Review: 1/144 Vickers Valiant Mk.1 – MIKRO-MIR #144003
A aeronave,
O Vickers Valiant é um bombardeiro que fez parte da famosa Força V de bombardeiros nucleares Britânicos na década de 50-60. O modelo foi um dos primeiros modelos da força V a entrar em operação, depois entraram em operação o Victor e o Vulcan (por isso o nome força V). Devido a sua baixa performance com relação aos outros modelos os Valiant logo foram convertidos em aeronaves de reabastecimento aéreo e reconhecimento.
O Valiant foi originalmente projetado para bombardeio estratégico a grandes altitudes, entretanto suas novas funções o obrigaram a voar em baixa altitude. Os contínuos voos nessas altitudes levaram a fadiga de material prematura de suas longarinas, devido ao uso de um tipo de alumínio incorreto, reconstruir ou reformar o modelos em operação seria uma tarefa de alto custo financeiro, então tomou-se a decisão de retirá-lo de serviço em 1965. Os outros modelos da Força V permaneceram em serviço até a década de 80.
https://www.youtube.com/watch?v=NK4Fymhm-kU
Fonte: V-Bombers, Jones, Barry, Crowood Aviation Series 2007, ISBN 978 1 86126 945 4
O kit,
Composto de 6 sprues, 5 injetados em cinza e um para as transparências, mais uma folha de photoetched o kit possui no total 75 peças. Confesso que havia analisado antes nenhum kit desta marca que é nova para mim Mikro-Mir, como a grande maioria dos fabricantes da Europa Central e do Leste este é um kit no estilo short-run, portanto não é indicado para modelistas iniciantes devido a um certo nível de dificuldade para a montagem. Eles tem em seu catálogo de produtos aeronaves, veículos e embarcações em diversas escalas e bem fora do padrão dos fabricantes mais tradicionais, é uma boa pedida para aquele modelista que já se cansou de “mais do mesmo”.
O kit possui bom detalhes, as linhas de painel são proporcionais para a escala e parecem corretas. Os detalhes do trem de pouso são bons para a escala, vários detalhes são complementados pela folha de photoetched garantindo um bom nível ao final da montagem.
A folha de photoetched também fornece detalhes de antenas, wing fences, tubos de pitot, além das portas do trem de pouso dianteiro.
Mesmo sendo uma aeronave com pequenas áreas visíveis em seu interior o fabricante se preocupou em fornecer detalhes para o interior da cabine, como painel de instrumentos e assentos. Ponto positivo.
Como todo kit short-run algumas pelas apresentam rebarbas e o encaixe nem sempre é perfeito, fiz um teste à seco da fuselagem e asas e percebi que será necessário alguma massa putty para conseguir um acabamento bom. Mas isso já é esperado neste tipo de modelo.
Um coisa que me chamou a atenção foi a falta de uma parte da empenagem vertical, não sei se quebrou durante o transporte e se perdeu ou se foi uma falha no processo de injeção, será necessário usar um plasticard para construir essa peça. (ver fotos)
As transparências são um pouco grossas (comum em kits short-run), recomendo a aplicação de verniz brilhante ou cera future para melhorar sua transparência.
Os decalques estão bem impressos, sem marcas ou peças fora do registro, uma certa quantidade de stencils até é fornecida porém sem muita clareza, até por conta da escala. Ao que tudo indica não haverá problemas ao utilizá-los.
O kit permite a montagem de de 3 aeronaves sendo elas:
- Edinburgh Field RAF, 1691
- Honington RAF, 7th Squadron, 1961
- Honington RAF, 90th Squadron, 1960
Não há indicações de cores no manual para um fabricante em específico, apenas os nomes das cores de cada peça, portanto alguma pesquisa em material de referência será necessária, embora a grande maioria destas aeronaves fosse apenas branca, alguns detalhes não tem sua cor fornecida.
No geral o kit é muito bonito, e certamente chamará muito a atenção na coleção. Sou suspeito para falar pois sempre fui fã dos bombardeiros V e esse lançamento esperava há anos nas escala 1/144, agora só preciso do Victor :D. Depois de montado o modelo ficará com cerca de 220mm de comprimento por 240mm de envergadura.
Onde comprar,
Este kit foi gentilmente cedido pela Loja Special Forces, custa 129 Reais + frete, para comprar clique aqui.
Meus sinceros agradecimentos ao pessoal da Special Forces por enviar este kit para review.
Obrigado e até a próxima!
Um ressalva: O nome original do fabricante é “MikoMir” e não MicroMir como escrevi acima. Parece que esse nome está dando confusão na minha cabeça. 🙁
Muito bom conhecer fabricantes que fogem dos tradicionais Spitfires, P-51 e Bf-109.
O catálogo deles tem até o protótipo Bi-1, primo russo do Me-163 alemão.
Uma observação para o pessoal da Special Forces: eu tive dificuldade para localizar produtos deste fabricante no site. O Valiant retorna pelo nome do modelo. Localizei outro kit, um submarino, pela exibição na lateral da página. Nos dois cadastros, o nome do fabricante aparece escrito de formas diferentes. “Micro Mir” e “Mikr Mir”. As duas formas diferem do nome oficial: “MicroMir”, como pode ser visto na página “about company”, no site do fabricante. A verdade é que o logo deles não ajuda a ler corretamente, porque a letra “O”, no centro, é estilizada com um desenho.
Digo isso, pois fiquei sem saber se a Special tem outros produtos deles, ou só os dois que localizei, sendo o segundo por acaso. Assim, seria o caso de melhorar um pouco a busca e o cadastro de produtos.
Grato ao Lucas e ao pessoal da Special Forces por mais este review.