na Flygvapnet foi criado um requerimento para uma aeronave de ataque leve, dessa forma 49 unidades sofreram retrofit e receberam 3 pontos duros em cada asa permitindo que até 12 foguetes Bofors de 130mm e/ou canhões pudessem ser levados. Esses modelos foram designados como SK60B. Em 1990 os modelos Suecos sofreram outro retrofit  desta vez com a substituição dos seus motores Turbomeca Aubisque RM9 pelo mais potentes Williams-Rolls FJ44, essa modificação forçou também uma mudança nas naceles dos motores para que os novos motores pudessem ser acomodados.

Uma outra variação foi a SK60C que era um modelo A convertido para foto reconhecimento tendo seu nariz alongado para abrigar uma câmera Fairchild KB-18.

Em 1977 instrutores da Flygskolan formaram o time acrobático Team 60 que performou utilizando o SAAB SK60 até o ano 2009. Nos últimos tempos o SK60 vem sendo substituído pelo JAS 39A Gripen em algumas funções, mas ainda em 2022 permanecia em serviço com a Força Aérea Sueca. Uma coisa curiosa é que o SK60 não perdeu sua função de bussines jet, sendo possível substituir os assentos ejetáveis por assentos comuns e instalar mais dois assentos atrás dos assentos dos pilotos em apenas uma hora.

O SAAB SK60 foi exportado apenas para a Áustria (40 unidades), onde recebeu motores mais potentes, tanque de combustível adicional e novos aviônicos. Em 2019 foram encontradas rachaduras nos parafusos da junção que conecta a cauda à fuselagem foi, então, realizado o reparo para que a as aeronaves pudessem voar por mais um ano. O custo operacional do Sk60 chega a ser 10 vezes menor do que do Typhoon e esta decisão foi estratégica, porém depois de quase 50 anos de operação eles foram retirados de serviço em Dezembro de 2020, fala sério se não é um baita de um projeto!

O SAAB SK60 pode parecer um avião modesto e desinteressante à primeira vista, mas como todos os modelos SAAB, é um jato muito capaz com características de voo muito boas, sendo sua manobrabilidade a mais notável. Também foi considerado muito fácil de voar, o que é ótimo para a função de treinamento. Devido à sua manobrabilidade, foi utilizado por equipes acrobáticas na Suécia e na Áustria e ainda pode ser visto em shows aéreos pela Europa.



Referências,

Bons Walkarounds podem ser encontrados nestes dois links abaixo:

kitchecker.de – link aqui

plasticfantastique.com – link aqui

O kit do SAAB SK60,

A primeira coisa que chama a atenção neste kit é a caixa, esta é definitivamente a caixa de um kit mais reforçada que já vi, e faz jus ao nome “premium” series que está escrito em sua lateral, esta foi a primeira vez que peguei um kit da Pilot Replicas nas mãos e confesso que gostei, e já quero montar o Tunnan deles! O kit é composto por 119 peças distribuídas em 6 sprues (5 em cinza e um para as transparências), também acompanha o kit uma folha de photoetched  com detalhes adicionais. Um ponto que gostei cada sprue é embalado separadamente em saco, nada de um monte de sprues espremidos dentro de um saco como alguns fabricantes fazem.

Um outro ponto que chama a atenção neste kit é o manual que é impresso em papel couché e totalmente colorido, é em tamanho A4 e tem 4 páginas com 22 passos de montagem. Uma coisa que achei super legal é a maneira como o fabricante coloca a indicação das cores durante a montagem, em um quadrado há o número da peça e ao lado existe um outro quadrado com a indicação da cor a ser pintada. As indicações de cores são para a marca Mr Hobby. ATENÇÃO, este é um modelo de cauda pesada portanto não se esqueça de adicionar peso no nariz! (o manual fala em 15g).

Os detalhes do kit são bons e em um primeiro momento a injeção lembra um pouco os kits da Trumpeter/Hobbyboss. Os sprues não possuem letras, cada peça tem um número único. A fuselagem é dividida em três seções, nariz, fuselagem e cauda, o que certamente dá pra perceber que o fabricante tem intenções de lançar novas variantes do modelo, como a de reconhecimento, com o nariz alongado, e as remotorizadas ou Austríacas (que tem naceles de motor diferente).

O cockpit possui bons detalhes como painéis laterais, assentos (com os cintos já moldados) e painel de instrumentos que é fornecido em duas versões diferentes, os instrumentos são fornecidos em forma de decalque. O trem de pouso é bem detalhado e as rodas são dividas em duas partes, atenção para a trem dianteiro que exigirá um mascaramento especial para pintura. Os pneus já representam muito bem o peso da aeronave e as rodas todo o sistema de freagem. Os detalhes das naceles das rodas são bons e podem ser melhorados com a adição de alguns cabeamentos (ver fotos de referência).

O freio aerodinâmico pode ser montado aberto ou fechado, assim como o canopy. A folha de canopy fornece exclusivamente antenas para a aeronave, novamente sempre checar as referências. Falando em canopy, as transparências deste kit são fenomenais, nunca havia visto algo tão brilhante e transparente, parecem até que vieram com future de fábrica algo que, aliás,  será totalmente dispensável neste kit.

Uma folha colorida A4 também impressa em papel couché trás as ilustrações da pinturas disponíveis e tintas, no caso a recomendada é a da marca Mr Hobby. Quanto aos decalques, o design é da Moose Republic Decals e a impressão fica por conta da italiana Cartograph, que já tem sua qualidade mais do que reconhecida. Nele estão presentes os stencils, marcações e painel de instrumentos. É possível fazer quatro aeronaves diferentes, sendo elas:

SAAB SK 60A
SE Svenska Flygvapnet (Swedish Air Force 1926-now)
F5 Wing 60043 – 1967 – Ljungbyhed
F5 Wing 60127 – 1970 – Ljungbyhed
F5 Wing 60072 – 1984 – Ljungbyhed

SAAB SK 60B
SE Svenska Flygvapnet (Swedish Air Force 1926-now)
3 Sqn. F21 Wing 60038 – 1976 – Lulea

Aftermarkets,

A Pilot Replicas oferece alguns afters para o modelo, como:

#48D004 – Towbar (3D printed)
#48PT002 – Pitot Tube
#48CM001 – Canopy & Wheel mask

A empresa também já anunciou um cockpit com 4 assentos, armamentos e motores (RM9) impressos em 3D, algo que irá aumentar ainda mais o nível de detalhamento do kit! Veja esse vídeo publicado no canal da Pilot Replicas no facebook.

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado diretamente na Pilot Replicas na Suécia, o kit custa 649 kr (cerca de 325 Reais – cotação março/2023) + envio. Para compar clique aqui.

Meus grandes e sinceros agradecimentos à Pilot Replicas por ter gentilmente enviado este kit para review!

A montagem,

O kit já está em processo de montagem em minha bancada, em breve farei um post com o build review

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.