Aviação Reviews 

Review: 1/72 Heinkel 280 with As 014 – RSMODELS #92177

A aeronave,

O Heinkel 280 foi o primeiro caça à jato da história, embora muitos reconheçam o Me-262 como sendo o primeiro, o He-280 saiu da prancheta antes, mas por razões políticas acabou sendo deixado de lado em favor do Me-262.

O projetista à frente do He-280 era Robert Lusser, que inicialmente chamou o projeto de He 180. Em 1939 o modelo já tinha seu desenho já preparado, com uma fuselagem no estilo Heinkel e asas elípticas. O primeiro problema encontrado foi o seu trem de pouso, considerado frágil demais, problema também encontrado nos modelos iniciais do Me-262.

O primeiro protótipo ficou pronto no meio de 1940 e era equipado com dois motores à jato Heinkel HeS 8, o primeiro voo do modelo aconteceria em Setembro do mesmo ano. Problemas nos motores levaram a Heinkel novamente para a prancheta para encontrar uma solução, um segundo motor então começou a ser projetado, o HeS 30, ao mesmo tempo testes estava sendo realizados com motores pulso-jato Argus As 014 (o mesmo motor utilizado nas famosas V-1)

No final de 1943 o terceiro protótipo finalmente ficou pronto, e o governo alemão ficou interessado no modelo após ele ser colocado em demonstração contra um Fw-190.

Um fato curioso deste modelo é que ele não só foi o primeiro caça à jato da história como também a primeira aeronave a por em prova um sistema de assento ejetável. Em 1942 durante um voo de teste um dos protótipos congelou e obrigou o piloto de testes Helmut Schenk a ejetar, fazendo com que ele fosse o primeiro piloto da história a utilizar um assento ejetável.

O modelo teve diversas variações de motores, que era o seu calcanhar de Aquiles, ele chegou a ser voado até mesmo com motores Junkers Jumo 004s (os mesmos do Me-262) mas eles eram pesados demais para a aeronave, e acabou por atrapalhar sua performance.

No final de tudo quem ganhou a batalha dos jatos acabou sendo o Me-262 que entrou em produção logo em seguida tornando-se o primeiro caça à jato operacional da história. Quanto ao Heinhel He-280, apenas 9 unidades foram construídas e nenhuma delas foi utilizada em combate, ou sobreviveu.

 

O Kit,

Nada mais que um short-run puro sangue, um kit simples, com apenas 5 sprues e 79 peças no total. Embora seja um short-run, a injeção do kit é muito boa, com linhas de painel bem finas em baixo relevo, e inclui até pequenos detalhes como rebites na fuselagem.

O manual é extremamente simples, uma folha A4 impressa dos dois lados dobrada ao meio, e como o kit possibilita diversas variações do modelo é preciso ficar atento nas instruções.

O kit permite montar o Heinkel 280 com todas as motorizações possível que utilizou, desde os motores HeS 8, passando pelos pulso-jato, até os Junkes Jumo, e também suas combinações possíveis como 2 HeS8 e 2 pulso-jato.

Outra variação importante do modelo e disponível no kit e sua cauda, que originalmente era com dupla empenagem, mas que mais tarde foi testada no formato em “V”, ambas estão disponíveis no kit.

O interior do modelo é simples, incluindo o painel de instrumentos, assento e manche, os decalques para os instrumentos não estão presentes, e no kit a representação dos mesmos é um pouco simples, mas nada que não possa ser resolvido utilizando decalques do interior de algum outro kit.  O canopy vem fechado, se o modelista quiser montá-lo aberto será necessário cortá-lo.

Os decalques estão bem impressos sem nada fora do lugar, e com pouco verniz sobrando, o que evita o silvering. Eles permitem a construção de 4 modelos diferentes sendo:

  • He-280 V1, 4x As 014 Pulse Jet Engines, First Flight, January 1943
  • He-280 4x As 014, Luftwaffe/alternative marking/
  • He-280 2x HeS 8A/ 2x As 014, JG 26, 1945 Luftwaffe/alternative marking/ (V tail)
  • He-280 6x As 014,1945  Luftwaffe/alternative marking/ (V tail)

As pinturas estão logo atrás da caixa porém não trazem os códigos de nenhum fabricante, apenas seus nomes e referências RLM.

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado por 22 Euros (cerca de 80 Reais cotação Setembro/2016) + frete diretamente da RS Models. Para comprá-lo, clique aqui.

O kit também pode ser comprado por meio dos revendedores da RS Models, para ver a lista de revendedores clique aqui.

Se você não sabe como comprar no exterior recomendo a leitura destes tutoriais, clique aqui.

Meus agradecimentos à RS Models por enviar mais este modelo para review, obrigado

É isso aí e até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

4 Thoughts to “Review: 1/72 Heinkel 280 with As 014 – RSMODELS #92177”

  1. Cristian

    Belo review Lucas.
    Só lembrar que o He-178 voou 27/08/1939, enquanto o He-280 voou somente 22/09/1940.

    Abraço!

    1. Obrigado pela Informação Cristian!

      Plastiabraço!

  2. daniel iscold

    Os Alemães na época já sabiam que este desenho de asa era adequado para aviões rápidos. Esse conceito permanece até hoje
    https://allthingsaero.com/general-aviation/experimental-aircraft/video-students-build-world-s-fastest-4-cylnder-airlane

  3. Renato Gambi Moreira

    Ótimo texto Lucas. Lindo modelo.

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.