Review: 1/72 Zlin Z-50 LS Golden Age – Brengun #BRP72018
A Aeronave,
O primeiro modelo voou em 1975 e continua em uso até hoje por muitos atletas de acrobacia e times de demonstração aérea com os Flying Bulls por exemplo. A aeronave foi campeã mundial de acrobacia aérea nos anos de 1984 e 1986, batendo a estreante Su-26.
O modelo é equipado com um motor Lycoming AEIO-540-D4B5 de 260hp e tem peso de apenas 540kg. O seu motor é o mesmo motor utilizado em uma série de aeronaves leves e até mesmo no helicóptero R-44.
Fiz umas fotos quando visitei o Národini Techniké Muzeum na cidade de Praga, tive a oportunidade de fotografar uma das aeronaves representadas no kit, o OK-IRF voada por Ivan Tuček, campeão mundial de acrobacia em 1978.
Vamos vê-la em ação:
O kit,
Sempre fico muito contente quando chega até minhas mãos algo diferente, pois as grandes empresas como sabemos sempre lançam “mais do mesmo” e este pequeno aqui me impressionou pela qualidade.
A Brengun já vem de um tempo para cá fabricando kits no estilo short-run, porém a qualidade de seus kits só tem aumentado, fiquei realmente bem surpreso ao abrir a caixa deste kit.
Por ser uma aeronave civil e ainda por cima acrobática são poucas peças que compõem o kit, apenas três sprues, dois para as peças e um para a transparência. No total o kit é composto por apenas 35 peças, sendo duas delas em resina (rodas), também está incluída uma folha de photoetched com alguns detalhes para o interior e exterior.
O kit permite montar as versões Z-50 L/LA/LS e vem com uma folha de decalques bem grande, incluindo todos os stencils e algumas marcações principais, que aliás considero o grande desafio deste kit: a pintura, pois nenhuma máscara vem junto com o kit e as pinturas apresentadas são extremamente complexas, o modelista deverá ter bastante paciência para a montagem.
O interior é bem completo, simples o suficiente para uma aeronave acrobática, mas achei que poderiam ter incluído na folha de decalques um decalque com os instrumentos.
Fiz um teste à seco da montagem das asas e da fuselagem e os encaixes são muito bons, sem maiores problemas, recomendo.
Dependendo da versão você pode utilizar o trem de pouso com cobertura para as rodas, ou com as rodas sem cobertura, neste caso utilizando as rodas em resina incluídas no kit.
As opções de pintura são:
- Ing. Petr Jirmus – OK-IRG
- Ivan Tuček- OK-IRF
- Ralf Wandzich – DDR-WTA – 1988
- Januz Kasperek – SP-AUA – 1982
As tintas indicadas estão apenas com nome, sem indicações de código para nenhum fabricante, mas por se tratar de uma aeronave civil não vejo maiores problemas com isso.
Como disse anteriormente, o grande desafio será a pintura, mas valerá muito a pena ter algo diferente em sua bancada…
Onde comprar,
Este kit custa 12 Euros + frete, cerca de 50 Reais +frete (cotação março/2016), para comprar basta vistar o site a Hauler/Brengun clicando aqui.
Meus mais sinceros agradecimentos à Brengun/Hauler por ter gentilmente enviado este set para review.
É isso aí e até a próxima!
Gostei muito do modelo e R$ 50,00 pelo pacote parece bom preço justo. Como foi dito, não é mais do mesmo e modelos civis de aviões de pequeno porte são raros no mercado, ainda mais na 1/72.
Uma observação para encorajar: no modelo SP-AUA (vide esquema na 2ª foto)a pintura é quase toda reta, bem mais fácil para mascarar.
Parabéns pelo Review!
Pois é Ronaldo,
Esse pequenino impressiona!
Plastiabraços,