Review: 1/72 Leo C.30 – RS Models #92190
A Aeronave,
O Cierva C30 foi um autogiro projetado e desenhado por Juan de La Cierva, o primeiro voo da aeronave se deu em 1933 e sua produção teve início no ano seguinte, cerca de 150 unidades foram construídas no total.
O autogiro serviu de base para o desenvolvimento do helicóptero atual, e até hoje existem muitos modelos, alguns capazes de realizar voos pra lá de radicais, uma característica bastante interessante do autogiro é que ele é uma aeronave que simplesmente não sofre estol, fazendo dos autogiros aeronaves extremamente seguras.
O Cierva C30 foi produzido em três países, sob licença pela Avro, Lioré-et-Olivier e Focke-Wulf. Dessa forma cada fabricante deu sua designação para a aeronave, os fabricados pela Avro, eram os C, os fabricados pela Lioré eram L e os fabricados pela Focke-Wulf eram C também.
Este do review em particular é o fabricado pela Lioré, que produziu sob licença 25 unidades, eram equipados com motor Salmson 9NE radial de 9 cilindros.
A aeronave não teve muito uso militar, a Inglaterra chegou a usá-los para calibração do radar, entretanto praticamente todos foram parar em mãos civis.
O kit,
Composto de apenas um sprue, o kit possui apenas 64 peças, não há sprue para a transparências, mas sim uma pequena folha de acetato, que ao meu ver reproduz muito melhor a pequena proteção que havia para o piloto.
A injeção é ao estilo short-run porém com uma melhoria significativa de qualidade, embora ainda não existam pinos de encaixe, o kit é totalmente livre de rebarbas. Há bons detalhes, como o motor e o interior que tem um nível de detalhamento ao meu ver suficiente, mas claro, pode ser melhorado com alguns aftermarkets de cintos em photoetched e decalques para o painel de instrumentos.
O grande desafio deste kit é montar tudo alinhado, pois ele possuía muitos montantes, tanto para o trem de pouso quando para o rotor, acredito que neste ponto o modelista terá que ter paciência e cuidado para não montar nada errado.
O manual é bem claro nas instruções e felizmente trás as indicações de cores de um fabricante! as cores tem indicações para as tintas Gunze Sangyo linha Mr. Color.
Os decalques são bem impressos, nada fora do lugar e praticamente sem verniz “sobrando” o que elimina em 90% a possibilidade de silvering.
Os decalques permitem 4 marcações diferentes:
- Leo C.30 – Agen-La Garenne – France 1940
- Avro C.30A, Poland 1937
- Leo C.30, Hyeres Autogiro section, France 1940
- Focke-Wulf C.30, Germany 1936
Atenção que os modelos Avro e Focke-wulf possuíam uma pequena diferença nos rotores e no escapamento do motor, tais diferenças estão presentes no kit e indicadas no manual, mas não custa dar uma reforçada 😀
Devido ao nível de dificuldade por causa dos montantes, recomendo este kit para os modelistas que já possuem alguma experiência no modelismo.
Certamente é um modelo bastante diferente, nunca vi nenhum montado em nenhuma convenção de que já participei (aqui no Brasil) e vai chamar a atenção em qualquer coleção.
Onde comprar,
Este kit pode ser comprado por 18 Euros (cerca de 65 Reais cotação julho/2016) + frete diretamente da RS Models. Para comprar este kit, clique aqui.
O kit também pode ser comprado por meio dos revendedores da RS Models, para ver a lista de revendedores clique aqui.
Se você não sabe como comprar no exterior recomendo a leitura destes tutoriais, clique aqui.
Meus agradecimentos à RS Models por enviar mais este modelo para review, obrigado
É isso aí e até a próxima!
Tenho umas fotos de autogiro do museu de Madri!
Opa!
Que bacana Guacyr!! com certeza é um Cierva!
Lucas estes dias atrás eu visitei o site da RS models e vi muitos kits legais por lá, existe muita coisa “hard to find” lá.
Gostei muito dos vídeos, puxa naquela época há havia decolagem vertical.
Parabens pelo review.
Pois é Paulo,
Particularmente sou muito fã destes modelos fora do estilo “mais do mesmo”, a RS Models tem uns kits muito interessantes mesmo, e a qualidade é boa por serem kits shor-run é até melhor que outras marcas.
Quanto ao Leo C.30 eu tive um de controle remoto, rapaz, voava desse jeito mesmo ai, era muito legal!
Plastiabraços!