Artigo do Leitor Mais ! 

Artigo do leitor: Pintando Insígnias: Lufwaffe

O Leitor do Blog Daniel Iscold enviou um artigo bastante interessante sobre como pintar insígnias….

Segue o artigo do Daniel.

**********************************************************************

1- Introdução

Desde que o avião e outros veículos passaram a ser usados como máquinas de guerra as insígnias servem para identificar a sua nacionalidade. Assim, possuem uma variada gama de formas e cores de acordo com cada nacionalidade, e mudaram e ainda mudam com o passar do tempo.

Talvez uma das passagens históricas mais famosas a respeito das insígnias seja do piloto da RAF Bruce Cole, que é citado no famoso livro de Pierre Closterman, O Grande Circo, ao lamentar a morte do grande ás da Luftwaffe Walter Nowotny disse a seguinte frase: “ O primeiro que ousou pintar uma insígnia na asas de um avião foi um patífe!”, ainda na segunda guerra havia um certo ar de respeito e  admiração entres os pilotos de todos os países envolvidos no conflito.

No modelismo as insígnias são parte importante no acabamento dos modelos. Na década de 50 e 60 era comum os fabricantes injetarem os kits com as insígnias e outras marcações em alto relevo, para facilitar a decoração dos modelos.

Posteriormente os fabricantes passaram a incluir nas caixas os decalques, ou decalcomanias (como eram chamados antigamente no Brasil), trata-se de uma impressão realizada em um papel especial que em contato com a água desloca as figuras impressas em um fino filme transparente que permite o seu posicionamento no modelo. Esta técnica é bastante utilizada na indústria cerâmica para produção de pratos, canecas, etc.

2- Porque pintar as insígnias?

Com a evolução do modelismo veio junto a evolução do mercado de acessórios para os modelos. Esse mercado possui um ramo especial que é a fabricação de folhas de decalques extras para os modelos. Existem as mais variadas versões, cores, formas e qualidades de decalques para modelos. Então vem a pergunta: Porque pintar as insígnias e outros elementos da decoração de um modelo?

Existem vários motivos, mas vou citar aqueles que na minha opinião são os principais:

1- Jeff Troy em seu livro “Finishing and Detailing Model Airplanes” alerta o leitor, ao mostrar a finalização de seu Breliot, rádio controlado escala, de que em 1914 não existiam decalques! Por isso é bem mais autêntico pintar o cocar de um esquadrão do que usar um decalque impresso!;

2- Nem sempre os decalques funcionam como deveriam funcionar, muitas vezes os mesmo podem se estragar quando armazenados ou manuseados de forma inapropriada, este fator depende muito da qualidade do decalques também;

3- Decalques às vezes, amarelam e/ou se soltam do modelo com o passar do tempo. Eu já tive o desprazer de pegar um modelo depois de pronto e ver a insígnia da USAAF presa ao meu dedo ao invés de estar presa firmemente no modelo!!

3- Pintando as insígnias

Para pintar as insígnias você vai precisar de:

1-     Muita paciência;

2-     Muita prática.

Ferramentas:

1-     Uma boa régua de metal

2-     Uma faca x-acto com um lâmina nº11 nova

3-     Uma lapizeira

4-     Pinça

5-     Fita Tamiya ou similar

6-     Papel Contact

7-     Opalux ou frisket film (encontrado em lojas especializadas em materiais para desenho)

8-     Uma base de corte quadriculada e graduada (eu uso a do tamanho A3 da Toc e Crie

9-     Uma boa referência do modelo que você está construído, especialmente no que concerne ao posicionamento das insígnias e outros elementos).

