Review: 1/72 Yak-23 Flora – Special Hobby
A aeronave,
O Yak-23 (Як-23) foi o último modelo da família Yak-15/17. Sua principal diferença com seu antecessor é a posição de seu estabilizador horizontal em posição mais alta.
O Yak-23 foi projetado como um caça leve de ataque diurno, e voou pela primeira vez em junho de 1947, impulsionado por um motor Rolls Royce Derwent, o mesmo motor utilizado no Avro 707 e no Gloster Meteor.
O modelo entrou em serviço em 1948, mas os motores eram cópias soviéticas do motor Rolls Royce (Klimov RD-500.). Cerca de 310 aparelhos foram construídos e operados por quase todos os países do Pacto de Varsóvia, ficou operacional até o fim dos anos 50, quando foi substituído pelo MIG-15.
Um modelo chegou a ser adquirido pela inteligência Norte Americana, via Iugoslávia, este modelo era Romeno, e foi voado pelo piloto Mihail Diaconu que desertou pilotando-o. A aeronave foi enviada para os Estados Unidos para avaliação e depois devolvida para Iugoslávia.
Tive a oportunidade de ver esta aeronave no Museu Kbely, em Praga, algumas fotos:
Fontes:
CROSBY, Francis: Fighter Aircraft.Lorenz Books, England.2002
COOPER, Tom: Moder Military Airpower. Amber Books.
Vídeos: flynbrick Youtube Channel
O kit,
Composto dois sprues, sendo um em cinza com 35 peças e outro para as transparências com 3 peças.Também complementam o kit 10 peças em PUR (resina de pulieretano) e mais 21 peças em photoetched. Este é o que podemos chamar de um puro short-run, ou seja, um kit injetado em processo de baixa pressão, com complementos em multimídia. Certamente este não é um kit para iniciantes, sendo mais recomendado para modelistas intermediários e experientes.
Os detalhes nos painéis são em baixo relevo e muito bem reproduzidos, além das linhas o kit também possui as marcas de rebites. Comparando com algumas fotos e desenhos pude constatar que estão em sua grande maioria corretas.
A montagem será um pouco complicada, devido ao modelo não possuir pinos de encaixe, além de que as peças não se ajustam totalmente com facilidade, o que já é comum em kits short-run.
Os detalhes internos são muito bons, com painéis laterais, e de instrumentos bem reproduzidos, os detalhamento interno ainda é completado pela folha de photoetched. Os detalhes do trem de pouso também são completados pela folha de photoetched.
A folha de decalques é bem impressa, porém alguns stencils menores não tem um acabamento final muito bom ficando um pouco ilegíveis, há também uma errata na impressão que já é corrigida com uma pequena folha extra. O filme é fino ao que parece não haverá muitos problemas para aplicar. Permite quatro versões sendo elas:
Yak-23 “IF-18”, 51 Fighter Air Regiment, Capt. M. Garstka. Mladá, CSLA
Yak-23 “HX 51” 3 Fighter Air Regiment, Brno, CSLA
Yak-23 “010”, Radom, Poland 1950
Yak-23 “23/33”, Bulgaria 1950
As instruções são muito completas e um tanto complexas, para quem não é habituado a montar kits, certamente terá um pouco de dificuldades. O kit se monta em 10 passos, e as indicações de cores são para tintas da marca Gunze Sangyo.
Definitivamente este não é um kit para iniciantes, entretanto devido a sua importância histórica não deve faltar na coleção.
Onde comprar,
Este kit pode ser comprado na Modelimex por 11,60 Euros (já com desconto de 20% para compradores do Brasil), ou cerca de 31,00 Reais. Para comprar clique aqui.
Se você não conhece a Modelimex, sugiro ver este link com uma visita que fiz a loja ou este tutorial que explica como comprar na Modelimex.
Se você não sabe como fazer compras no exterior, recomendo a leitura destes dois tutorias:
– Fazendo Compras em lojas no Exterior
– Fazendo Compras no Exterior sem Cartão de Crédito Convencional
Meus sinceros agradecimentos ao pessoal da Modelimex por enviar mais este kit para review!