1/144 Diorama – Mitsubishi J2M Raiden (Jack) – Parte I
Vamos para mais um pequeno diorama.E desta vez será um WWII.
A Aeronave:
O J2M Raiden Raiden (trovão) foi projetado para ser o sucessor do lendário A6M Reisen, mas falhou em cumprir sua promessa inicial, o seu desenvolvimento foi muito lento e quando finalmente entrou em serviço o seu desempenho era pouco melhor que o seu predecessor (apesar de ter um motor mais potente).
Do outro da lado da moeda devido a sua estabilidade, performance e manutenção fácil os aliados classificaram o Raiden como o melhor interceptador Japonês da segunda metade da WWII.
O primeiro vôo do Raiden aconteceu em março de 1942 e a aeronave entrou em serviço na segunda metade de 1943, foram produzidos apenas 475 unidades, que eram divididas nos modelos J2M, J3M (com armamento mais pesado) e J4M (melhorado para grandes altitudes).
Ele era equipado com um motor radial de 1870Hp e podia voar a velocidade máxima de 587km/h e tinha um alcance de 1900km.
Fonte: CHANT, Cris World War II, Military Aricraft
Youtube Channel´s Kinsei1560
O dioarama
O kit é da Fujimi e foi lançado em 1995 em comemoração aos 50 anos do final da Segunda Guerra Mundial. A caixa vem com dois modelos, que eram os principais interceptadores Japoneses o Ki-44 (postei a montagem deste Ki-44 aqui) o outro kit é o J2M.
Apenas uma árvore injetada em cinza compõe o kit, bem comum para uma “mosquinha” como o pessoal costuma chamar esta escala (1/144). O kit vem com duas árvores, uma para o Shoki e outra para o Raiden. Também há uma outra árvore com as transparências.
A idéia será construir uma cena parecida com essa: (por incrível que pareça só encontrei essa imagem depois que o diorama ficou pronto, um amigo viu e me enviou….)
A montagem do kit é bem simples e sem complicações, para simular os danos de tiros, fiz pequenos furos na fuselagem antes da pintura. Para aumentar o realismo também reposicionei os ailerons e profundores.
Antes de pintar protegi os furos com maskol, assim após a pintura pode remover o maskol e os furos ficaram bem realistas
Para a pintura usei Tamiya na cor chrome para dar um fundo e poder envelhecer depois.
Para fazer os coqueiros, utilizei arame “piano wire” de 0,8mm e fita tamiya. Cortei a fita em tiras de 0,5mm e depois enrolei no arame para fazer o tronco. Com a tinta XF-52 da Tamiya fiz a pintura.
Para fazer o topo do coqueiro utilizei massa durepoxi, com ela também fiz pequenas bolinhas para fazer os cocos.
Para fazer as folhas utilizei papel vegetal (Valom Paper) e depois pintei com o aerógrafo. O maior trabalho foi cortar as folhas.
Bom pessoal, por hoje é só, em breve posto a finalização do projeto !
muito bonito!