Review:Lockheed PV-2 Harpoon 1/72 Especial Hobby #SH72213
A aeronave,
Atendendo a um pedido do governo Britânico a Lockheed desenvolveu o que seria chamado de modelo 37. Este modelo teve como base o Lockheed 18 Lodestar. O modelo foi entregue para o governo Britânico em diversas variantes inciando como Ventura Mk. I até GR Mk. V. O modelo serviu como patrulha tanto durante o dia como a noite.
Mais tarde o modelo também foi adotado pela USAAF e US Navy, como eles estavam equipados com motores diferentes eles receberam a designação B34 e B37, e o modelo se provou muito eficiente na caça anti-submarina, alguns autores dizem que ele tinha uma performance tão boa que ele podia lutar em dogfight contra os caças monomotores japoneses…. O modelo serviu em unidades de combate até 1948, quando em 1947 foi substituído pelo Lockheed Neptune. Cerca de 532 aeronaves foram construídos, incluindo todas as variantes.
No Brasil o modelo chegou em 1945, a princípio 4 aeronaves foram enviadas para o 2º Grupo de Bombardeio Médio sediado em Salvador, e mais duas outras outras foram utilizadas no treinamento de mecânicos no 1º Grupo Misto de Instrução, a última aeronave foi retirada de serviço em 1958.
O manual do piloto, pode ser baixado aqui
O kit,
Composto de cinco sprues injetad0s em cinza, um para as trasnparências e mais peças em resina, o kit totaliza aproximadamente 95 peças.
A injenção é bem típica de kits short run, ou seja sem pinos de encaixe. A presença de rebarbas é pequena, entretanto no interior do kit, há grandes marcas de injeção em alguns pontos que podem ficar visíveis após a montagem.
Embora seja um modelo de edição limitada, a qualidade do plástico é muito boa, e não é aquele plastico muito mole que estamos acostumados com algumas marcas. Fiz um teste de encaixe a seco na fuselagem e pouco putty será necessário para fechar a fuselagem.
Bons detalhes estão nos sprues, como o interior da cabine que inclui inclusive o manche, porém se você quiser adicionar ainda mais um detalhe a EDUARD produz as máscaras de pintura para o canopy, e a MPM o set de detalhes em PE colorido, para as máscaras clique aqui e para o PE clique aqui.
Os decalques tem um bom acabamento, embora eu acho que estejam um pouco grossos.. mas nada que uma boa solução de amolecedor de decalques não resolva. Três versões são disponíveis nos decalques, sendo uma da Força Aérea Brasileira, uma Francesa e outra Holandesa.
O manual é em estilo brochura e tem 14 páginas, as instruções são fáceis de entender, e as indicações de cores são para a marca Gunze Sangyo.
Com certeza é um kit recomendado para todos os “FABianos” e também para aqueles que querem começar na resina e nos short-runs…
Este kit custa apenas 20,79 Euros (cerca de 50 Reais) mais o valor do frete e pode ser comprado diretamente na loja virtual da MPM através deste link
Meu agradecimentos ao pessoal da MPM/CMK que deu este kit de presente em minha visita a sua fábrica, fiquem ligados que em breve irei publicar um artigo falando desta visita…
É isso aí pessoal e até a próxima !
Finalmente, depois de 10 anos consegui o meu, antes que suma de vez do mercado! Belo Review Lucas, abraços.
Muito chique! E com decais da FAB! Muito legal mesmo!
Beleza de review, Lucas!
Abraços.
Muito bom mesmo Oswaldo ! E o kit fica lindão depois de montado 😀
muito legal essa opção já com decais da FAB! assim fico tentado a fazer minha primeira compra no exterior!
Pois pode comprar Anderson !! 😀
A loja é totalmente confiável 😀
Plastiabraço.
Aviãozinho tão feio quanto útil… 🙂
😀 😀 😀 😀
Essa era da aviação produziu algumas aeroanaves realmente bem estranhas….
Olá gostei da apresentação do modelo que Portugal e o Brasil usaram , os Harpoon portugueses eram ex-holandeses e chegaram em 1953. Estavam sediados no Montijo junto ao rio Tejo e eram usados em patrulamento costeiro e guerra anti-submarina. foram substituídos pelos p2v-5 Neptune também eles ex-aparelhos holandeses. Em 1961 foram usados em Angola numa função para a qual não foram criados apoio aéreo próximo e como bombardeiros, mais tarde os remanescentes atuaram em Moçambique a partir de 1964. A sua longa carreira portuguesa terminou em 1974 com o cessar-fogo provocado pelo golpe militar de 25 de Abril de 1974 . Nada mau para um avião da Segunda Guerra Mundial .
Saudações de Portugal aos modelistas brasileiros
Paulo Alves
Olá Paulo Alves,
Muito obrigado por deixar seu comentário aqui no Blog e por nos contar essa história, os Harppon serviram muito bem à Portugal!
Tammbém fico feliz sem saber que o Blog Spruemaster tem leitores em outros países.
Saudações do Blog Spruemaster!