Domingo Aéreo AFA – 2013
Aconteceu neste domingo 11/08 o evento já consagrado no calendário nacional de festas aviatórias o Domingo Aéreo, que acontece todos os anos no mês de agosto na Academia da Força Aérea, na cidade de Pirassununga-SP.
Cheguei ao evento por volta das 8h30 da manhã, e como sempre organização impecável. Logo de início fomos para a área de alimentação que este ano maior do que a da última vez que estive no evento em 2011.(Em 2012 não cobri o evento pois não recebi credencial).
Além da área de alimentação, o evento contava com a participação de muitos grupos históricos, como o pessoal de reencenação histórica, além de exposição de plastimodelismo organizada pelo grupo Ratos de Hangar de Brasília – DF, que todos os anos vêm para o evento.
Também haviam inúmeras barraquinhas de souvenirs e motivos de aviação, além de lojas com temas de militaria. Um prato cheio para quem gosta do assunto.
Quanto as atrações aéreas, que é o que interessa de verdade para loucos como eu, confesso que desta vez o evento deixou a desejar. Começando pela apresentação de jatos, que se resumiram em dois voos do Xavante e aeromodelos com motor à reação. No final do dia um F-5 modernizado decolou, fez algumas passagens e foi embora. Depois do ocorrido com o Mirage 2000 em Brasília, alguém decidiu que não haveria mais apresentações de caças durante os eventos realizados pela FAB…isso sem falar no estado precário em que se encontram nossas Forças Armadas.
Este evento marcou a última aparição pública de um Mirage 2000, que serão retirados de serviço até o final do ano, e adivinhem só? Exibição estática!! Nem uma partida de motores e nem nada…
Apresentaram-se também aeronaves civis, como o Mehari, aeronave acrobática produzida pela UFMG e que me impressionou pela performance, além de voos de extra 230 e Pitts.
Também houve apresentação do A-29, e de três aeronaves já com a pintura da Esquadrilha da Fumaça, mas que ainda não se apresenta, devido à adaptação a nova aeronave. O Esquadrão Apolo também realizou algumas passagens baixas com aeronaves T-25 Universal. O Clube de voo à vela realizou demonstração de reboque de planadores.
Basicamente o evento se resumiu a isso, poucos voos militares, aeromodelismo e acrobacia civil. Espero que para o ano alguma boa alma militar reveja essa situação e permita novamente o voo dos caças em eventos, afinal um show aéreo no Ninho da Águias sem a apresentação do EDA e nem o voo de caças realmente deixa um pouco a desejar.
No final do evento tivemos a decolagem do KC-130 (a FAB possui apenas duas aeronaves destas) que realizou duas passagens. O pessoal do Águia da Polícia Militar se despediu do público e o evento foi finalizado.
Balanço final do evento foi muito bom. Ainda tive a oportunidade se subir na antiga Torre de controle e fazer algumas fotos. Realizei um sonho de infância!
Algumas fotos que realizei no evento (286 fotos):
Deixo aqui meus agradecimentos à Comunicação Social da AFA por me fornecer a credencial de imprensa por mais este ano, e até o ano que vem!