Militaria Reviews 

Review 1/72 IBG Models Polski Fiat 508/III Furgon (wagon)

O veículo

O Fiat 508 foi teve sua produção iniciada no começo dos anos 30, e ficou conhecido como Balila. Seu chassis serviu para vários tipos de carrocerias, tanto para uso civil como militar. Entre 1934 e 1937 a Fiat produziu o modelo 508, conhecido como Balila. No ano de 1935 ele começou a ser produzido na Polônia e cerca de 600 pick-ups foram produzidas. Em 1939 sua produção foi encerrada e substituído pelo Fiat 509.

Especificações:

Motor: 4 cilindros, 995 cc

Potência: 24 hp

Comprimento: 3,51 m

Largura: 1,40 m

Peso: 720 kg

Velocidade máxima: 75 km/h

Algumas imagens de algumas versões do Fiat 508.

Fontes:

– autogallery.org.ru

– wikipédia.org

– fóruns.sjg.com

 

O Fabricante – IBG Models

A IBG Models está sediada em Varsóvia, na Polônia. Visitando o seu site temos a impressão que é apenas uma loja virtual, mas depois percebemos que seus produtos figuram entre inúmeros outros de outras marcas. De sua marca são vários kits na escala 1/72 e 4 kits na 1/35, que além das duas versões do Einheits Diesel, possui duas versões da moto alemã BMW R12, na tradicional versão militar e na versão civil também, uma interessante opção. Do resto, caminhões na escala 1/72 e alguns sets de conversão e detalhamento. O endereço do site é www.ibg.com.pl.

            O Kit

Suas peças vêm em três sprues, apesar de um deles ser bem pequeno e estar preso a um outro. Acompanham o kit, além do manual de instruções, um pequeno pedaço de acetato para o vidro da frente e uma pequena folha de decais. Tudo isso dentro de um saco plástico para arquivo, acomodados dentro de uma boa caixa de papelão. A ilustração da tampa é muito bacana. Além do veículo, mostra ao fundo um trator polonês rebocando uma peça de artilharia.  Aliás, já fizemos review desse trator aqui no blog.

A qualidade do kit surpreende. Geralmente quando nos deparamos com um kit de militaria nessa escala, nem damos tanta importância para a falta de detalhes. Mas com este kit da IBG acontece exatamente o contrário. A primeira coisa que notamos ao abrir a caixa e examinar as árvores é a quantidade de detalhes que estão presentes. Ferramentas, rodas e pneus, maçanetas das portas, bancos, volante e até motor estão presentes no kit. Até o logotipo do fabricante está na parte superior do radiador. Nenhuma peça torta ou empenada e totalmente em rebarbas.

O kit faz apenas uma versão e sua folha de decais é bem simples. Mas são muito bem impressos e finos, com quase nenhum filme em volta e proporcionais à escala.

O manual de instruções traz imagens em três dimensões e as etapas da montagem são bem claras e explicadas. Na última página, as indicações de cores e colocação dos decais. Ah, na primeira página do manual se encontram algumas referências para alguns fabricantes de tintas.

Pra finalizar, é um kit muito bacana e o recomendo a todos os modelistas, iniciantes ou veteranos. O pessoal que torce o nariz para kits de militaria que não sejam na escala 1/35 (assim como eu) pode gastar alguns reais nesse kit que não vai se arrepender.

Ah, em breve vou montá-lo e colocar o passo-a-passo aqui.

E agradeço ao pessoal da Hobbyterra, que gentilmente nos enviou esse simpático kit para review. O seu preço gira em torno de R$ 22,00, uma pechincha, pois o kit vale cada centavo. Para comprar o kit, basta clicar AQUI.

Para saber como comprar da Hobbyterra, clique AQUI.

É isso aí !!!

Fernando Zavarelli
 

Written by 

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.