Militaria Reviews 

Review: 1/72 Tank Hunter 2S14 Zhalo -S (sSting) – Ace #72168

O veículo,

O 2S14 Zhalo -S é um protótipo construído a partir do BRT-70 porém armado com um canhão de 85mm (modelo 2A62). Nos anos 70 a união de administração militar Russa emitiu uma ordem ao Instituto Central de pesquisa e construção de máquinas  Klimovskikh  para a elaboração de armas anti-tanque e de alto desempenho  auto-propelido. Na época, a arma anti-tanque principal era uma arma de artilharia 100 mm “MT-12” de uso estacionário. No layout desenvolvido ACS 2S14 foi usada o canhão 2A62 de 85 milímetros. O canhão apresentava o problema de não ter dados balísticos conclusivos e também não ter tecnologia intercambiável com o resto da tecnologia russa.

Em paralelo, a OKB-9 realizou o desenvolvimento de uma arma anti-tanque chamada “2A45” de uso estacionário Octopus-B. Entretanto seu custo de construção era alto e também muito complicada de usar, especialmente para operações aéreas rápidas. A ferramenta de auto-propulsão poderia ajudar a resolver esse dilema – ser leve e útil em técnicas no estilo “bater e correr”,

O veredito do projeto veio após análises das propriedades anti-blindados dos dois modelos, mostrando que os canhões de 85 mm canhões autopropulsados ​Octopus-B”eram superiores ao Sting-S” em 50% e isso era inaceitável, pois dessa forma ele não poderia competir com  tanques inimigos como o “Challenger”.

Em 1980 o projeto foi então fechado. O último dos protótipos ACS “Tip-On” está hoje em exposição no museu de veículos blindados da cidade de Kubinka.

zhalo-s

 

O kit,

Zhalo-S 002

Como todo modelo short-run a injeção não é muito perfeita, porém não possui rebarbas, apenas algumas marcas em alguns pontos e falhas de injeção, especialmente nas peças B23 e B24 que ficaram falhas durante o processo, o fabricante percebeu isso e colocou uma pequena nota alertando o modelista para o fato, a solução veio em forma de uma planta em escala 1/72 da peça e instruções para fazê-la usando fio de aço de 0,7mm.

O kit não é dividido em upper e lower hull como é padrão de kits AFV, este possui apenas uma parte do upper hull, todo o resto deve ser montado em separado.

O nível de detalhes é muito interessante para a escala, toda a suspensão está presente no modelo e é construída com peças bem pequenas e delicadas, cada conjunto de suspensão é construído com aproximadamente 7 peças.

Alguns detalhes estão injetados no modelo como apoiadores e ganchos, isso poderia ser feito em photoetched acredito eu, os ganchos (peças C12) não ficaram delicados o suficiente injetados.

Algo que julguei muito bom são as rodas separadas dos pneus, sempre ajudando em muito a montagem quando são produzidas desta forma, os pneus são bem detalhados e produzidos em vinil, o que agrada alguns modelistas e desagrada a outros, particularmente gostei, mas não sei se a tinta vai bem em cima do vinil.

As escotilhas podem ser montadas abertas ou fechadas, abrindo grandes possibilidades para dioramas ou vinhetas, porém não há nenhum detalhamento interno do modelo. A torre é montada em 3 partes principais + o canhão e alguns detalhes.

Não há indicação de código de cores de nenhum fabricante, o modelo representado apenas recomenda no manual a pintura na cor Soviet Khaki green, que acredito ser algo próximo a um Olive Drab mais escuro. (necessário uma pesquisa para saber a cor exata)

Como o modelo era um protótipo, não há marcações, portanto não há decalques para serem aplicados.

Onde comprar,

Este kit cussta US$13,70  + frete (cerca de 55Reais). E pode ser comprado diretamente na Hobbyterra, aqui

Para saber como comprar da hobbyterra veja aqui

Se você não sabe como comprar no exterior recomendo a leitura destes tutoriais, clique aqui.

Meus agradecimentos à Hobbyterra por enviar este kit para review,

Até a próxima!


Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Review: 1/72 Tank Hunter 2S14 Zhalo -S (sSting) – Ace #72168”

  1. Os Kits da ACE, mesmo, em alguns casos, tendo uma quantidade relativamente grande de rebarba, resultam em belos modelos após montados.

    Já montei um Flak 38 que tinha uma quantidade muito grande de detalhes, mesmo na 1/72

    Abraços

    1. Com certeza Gaspar, já vi excelentes trabalhos realizados com estes kits em Opens aqui no Brasil. E a militaria na 1/72 vem crescendo bastante…

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.