Existem várias maneira de fazer isso. Com o passar do tempo fui adaptando a minha técnica por tentativa e erro e os resultados foram ficando cada vez melhores. Hoje em dia está é a técnica que melhor me adaptei para este tipo de insígnia:

1-     Pegue os decalques originais do kit, ou faça uma fotocópia dos mesmos, para usá–los como molde para cortar as máscaras. Note que a fotocópia distorce a figura, portanto se você usar uma fotocópia no lugar do decal original talvez tenha que fazer alguns ajustes para cortar a máscara;

2-     Cole os decalques na base de corte usando as quadrículas como referência, cole de forma que os decalques fiquem alinhados, isso é muito importante, por exemplo, quando você estiver pintando as insígnias da fuselagem, isso irá facilitar o seu alinhamento;

3-     Após colar os decalques na base de corte, cole um pedaço de papel contact sobre o decal ou a fotocópia. Após colar o papel contact cole um pedaço de opalux, um pouco maior que o de papel contact por cima;

4-     Corte a parte externa da insígnia, posicione a régua sempre voltada para o lado externo da figura, para enxergar até onde você deve passar a lâmina. Após cortar toda a parte externa gosto de marcar a parte superior da máscara com uma seta. Para terminar a máscara corto a mesma em forma de um quadrado, sempre deixando uma sobra em relação ao papel contact, usando as quadrículas como referência;

5-     Para transferir a máscara para o modelo basta levante o opalux com a ajuda da ponta da faca. Esta talvez seja a parte mais difícil do processo. Como estava usando uma folha da Techmod, a mesma trouxe boas referências com relação ao posicionamento das insígnias, para tanto também usei elementos do relevo do modelo para alinhar as máscaras;

6 – Uma vez alinhadas, termino de isolar o entorno usando uma fita de mascaramento. A primeira cor a ser aplicada é o branco.

7      Para isolar as barras brancas eu uso o seguinte método. Eu corto um quadrado de opalux e com a lapiseira eu desenho dois quadrados, como na figura abaixo. Obviamente usando como medida a largura da barra do decal. Ao cortar em quatro partes o quadrado, “presto!” você tem oito barras brancas para mascarar a sua insígnia;

8 –     Para colar a máscara da barra branca, segure a mesma com um pinça como na foto e use o decal original como referência para “regular” a distância e alinhamento da mesma em relação á parte externa da insígnia, use uma régua para verificar o alinhamento das barras;

Após colar as máscaras da barra branca pronto, está na hora de pintar a cor preta. Basta tirar o material de mascaramento com cuidado. É gratificante ver como o resultado ficou perfeito!

Vale lembrar o que foi dito anteriormente, a prática é muito importante para obter bons resultados. O primeiro modelo que eu tentei mascarar e pintar as marcações foi um modelo de um Corsair da guerra da Coréia, da Hasegawa na escala 1/48. O decalque veio todo estragado e eu não queria deixar de terminar o meu modelo por causa deste “pequeno detalhe”, daí fui a luta. Os resultados obviamente não ficaram perfeitos, as estrelas ficaram um pouco tortas, a máscara vazou um pouquinho, mas em fim não desisti de desenvolver a técnica. Hoje é gratificante dividi-la com vocês, no próximo artigo voltarei com a técnica para a pintura das insígnias da marinha americana na segunda guerra. Segue abaixo alguns resultados com as pinturas de outras insígnias.

Primeiras fotos. Ki-45 Toryu Nick Hasegawa 1/48, Condor Trumpeter 1/48, esta marcação veio impressa na cor errada, os continentes em preto foram pintados a mão livre com tinta Mural, F4U Corsair Tamiya 1/48, foi a primeira vez que tentei pintar a insígnia americana com o delineado em vermelho, e por último a minha primeira tentativa em mascarar e pintar insígnias, o meu Corsair da Hasegawa 1/48.

**************************************************************

 

É isso aí e muito obrigado pelo artigo Daniel!

Se você quiser publicar um artigo aqui no Blog, acesse este link e veja com fazer.

Até a próxima,

 

[.” align=”alignnone” width=”160″ caption=”Lucas Rizzi SprueMaster”][/caption]

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Artigo do leitor: Pintando Insígnias: Lufwaffe”

  1. Ótimas dicas

    Sempre fui avesso aos decais. Em escalas grandes 1/48 e superiores considero obrigatório o mascaramento. Escalas inferiores a coisa já começa a complicar pelas diminutas medidas.

  2. Sergio Menezes

    Vivo pensando em usar alguma técnica assim pelo menos para dois kits que tenho: um Ju 52 1/48 – por causa da chapa corrugada – e Ju 87 1/24 – por causa do tamanho… =c)

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.