Aviação Reviews 

Review: 1/72 Travel Air 6000B – Dekno Models #GA.721100

O  Travel Air 6000B

Muito, muito da história da aviação está por trás das asas da Travel Air começando pelos seus fundadores que eram ninguém menos que Clyde Cessna, Walter Beech e Lloyd Stearman. Quem é amante da história da aviação reconhece estes nomes e sua importância 🙂

A Travel Air Manufacturing Co., produziu o Travel Air 6000 em 1928, a partir do projeto de Cessna o Travel Air 5000B, que foi inclusive a primeira aeronave comercial a cruzar o pacífico. O modelo era um monoplano de cabine comercial de seis lugares (1 piloto e 5 passageiros), era equipado com motor Wright J6 Whirlwind de 300 hp que lhe conferia velocidade média de 90mph e alcance de 500 milhas. Cerca de 150 aeronaves foram construídas.

O Travel Air 6000B era vendido como a limousine do ar devido ao conforto que oferecia aos seus passageiros, para ser uma ideia a aeronave possuía até um toilette à bordo! Seu interior consistia em 5 bancos de vime, sendo que o assento do co piloto poderia ser ocupado por um passageiro.

A construção era mista: asas de madeira cobertas de tecido e uma fuselagem de tubo de aço soldado coberta por tecido. As asas utilizaram longarinas de caixa com flanges de abeto, laterais de compensado e nervuras do tipo Warren-truss.

Uma das histórias mais incríveis que envolvem um Travel Air 6000B foi quando a aeronave NC9084 (número de série 865)  conhecido como a “Cidade de Wichita” e pilotada por Charles Lander e Roger Rudd  tentaram bater o recorde de permanência no ar. Em agosto 1930 completaram a primeira de três tentativas o voo durou 11 horas e 20 minutos e terminou devido a um vazamento de combustível. Vários dias depois, a dupla estava de volta ao ar com o NC9084, novamente tentando um voo bem sucedido para quebrar o recorde de resistência de reabastecimento existente, mas permaneceu no ar por apenas 13 horas e 55 minutos.

Menos de um mês se passou  da segunda tentativa e lá estavam eles  novamente ao ar com o NC9084, que agora era conhecido como “Century of Oklahoma”, preparado para a terceira tentativa de um recorde de voo de resistência. Os pilotos Bennett Griffin e Roy Hunt completaram 13 dias no ar antes de serem forçados a pousar durante uma tempestade de areia. Sim isso mesmo, 13 dias voando!! E isso na década de 30.

Abaixo uma entrevista com Doug Smith, responsável sobre a restauração de um Travel Air, e aqui você baixar um excelente artigo sobre o Travel Air realizado pela revista da EAA.


 

O kit,

Este kit do Travel Air 6000B é composto por 20 peças em resina e 45 peças impressas em 3D totalizando 60 peças. E sim isso mesmo, a tecnologia de impressão 3D chegou para ficar no modelismo.

A primeira coisa que se nota ao pegar a caixa do kit nas mãos é o cuidado com a apresentação, a caixa se parece com uma caixa daquelas de fósforos, achei muito legal isso, pois lembra algo que é delicado e uma joia pronta para ser lapidada.

Outra coisa legal, cada parte do kit é embalada individualmente, garantido que nada será perdido e nem danificado durante o transporte, meu kit veio da Espanha para o Brasil sem nenhum dano nas peças e nem mesmo na caixa.

Os maiores partes do kit são em resina, sendo a fuselagem composta de duas partes, asas e estabilizadores. Algo que me chamou a atenção foi a simulação da superfície entelada que compunha a aeronave. Tanto na fuselagem quanto nos estabilizadores.

Um pouco de rebarba se encontra em todas as peças, entretanto quem é acostumado com kits de resina sabe que irá encontrá-las e um pouco de trabalho será necessário. Este é, inclusive, uma das razões pelas quais não recomendo este tipo de kit para iniciantes.

Os detalhes impressos em 3D apresentam boa definição e compõem o motor, incluindo os escapamentos e hélice. Os montantes das asas também são impressos e bem sinalizados sobre qual deve ir para cada lado da asa.

O trem de pouso é simples e aparentemente fácil de montar, também inclui os pneus e os montantes. A bequilha tem peças bem delicadas, eu recomendaria substituir uma das peças que segura o pneu por um pedaço de metal, para que tenha um pouco de reforço, uma vez que a impressão 3D é bastante delicada.

Algo que notei é que os estabilizadores estavam tortos, algo meio que comum no processo de moldagem de kits em resina, mas isso pode ser facilmente solucionado da seguinte forma:

Aqueça um pouco de água até antes de ferver, mais ou menos quando se começa a formar bolhas nas paredes da panela ou do canecão, importante ressaltar que o ponto de aquecimento não pode ser fervendo. Com a água aquecida mergulhe a peça que você deseja corrigir por alguns segundos e em seguida coloque-a sobre a pedra da pia por exemplo, dessa forma você irá corrigir a peça de maneira simples e rápida. Veja nas fotos abaixo

 
O interior possui  todos os assentos dos passageiros, piloto, co piloto, painel de instrumentos, pedais e manches. O painel de instrumentos é simples, embora tenha os mostradores impressos recomendo a utilização de mostradores de algum painel guardado nos decalques antigos para aumentar o nível de detalhamento. Ainda no interior não há cintos de segurança, e segundo as fotos que pesquisei não encontrei como eles poderiam ser, mas acredito que dada a época certamente eram de apenas dois pontos.

As transparências são em resina, e não achei elas tão transparentes quando a uma peça injetada, minha recomendação é substituir as janelas laterais por peças em acetato, uma vez que são quadradas portanto simples de se recortar. Quando ao para-brisas certamente um banho de cera future ou Gauzy Agent da Ak Interactive irá aumentar consideravelmente sua transparência deixando a peça com uma melhor transparência.

Quanto ao manual de instruções ele consiste em apenas duas páginas impressas em papel couché tamanho A5. A impressão é colorida e bastante clara quanto a montagem do kit, as instruções para pintura são coloridas e também claras. São duas opções bem chamativas da mesma aeronave o NC9084.

Em uma delas ele leva a pintura em Azul escuro, Azul Celeste e laranja e na outra apenas em Azul Escuro e Laranja. Não há detalhes sobre em que período essas pinturas foram utilizadas, porém a aeronave permaneceu em serviço com a Kachemak Bay Flying Service no Alaska. Mais detalhes podem ser visto neste site

Os decalques tem boa impressão e acredito que não haverá problemas para utilizá-los.

Com absoluta certeza este é um modelo que chamará bastante a atenção em qualquer mesa de concurso devido as suas cores chamativas e principalmente por ser um modelo bastante incomum. Não é um kit para iniciantes, mas a diversão é garantida!

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado diretamente no site da DEKNO Models por 58 Euros (cerca de 300 Reais – cotação Maio/2022). O frete para o Brasil custa 12 Euros para até 4 kits, acima de 75 Euros em kits o frete é grátis. Para comprar clique aqui.

Meus mais sinceros agradecimentos à Dekno Models por gentilmente enviar este kit para review, e ele já está em processo de montagem em minha bancada, em breve posto o passo a passo da montagem!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.