Aviação Reviews 

Review: 1/48 Arado Ar 68F-1 – RODEN #454

O Arado Ar 68,

Ar 68Em meados da década de 1930, a Alemanha deu início a um programa de rápido rearmamento com os mais recentes tipos de equipamento militar. Isso era levado a cabo especialmente na área de aviação, a partir de 1919 até o início da década de 1930 o país foi proibido de ter aeronaves militares nos termos do Tratado de Versalhes.  Muitos desenvolvimentos técnicos, em sua maioria realizados em segredo durante as proibições, foram agora convertidos em protótipos em um curto período de tempo e, após testes, imediatamente colocados em produção e depois transferidos diretamente para os militares.

A década de 1930 ainda foi uma fase de transição na tecnologia da aviação. Projetos monoplanos totalmente metálicos, a Alemanha foi o primeiro país a usar durante a Primeira Guerra Mundial nas batalhas na Frente Ocidental, ainda eram exóticos e incomuns de se ver.  Esta era foi a “idade de ouro” dos biplanos, que, embora passando por seus anos de crepúsculo, eram considerados mais confiáveis ​​e, portanto, mais aceitáveis ​​para os líderes militares tipicamente conservadores. Em 1935, quando já havia sido testado e comprovado o famoso caça biplano He 51, surgiu outra aeronave, destinada ao mesmo papel e estruturalmente semelhante, o Arado Ar 68. Apesar de nos testes comparativos dos dois tipos, o desenvolvimento do Arado exibindo melhor desempenho, os militares ainda mostravam preferência pelo He 51 e logo ele se juntou às fileiras da Luftwaffe em grande número.

ar 68

Embora sua a velocidade do He 51 fosse superior, o Ar 68 foi superior em taxa de subida e capacidade de manobra, provando ser mais manobrável mesmo para os padrões de biplanos. Além disso, a aeronave tinha uma estrutura relativamente forte para um biplano, o que reduzia o risco de quebra de asas ou fuselagens durante manobras violentas. Mesmo com essas os oficiais seniores da Luftwaffe permaneceram não convencidos de mudar seus esquadrões para o Ar 68. No início de 1936, o renomado piloto alemão Ernst Udet, vendo o valor do novo design, demonstrou suas capacidades engajando-se em combates simulados contra outros líderes da Luftwaffe pilotos em He 51s. Udet regularmente ganhava com folga, e seu desempenho convenceu a Luftwaffe a ordenar uma operação de produção da aeronave Arado e começar a reequipar os esquadrões.

O primeiro modelo de produção, o Ar 68E, entrou em serviço na Guerra Civil Espanhola, onde provou ser superior ao He 51s, mas ainda não era páreo para os I-16 soviéticos. Ainda assim, mesmo quando os primeiros modelos de Bf 109s começaram a entrar na equação, o Ar 68F, com melhor motorização permaneceu em produção; no período de 1937-1938, o Ar 68 era o caça mais comum na Luftwaffe. No final o Ar 68 foi substituído pelo Bf 109 como o principal caça da Luftwaffe antes do início da Segunda Guerra Mundial. Embora alguns modelos ainda permanecessem nos esquadrões da linha de frente no início da guerra, eles foram rapidamente retirados das operações normais de caça, sendo relegados a esquadrões de treinamento e teatros de operações secundários onde a chance de combate com uma aeronave mais avançada era pequena, ficando em operação até 1940, quando foram aposentados definitivamente. Arado Ar 68

Um único exemplar foi construído como o Ar 68H, era equipado com motor radial BMW mais potente, armado com quatro metralhadoras de 7,92 mm e usando um cockpit fechado. No entanto, isso foi rejeitado pela Luftwaffe em favor do desenvolvimento do Bf 109, pois acreditava-se que a era do biplano havia chegado ao fim. O Ar 68H não foi inteiramente desperdiçado, pois serviu de base para o caça porta-aviões Ar 197.

