Review: 1/48 Republic P-47B Thunderbolt – Dora Wings – #DW48051
A aeronave,
O P-47 Thunderbolt ao lado de outras aeronaves como o Me-109, Spitfire e P-51 é uma das aeronaves mais conhecidas e utilizadas durante a Segunda Guerra Mundial, tendo mais 15 mil unidades produzidas em cerca de 15 variantes produzidas e inúmeras subvariantes o P-47 é, sem dúvida uma das aeronaves mais versáteis da Segunda Guerra Mundial, tendo atuado em quase todos os teatros de operação.
Resultado de um design limpo e um motor de alta potência equipado com turbocharger, o Thunderbolt possuía nada menos do que 2535hp de potência que eram fornecidos por um motor radial de 18 cilindros. À parte disso ele também era enorme e pesado, com peso vazio de 4800kg e carregado de 7300kg. Podia alcançar velocidades de até 700km/h e tinha oito metralhadoras .50 nas asas além da capacidade de carregar bombas e foguetes.
Utilizado por muitos países, o Brasil foi um deles sendo utilizado durante a Segunda Guerra Mundial pelo primeiro grupo de aviação de caça, o que tornou o modelo muito famoso por aqui. Deixo abaixo um excelente documentário sobre o P-47 produzido pela Sala de Guerra.
O único P-47B da FAB,
O único exemplar do modelo B do P-47 que pertenceu a FAB também foi o primeiro P-47 a ser recebido. O modelo era um RP-47B-RE (SN 41-6037) e chegou ao Brasil sendo pilotado pelo 2º Ten. Aviador Moacyr Domingos em 16/10/1944 pousando na Base Área de Natal e depois sendo levado para o Campo dos Afonsos. De lá foi destacado para Cumbica e depois foi entregue para o 1º Grupo de Instrução em São Paulo que ficava na Mooca, sua finalidade era servir como aeronave de instrução de solo, tendo cumprido sua missão até 1964. Em 1966 lamentavelmente o modelo foi vendido como sucata.
Segundo o historiador Rudinei Cunha o modelo teve duas pinturas uma com o nariz todo amarelo e outra com o nariz amarelo e vermelho, conforme mostrado em seu site aqui
O Kit do P-47B da Dora Wings,
Uma das coisas mais legais deste kit é, pela primeira vez temos um verdadeiro kit do P-47B em mãos! A segunda coisa que chama a atenção é o peso da caixa, ou seja, esteja preparado para detalhes! e a terceira e mais legal de todas, faz um modelo único da FAB!! A boxart do P-47B foi realizada pelo artista polonês Marek Ryś, seu trabalho é conhecido pelas publicações da MMP Books, um pouco da arte de Marek pode ser vista aqui. E também aqui
O kit é composto por nada menos que 8 sprues, uma folha de photoeteched e máscaras, ou seja, tudo o que você precisa está na caixa é só abrir e se divertir. No total são 138 peças injetadas em cinza e 6 peças em transparente. Infelizmente o kit não permite ser montado com o canopy aberto, algo que já é meio comum da marca. A folha de photoetched tem os cintos de segurança e detalhes para o interior, porém não inclui o painel de instrumentos que deverá ser completado utilizando os decalques fornecidos no kit. Quanto as máscara presente no kit ela inclui apenas o canopy e a parte externa. Os relevos são finos, em alguns pontos, como no cowling, achei finos demais, neste ponto recomendo dar uma afundada neles. A Dora Winges lançou um set de máscaras completo que compreende o interior e o exterior do canopy, aqui.
A montagem do modelo se dá em 45 passos e é guiada por um manual de 17 páginas impresso em papel colorido tamanho A5 e com instruções em inglês. As cores indicadas no manual são para as marcas Mr Hobby, Tamiya, Ammo MIG, Hataka e Lifecolor e acredito ser uma excelente gama de tintas. Aliás a Hataka possui um set de cores específico para a FAB, facilitando bastante o trabalho.
O interior do modelo é completo, com painel, manche, instrumentos laterais, pedais, cinto de segurança e tudo o mais, novamente é uma pena que estes detalhes não fiquem visíveis devido ao canopy fechado. A montagem do motor é bem simples e não trás muito detalhamento, para quem pretende montar o kit com o motor exposto sugiro adquirir um set de aftermarkets para o motor. Gostei da junção das asas à fuselagem que se faz utilizando uma longarina, isso permite que o diedro fique correto. Ailerons, profundor e leme podem ser montados em qualquer posição. Quanto as rodas achei elas um pouco lisas demais, e sugiro um aftermarket, a Fuel Models tem um excelente set de rodas para o P-47 Thunderbolt.
Com relação à injeção do kit, ela é ótima, não há marcas de pinos de injeção, rebarbas (algo que já não existe mais em kits há muito tempo). As linhas de painel são bem finas para a escala e exigem um pouco de cuidado ao lixar o modelo para que não sejam removidas.
Quanto aos decalques, eles são impressos pela empresa Ucraniana Decograph e possuem um excelente nível de detalhamento, considerando os kits que já montei da marca, acredito que não haverá problemas ao utilizá-los. O kit permite 4 marcações sendo elas:
- P-47B-RE (41-6002), Colonel Hubert Zemke, 56th FG, Bridgeport, September 1942
- P-47B-RE (41-5905), Wright Field, Ohio
- P-47B-RE (41-5901), ‘Lucky Seven!’, the Seventh Serial P-47
- P-47B-RE (41-6037), 1st Mixed Instruction Group, Brazil, October 1944
Onde comprar,
Este kit do P-47B Thunderbolt na escala 1/48 pode ser comprado diretamente no site da Dora Wings, e custa 38.00€ (cerca de R$199,00 – cotação de novembro/2023) + frete (que fica em torno de 10 Euros). Para comprar clique clique aqui.
Meus mais sinceros agradecimentos à Dora Wings por gentilmente ter enviado este exemplar para review.
Em breve irei postar o passo a passo da montagem aqui no Blog, fique ligado!
É isso aí e até a próxima!