Dica de Filme: The Brest Fortress
Na semana passada recebi de meu amigo Patrick da Patrick´s Classics essa valiosa dica de filme. Que aprovei e indico para vocês.
O filme
Uma produção Russa-Bielorrussa de 2010 A Fortaleza de Brest narra a heróica defesa da fortaleza de Brest, na Bielorrússia, no ano de 1941, logo no início da invasão nazista a União Soviética, conhecida como “Operação Barbarossa”, na II Guerra Mundial .
A base histórica
O país de Belarus perdeu cerca de 40% de sua população, ou 3.650.000 de pessoas, durante o curso da Segunda Guerra Mundial, como resultado da agressão fascista. Durante os três anos de guerra na Bielorússia ocupada (Junho de 1941-julho 1944), cerca de 500 mil partisans foram mortos pelos nazistas. A SS geralmente executava aldeias inteiras simpatizantes aos partisans – mais de 600 aldeias como a de Khatyn foram queimadas até o chão e toda sua população assassinada.
A Fortaleza de Brest ( The Brest Fortress) foi responsável por 5% de todas as vítimas nazista na Frente Leste inteira até o fim do cerco em 30 de junho de 1941. Os eventos do filme são vistos através dos olhos de Sashka Akimov (Аlyosha Kopashov), que também narra a história. A estória para o personagem de Sasha foi baseada em Petya Klypa, um dos poucos defensores de Brest Fortress que sobreviveram.
O ataque à fortaleza começou em 22 de junho de 1941 quando a cidade de Brest e a Fortaleza de Brest foram bombardeados pela artilharia alemã. A 45ª Divisão de Infantaria da Wehrmacht, 17.000 homens lideraram o ataque, atacando pelos flancos da cidade de Brest. Estes mesmos homens haviam participado da ocupação da Polônia e da França. Durante a primeira meia hora do assalto, os alemães dispararam sobre os portões de entrada, fortificações, pontes, artilharia, alimentos, água e assistência médica, armazéns e residências civis. Escrevendo sobre o ataque à fortaleza, o comandante da 45ª Divisão declarou o seguinte em seus relatos:
“Era impossível para avançar aqui com a infantaria só à nossa disposição. Mas a fortaleza esta bem defendida com rifles de precisão e boas posições de artilharia. Havia apenas uma solução – forçar os russos a capitular por fome e sede. Estávamos prontos para usar todos os meios disponíveis para esgotá-los … Nossas ofertas para entregar-se foram bem sucedidas … “
Os defensores da fortaleza continuaram a resistir mesmo depois do ministro alemão das relações exteriores, Joachim von Ribbentrop, em uma conferência de imprensa em Berlim, anunciar que a resistência ao longo da fronteira havia sido quebrada. A Divisão de Wehrmacht atacou a fortaleza de 22 a 30 de junho,cerca de 6-7 vezes ao dia, repelida pelo Exército Vermelho e resistência civil armada.
Em 8 de julho, o comandante da 45ª Divisão informou que o quartel general havia sido destruído mas ainda enfrentavam pequenos focos de resistência, que continuaram até meados de julho por meio de fuzis e metralhadoras utilizados por pequenos grupos de soldados no interior da fortaleza, em particular das adegas. Armas mais poderosas, granadas de artilharia, bombas de gás lacrimogêneo foguetes morteiros e lança-chamas não conseguiram por fim a resistência. Houve relatos de combates até cerca de agosto do mesmo ano.
Durante este tempo, Hitler e Mussolini visitaram a fortaleza sob guarda pesada para protegê-los dos combatentes partisans. Há rumores de que Hitler pegou uma pedra da ponte destruída e manteve-a em seu escritório na sede do Terceiro Reich até o final da guerra. Ninguém sabe quem foram últimos defensores, quando eles morreram, ou quando o último tiro foi disparado na fortaleza.
Conclusão:
Para quem gosta de filmes de guerra/históricos, recomendo com certeza, a fidelidade na apresentação dos artigos militares está muito bem feita, e até alguns veículos clássicos podem ser vistos, uma boa inspiração para os amantes da militaria.
Altamente recomendado.
Trailer:
Duração: 133 minutos
Audio: Russo
Legendas: Inglês, Português
Direção: Aleksandr Kott
Estrelando: Evgeniy Tsyganov, Pavel Derevyanko, Andrey Merzlikin, Anna Tsukanova, Veronika Nikonova, Anatoly Kot
aqui.
É isso aí pessoal, mais uma dica do Patrick com o apoio do SprueMaster 😀
Um bom filme para vocês !
Plastiabraço e até a próxima !
[.” align=”alignnone” width=”160″ caption=”Lucas Rizzi SprueMaster”][/caption]
Obrigado pela dica, desconhecia completamente este filme, e olha que sempre garimpo por filmes europeus.
É muito bom Marcos, recomendo com toda certeza.
Plastiabraço !
UAU !!! Parece um filmaço, valeu mesmo pela dica !
Rogério,
Assista, você não vai se arrepender….
Plastiabraço !