Ju-87 e Me-262 – Pequeno Diorama 1/144 – Parte I
PROJETO
A idéia deste projeto surgiu ao ver esta foto na internet, em um dos fóruns que freqüento. Vi as fotos do Stuka dentro do celeiro e foi paixão a primeira vista, uma cena bem inusitada e que daria um belíssimo diorama ! E em Julho de 2009 comecei o projeto. O diorama já está quase finalizado, hoje recebi as árvores que faltavam para compor o cenário, dividi a reportagem em partes, para poder detalhar cada etapa da construção do Diorama.
Comecei fazendo uma pesquisa histórica sobre o ambiente e local, trata-se de um aeródromo encontrado pelas Diviões de Infantaria Americanas (algumas fontes citam a 103rd Infantry Division) próximo a Hötting na Áustria (no aeródromo de Innsbruck). Entrei em contato com o museu local da cidade, e através da troca de algumas mensagens com o curador do museu, este me indicou alguns livros e também forneceu algumas informações, dessa forma pude montar o “cenário” onde se passa o diorama.
A maioria das fotos foi feita em épocas diferentes (percebe-se justamente pelo estado de conservação do celeiro), segundo os livros que pesquisei o período é o fim do conflito no ano de 1945.
Este aérodromo foi o primeiro local onde as forças aliadas puderam encontrar de fato o primeiro caça a jato operacional o Me-262.
Quanto ao Ju-87 a unidade de caças NSGr-9 moveu-se da Itália para Innsbruck em abril de 1945, e alocou lá os seus caças, isso explica o Stuka (Modelo Ju87D-3, código E8+GL) escondido no celeiro, prática bem comum em tempos de guerra.
Também no mesmo aeródromo ficou alocado a JV44, conhecida como “Squadron of Experten” que era liderada por nada mais nada menos que o grande às Adolf Galland, a transferência das aeronaves do JV 44 se deu de forma bastante incomum, exigindo que durante a “viagem” as aeronaves pousassem nas Autobahn! e fossem camufladas nas árvores às margens da rodovia.
Primeiramente o Jv44 moveu-se para Munich- Salzburg e depois para Hötting-Innsbruck, todos os Me-262 disponíveis foram alocados para lá, e alguns para manutenção foram enviados para os hangares da Lufthansa em Riem.
A mudança do Jv44 para Innsbruck foi estratégica pois permita que ataques pudessem ser realizados na região de Linz.
Um bom livro para ler sobre o Jv44 é o Osprey Aviation Elite 027 – Jagdverband 44 – Squadron of Experten, nele encontrei a maioria das informações de que precisava para formar o contexto histórico deste diorama.
Já com a idéia na cabeça e o contexto histórico montado, iniciei a construção do diorama, a escala escolhida para o trabalho, foi a minha preferida 1/144.
Construção do Celeiro
Com a ajuda de alguns amigos do fórum que moram na Áustria, pude desenhar um típico celeiro, o tipo de telha e forma de construção foram guiados por eles.
Assim desenhei uma pequena planta do celeiro em escala e comecei a construção usando madeira balsa.
Fiz as estruturas laterais usando pequenas varetas de madeira balsa, em seguida coloquei as chapas laterais que compõem o celeiro, para este trabalho usei madeira compensada naval de espessura de 0,3mm (1/64).
Depois de prontas as laterais, construí a estrutura do teto, usando as mesmas varetas de balsa (1,5×1,5mm).
Para o post não ficar muito extenso, encerro por aqui pessoal, fiquem ligados que postarei a parte II em breve !!!
Picture Source:
WWII Photographs courtesy of Jeff Gates ©2010 from his Web site: Life Outtacontext (https://life.outtacontext.com)
Vou aguardar as fotos da segunda parte… Até agora, MUITO BOM, MUY BUENO, VERY NICE…