Review: 1/35 Austin Armored Car 1918 Pattern (interior kit) – Miniart #39016
O Veículo,
O Austin Armored Car foi um blindado produzido na Inglaterra durante a Primeira Guerra, ficou conhecido por ter sito utilizado pelas forças Russas o modelo chegou, inclusive, a ser produzido na Rússia durante os anos de 1918-1920.
Em agosto de 1914, logo após o início da Primeira Guerra Mundial, o exército do Império Russo começou a formar unidades de carros blindados. Devido às limitadas capacidades de produção da indústria automotiva do país, decidiu-se encomendar vários veículos no exterior. Um comitê foi enviado ao Reino Unido, mas não conseguiu encontrar um carro blindado que atendesse aos seus requisitos de proteção aérea e duas torres de metralhadoras.
Para atender a esses requisitos, a Austin Motor Company projetou um novo carro blindado. O veículo, conhecido como Austin 1ª série, foi baseado em um chassi de carro de passeio com tração no eixo traseiro. As rodas eram de madeira, raiadas, com pneus pneumáticos e um conjunto adicional de rodas com pneus maciços para uso em combate. Duas metralhadoras Maxim foram montadas em torres separadas colocadas em ambos os lados do casco atrás da cabine do motorista. O veículo foi montado com placas de blindagem de 3,5 a 4 mm de espessura aparafusadas a uma estrutura da carroceria. A tripulação, de quatro pessoas – comandante, motorista e dois artilheiros – podia entrar ou sair do veículo por uma porta no lado esquerdo da cabine ou pela grande porta traseira de duas folhas.
Em 29 de setembro de 1914, 48 unidades foram encomendadas. Após a chegada na Rússia, a blindagem da frente e da torre foi substituída por placas de 7 mm devido. A primeira experiência de combate, no entanto, revelou que a proteção ainda era muito fraca e os veículos foram totalmente blindados em Izhorski Works, Izhorsk. A blindagem aprimorada tornou os Austins ainda mais pesados, resultando em mobilidade limitada e, ocasionalmente, em danos ao chassi. No entanto, o carro ainda foi considerado mais bem sucedido do que projetos alternativos apresentados pela Armstrong Whitworth, Renault e Sheffield-Simplex.
Em 6 de março de 1915, os russos encomendaram 60 veículos de design aprimorado, conhecidos como Austin 2ª série. Desta vez foi utilizado o chassi de um caminhão de 1,5 tonelada com motor mais potente. O casco era mais curto, com blindagem mais grossa, o teto da cabine do motorista foi modificado para melhorar o ângulo de tiro das metralhadoras. Menos bem-vinda foi a remoção da porta de acesso traseira. O exército também decidiu que queria um posto de direção traseiro, então, após a chegada à Rússia, todos os veículos foram equipados com uma seção de casco traseira redesenhada, que abrigava um segundo posto de direção e escotilha adicional. Outra atualização foi a adição de escudos laterais às metralhadoras.
Sessenta unidades da 3ª série de Austin foram encomendadas em 25 de agosto de 1916. Os veículos eram semelhantes em características à 2ª série, mas tinham o casco traseiro modificado com poste de direção, escudos MG, vidro à prova de balas nas aberturas de visão frontal e não tinham grandes janelas laterais.
Ainda outra versão, com chassi reforçado e rodas traseiras duplas, às vezes chamada de Austin modelo 1918, foi encomendada em 1917, mas devido a eventos na Rússia, nenhuma foi entregue.
Dezesseis dos Austins construídos para os russos, mas não enviados após a revolução, foram usados para equipar o 17º Batalhão do Corpo de Blindados. As metralhadoras Vickers foram substituídas pela metralhadora Hotchkiss M1914, que era a metralhadora padrão da unidade de blindados britânica.
Após a guerra, as carrocerias foram reutilizadas em chassis de caminhões Peerless. Alguns deles ainda estavam em serviço no início da Segunda Guerra Mundial.
Alguns carros foram enviados para a região do Mar Cáspio. Os Austins também foram usados pelos britânicos na Guerra da Independência da Irlanda.
O kit do Austin Armored Car,
Este kit do Austin da Miniart, lançado em 2021, é um dos mais completos do modelo na escala pois também inclui o interior do veículo. No total são 16 sprues compreendendo 290 peças. O kit também inclui uma folha de detalhes em photoetched. Como este é um “interior kit” todo o interior do modelo é fornecido, isso compreende o motor e postos de direção o modelo em si era extremamente simples, portanto não há muito o que detalhar em seu interior.
O chassis do modelo é construído em partes separadas o que garante um ótimo nível de detalhamento das partes mas por outro lado um pouco de cuidado durante a montagem será necessário para que não fique desalinhado e comprometa toda a montagem do kit. Toda a mecânica do kit pode ser vista durante a montagem o que acho super legal pois dá pra ver como o pessoal pensou quando projetou o veículo.
O motor é bem detalhado e o manual inclui até instruções para os modelistas que desejam ir um passo além e detalhar um pouco mais o motor.
Uma coisa bacana neste Austin é que ele possui dois postos de direção. Outra coisa legal são os atuadores dos pedais algo que nem sempre é visto em kits nesta escala. O chão do modelo é em madeira e com alguns detalhes em metal um ótimo desafio de pintura e que me faz pensar na segurança de quem estava ali em combate imagine só passar por cima de algo pegando fogo ou até mesmo uma granada…
Alguns outros detalhes também são bem bacanas como alguns parafusos no estilo borboleta na blindagem do veículo. Falando em parafusos eles estão bem representados em toda a superfície do modelo e acrescentam um ótimo detalhe ao final da montagem afinal são um prato cheio para fazer aqueles efeitos de escorrido e ferrugem. A porta e as janelas do modelo podem ser montadas abertas ou fechadas possibilitando assim visualizar o interior.
Os pneus são em plástico mesmo, o que acho ótimo pois não gosto de pneus em vinil, e os detalhes são bons incluindo até mesmo as marcações de fabricante. Um detalhe interessante é que as rodas são madeira e raiadas! As torres das metralhadoras tem ótimos detalhes e também podem ser montadas com as escotilhas abertas ou fechadas.
Os decalques são bem impressos, no padrão de qualidade que já conhecemos da Miniart e possibilitam a montagem dos modelos abaixo, um deles tem um olho na torre da metralhadora e me chamou bastante a atenção, provavelmente será a pintura que escolherei na montagem
17th Armoured Car Battalion, Royal Irish Constabulary, Ireland, 1919
17th Armoured Car Battalion, Royal Irish Constabulary, Ireland, 1919
17th Armoured Car Battalion, Royal Irish Constabulary, County Clare, Ireland, 1919
17th Armoured Car Battalion, Royal Irish Constabulary, Barracks at Ennis, County Clare, Ireland, Nov 1919
17th Armoured Car Battalion, Royal Irish Constabulary, County Clare, Ireland, Nov 1919
Onde comprar,
Este kit pode ser comprado na Modelimex por 38,60 Euros (já com desconto de 20% para compradores do Brasil), ou cerca de 195,00 Reais (cotação Outubro/2022). Para comprar clique aqui.
Se você não conhece a Modelimex, sugiro ver este link com uma visita que fiz na loja ou este tutorial que explica como comprar na Modelimex
Meus sinceros agradecimentos ao pessoal da Modelimex por enviar mais este kit para review!
Plastiabraço e até a próxima!
Nem pensar em comprar enquanto não terminar a montagem do SU-122 também da MiniArt.
O nível de detalhamento do kit é impressionante. Só de ver no reviw o detalhamento desse Austin blindado também é.
Plastiabraço
Sergio