 

O kit do Ar 68,

Este novo kit da Roden é baseado no kit já existente da do Ar-68E tendo apenas algumas partes diferenciadas. É um kit relativamente novo e praticamente único no mercado,  tendo como concorrente um antigo kit, lançado no início dos anos 2000, pela Classic Airframes e atualmente já um pouco difícil de encontrar.

Arado Ar 68O kit é composto de 6 sprues, sendo um dele para as transparências, compreendendo assim 96 partes. O manual tem instruções claras e a montagem do kit se dá em 16 passo. Achei um pouco ruim não ter vindo no manual um diagrama que explica como colocar os cabos da estrutura da asa (tirantes), porém no kit do Arado Ar 98E a RODEN indicou então sugiro baixar o manual e olhar a página 12. Para baixar o manual do Ar 68E clique aqui.

A injeção do kit de maneira geral é boa, porém há rebarbas em diversos pontos, uma das coisas que mais me preocupou foram grandes marcas nas asas, porém elas indicaram apenas alguma “mancha” no processo de injeção e e estão completamente lisas, na hélice há dois grandes pontos que devem ser corrigidos, porém acredito que não haverá problemas ao fazê-lo, o assento tem uma marca de pino no meio do encosto mas novamente nada difícil de corrigir. Do restante é somente um pouco de rebarba que deverá ser removida em alguns pontos, mas nada a ponto de desabonar o kit.

O interior me pareceu bem completo, com painel de instrumentos em relevo (não há decalques para ele), assento, pedais, manche, painéis laterais e vários acessórios, até uma mesmo uma pistola de sinalização está presente, o inteior é totalmente montado sobre uma estrutura tubular. Eu acrescentaria a este kit apenas os cintos de segurança e trabalharia o painel, talvez com alguns decalques, mas se você gosta de ir direto ao assunto a Eduard comercializa um set de photoetched para o interior, bem como máscaras. Para comprar clique aqui e aqui.Arado Ar 68

A fuselagem é bem injetada e possui boas marcações dos painéis metálicos e também da parte coberta por entelagem. O mesmo acontece para a asa e estabilizadores, na asa superior inclusive há pequenos furos para auxiliar na fixação do montantes. Ailerons, leme e estabilizados vêm separados e podem ser montados em qualquer posição, isso é algo que gosto muito quando algum fabricante permite em seu kit.

O trem de pouso é composto de uma longa estrutura com polainas para as rodas, um desenho elegante para biplanos e fácil de montar.

Os escapes dos motores são a parte mais trabalhosa ao meu ver, pois são peças bem pequenas (5,8mm de comprimento x 2,5mm de diâmetro) que precisam ser lixadas para remover as marcas de injeção e furadas para dar maior realismo, sugiro que nesse caso seja usado um tubo plástico ou metálico para substituição.

Três transparências são fornecidas no kit, mas apenas uma delas será usada nessa versão,  são boas e não vi problemas.

Sobre as marcações o kit tem a possibilidade de se fazer 3 aeronaves diferentes, sendo elas:

  • Arado Ar-68F-1, (bort-4), 3./JG 135 Luftwaffe, Bad Aibling, Upper Bavaria, Germany, 1937
  • Arado Ar-68F-1, unknown training unit Luftwaffe, late 1930’s
  • Arado Ar-68F-1 (N+8), 10./ JG 72, Luftwaffe, Rheine, Nordhein-Westfalen, Germany, 1940

Os decalques me parecem bem impressos embora tenha ficado um pouco em dúvida quanto as marcações em branco, elas me pareceram um pouco transparentes, no restante parece não haver problemas.

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado em diversos distribuidores da RODEN ao redor do mundo, para saber qual é o mais próximo de você, clique aqui. Uma das lojas que sempre recomendo é a Modelimex.

Meus mais sinceros agradecimentos à equipe da RODEN por gentilmente ceder este kit para review!

É isso aí e até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.