Aviação Reviews 

Review: 1/144 Ilyushin-62M – ICM #14406

A aeronave,

O Ilyushin Il-62 (Em Russo: Илью́шин Ил-62) foi desenvolvido na década de 60 para substituir o turbohélice Il-18 nos voos de longa distância. O modelo foi o primeiro produzido na União Soviética com o com conceito de Narrow Body (fuselagem estreita com no máximo 4m de largura) e também a primeira aeronave pressurizada com fuselagem não circular.

O modelo tinha capacidade para até 200 passageiros e tinha como concorrentes diretos o DC-8, VC-10 entre outros, era impulsionado por 4 motores turbofan Soloviev D-30, o mesmo utilizado no Il-76, Tu-154 e no MIG-31. A aeronave era capaz de voar a distância de 10mil km sem reabastecimento e sua velocidade máxima era de 900km/h.

Um dos fatos mais curiosos do Il-62 era sua robustez o que logo fez com que o mesmo fosse utilizado em mais de 30 países desde seu voo inaugural em 1963 mais de 260 unidades foram construídas, e acredite, alguns deles estão em operação até hoje!!

O exemplo mais conhecido da prova da robustez do Il-62 foi a quando a aeronave matrícula DDR-SEG que pertenceu a Cia aérea da Alemanha Oriental Interflug  (DDR-SEG) pousou intencionalmente em uma pista curta de grama de apenas 900m no aeródromo de Stölln/Rhinow em 23 de Outubro, 1989 realizando uma manobra famosa e perigosa. Caminhões de bombeiros e ambulâncias foram posicionados para o pouso mas felizmente após algumas tentativas tudo correu bem (veja o video abaixo). O jato foi usado para comemorar o local do acidente fatal de Otto Lilienthal (1848-1896) no monte Gollenberg. A aeronave foi chamada de “Lady Agnes”, esposa de Lilienthal, atualmente a aeronave pertence a um museu dedicado a Lilienthal e acredite, ela se tornou um local de cerimônias de casamento! imagine só podendo casar no aeroporto mais antigo do mundo dentro de um Il-62? com certeza é o sonho de qualquer entusiasta da aviação. Veja mais aqui.

Um outro pouso em ambiente não preparado aconteceu em julho de 1983 em Monino, Rússia, quando o piloto chefe de testes da Ilyushin OKB Stanislav Bliznyuk entregou o CCCP-86670 ao museu para que fosse exposto ao ar livre.

Abaixo o vídeo do intrépido pouso do DDR-SEG:


Fonte:

Gunston, Bill. The Osprey Encyclopedia of Russian Aircraft 1975–1995. Osprey, 1995. ISBN 1-85532-405-9.

O kit,

Composto de apenas 4 sprues, sendo um para as transparências o kit possui poucas peças são apenas 62 peças. Os sprues são todos injetados em branco ( o que dificulta um pouco mostrar nas fotos os detalhes). Toda a injeção é em baixo relevo e os detalhes são muito bons para a escala. Atualmente existe um outro modelo à venda na mesma escala (e também muito mais caro) produzido pela Zvezda, que possui uma quantidade de detalhes um pouco maior.

Para quem não é muito exigente este kit da ICM é pra lá de suficiente. As instruções estão em um livreto tamanho A4 impresso em papel couchê. A montagem do kit parece extremamente simples, e acredito que não haverá problemas.

Os decalques permitem fazer 3 aeronaves:

  • Interflug DDR-SEN – Alemanha Oriental, 1989
  • Interflug, DDR-SEN – Alemanha, 1990
  • Força Aérea Alemanha, 1992

Curiosamente embora os decalques representem pinturas e momentos diferentes todos são da mesma aeronave, número de série:  3242432, clique aqui para ver algumas fotos da mesma. A matrícula DDR-SEG do famoso e intrépido pouso pertence a um modelo Il-62 que é diferente do Il-62M acredito que por essa razão não tenha sido incluída na folha de decalques.

Uma coisa bacana no kit, um pedestal em acrílico está incluído!

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado por 25,55USD (aprox. 89 Reais – cotação maio/2016) + frete, na Hobbyeasy, para comprar clique aqui.

Se você não sabe como comprar no exterior recomendo a leitura destes tutoriais, clique aqui.

Meus sinceros agradecimentos a Hobbyeasy por enviar este kit para review,

Muito obrigado !!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Review: 1/144 Ilyushin-62M – ICM #14406”

  1. Boris

    Caramba, que pouso!!! Depois desse vídeo desperta até vontade de montar esse modelo.

    1. Bom dia Boris,

      Pois é! Confesso que fiquei com vontade de montar o kit também por causa disso, penso que essa é a parte mais legal do plastimodelismo, poder contar alguma ou parte da história.

      Um grande plastiabraço!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.