Build Review: 1/72 Yakolev Yak-1 1941 Brengun e Tintas HATAKA
Este será um build review duplo, pois irei montar um kit da Brengun e utilizarei as tintas Hataka pela primeira vez.
Sobre as tintas HATAKA.
Para a pintura deste kit usei um set da HATAKA que já vem com as cores soviéticas da Segunda Guerra Mundial, o que facilita muito a montagem, uma vez que os manuais da Brengun não trazem códigos de cores de nenhum fericante.
Diluí a tinta na proporção de 2:1 (água:tinta) e usei em torno de 15psi de pressão. Foi tudo muito bem, e o acabamento embora fosco não deixou nenhum silvering nos decalques. Em breve publicarei um review completo das tintas, utilizando vários tipos de solventes diferentes, mas a princípio somente com água já foi muito bem.
Outra coisa muito interessante desta tinta é o seu cheiro, pois é bastante suave, ideal para aqueles modelistas que a esposa reclama de cheiro de tinta.
Embora os frascos lembrem das tintas Vallejo, lembro que estas tintas NÃO TEM semelhança alguma com as Vallejo. São tintas com acabamentos e fórmulas completamente diferentes.
As tintas HATAKA podem ser enviadas pelos Correios normalmente, são fabricadas na Polônia e é possível comprar diretamente do fabricante em seu site. (clique no banner ao lado)
Este set de tintas que utilizei nesta montagem custa 17,60 Euros (cerca de 60 Reais) + frete, o set vem com 8 cores, ou seja R$7,50 por frasco. Para comprar clique aqui.
A HATAKA tem sets específicos de cores para a Força Aérea Brasileira! Para ver os sets clique aqui.
O YAK-1
Tendo seu primeiro voo realizado em Janeiro de 1940, o Yak-1 foi um dos mais bem sucedidos caças soviéticos da Segunda Guerra Mundial. Sua construção era um misto de liga leve e madeira, sua configuração era de um caçamoderno, com cockpit fechado e trem de pouso retrátil (um avanço para a época).
Seu armamento era constituído de 1 canhão fixo de 20mm (pelo spinner da hélice) e duas metralhadoras de 7,62mm instaladas no capô do motor, podia ainda levar uma carga de até 200kg em bombas ou foguetes.
No total quase 9 mil unidades foram construídas. Ele serviu de base para o desenvolvimento dos ainda melhores Yak-3, Yak-7 e Yak-9.
https://www.youtube.com/watch?v=6m_wAeMHoKM
O KIT
Composto de apenas de 4 sprues, sendo três para o kit e um para as transparências, este é aquele tipo de kit que serve muito bem como projeto de final de semana, montagem simples, sem muitos problemas. O kit ainda inclui rodas em resina, e detalhamento em photoetched.
São poucas peças, porém com um nível detalhamento bom para a escala, gostei das tampas do trem virem em photoetched, dois pontos que ficaram faltando
- Cintos de segurança
- Painel de instrumentos difícil de pintar
Nenhum destes itens está presente no modelo, o painel é em photoetched em alto relevo, mas com detalhes tão pequenos poderia ser fornecida uma folha de acetato com os instrumentos ou algum decalque.
Outro ponto é o canopy que vem fechado e não há como fazê-lo aberto. No restante é um kit bem interessante.
A montagem,
Iniciei a montagem de acordo com a sequência indicada no manual, fazendo o painel e o assento. O assento é muito bem detalhado porém com peças bem delicadas, é necessário tomar bastante cuidado ao manuseá-lo, pois ele é um misto de peças em photoetched e injetadas.
Algumas peças no interior da fuselagem são bem interessantes e adicionam um detalhamento final bem interessante ao modelo, mesmo sendo um kit short-run a fuselagem fechou bem, com exceção da tampa do motor, que ficou bem desalinhada e foi necessário um pouco de trabalho de lixa e putty no local.
Outras peças que exigiram um pouco de cuidado foram os radiadores, também foi necessário um pouco de putty para que ficassem com uma junção boa.
Como a asa do Yak-1 era um misto de metal e madeira, o pessoal da Brengun teve uma sacada bem legal, enviar as partes de metal em photoetched, o que deu um acabamento bem bacana. Falando em asas, estas tinham rebarbas, e foi necessário remover dois grandes pinos de injeção para que fechassem, outro ponto importante, tiver que lixar bem o well bay pois este também impedia o fechamento da asa na raiz.
Um detalhe importante quando se fala em photoetched, é sempre bom aplicar um primer nele antes, pois a tinta pega muito melhor desta forma. Eu utilizo o primer branco da Tamiya.
Algumas peças do interior possuíam falhas de injeção e não puderam ser usadas como a A-37 (ver foto), outras peças precisaram de lixa para remoção de rebarbas e outras ainda precisaram de preenchimento como a tampa do motor, que tinha as saídas das metralhadoras “vazada” utilizei putty para fechar o buraco.
Outra peça também apresentou problemas, a C9 que era menor que o tamanho de encaixe, para montar corretamente usei a cola Tamiya Extra Thin, que derreteu o plástico e preencheu perfeitamente o espaço.
Embora as peças do canopy venham separadas, no Yak-1 a parte central corria para trás e da forma como foi injetada a peça não foi possível montar o canopy aberto.
Para compensar a falta de cintos de segurança, utilizei um feito em decalque, como o canopy vai ficar fechado mesmo, ele cumpre o seu papel.
Para a pintura e o mascaramento utilizei Silly putty para a camuflagem e Mr Masking para o canopy.
Os luzes de navegação do kit não se encaixam na asa, portanto foi necessário fazê-las, utilizei o Micro Cristal Clear para a tarefa, e o problema foi resolvido. O tubo de pitot do kit é um pouco rudimentar e o substituí por um feito de cobre de 0,4mm. O acabamento final foi dado utilizando thinner fosco da AK-Interactive.
Esta foi uma das montagens mais rápidas que já fiz, contabilizando todo o tempo na bancada foram cerca de 3 dias de trabalho.
O resultado final
Onde comprar.
TINTAS HATAKA
Este set de tintas que utilizei nesta montagem custa 17,60 Euros (cerca de 60 Reais) + frete, o set vem com 8 cores, ou seja R$7,50 por frasco. Para comprar clique aqui.
A HATAKA tem sets específicos de cores para a Força Aérea Brasileira! Para ver os sets clique aqui.
KIT
Este kit pode ser comprado na Modelimex por 11,2 Euros (já com desconto de 20% para compradores do Brasil), ou cerca de 37,00 Reais. Para comprar clique aqui.
Se você não conhece a Modelimex, sugiro ver este link com uma visita que fiz na loja ou este tutorial que explica como comprar na Modelimex
Se você não sabe como comprar no exterior recomendo a leitura destes tutoriais, clique aqui.
A Brengun já lançou um photoetched e um canopy em vaccum forming para melhorar a montagem do kit!
Meus sinceros agradecimentos ao pessoal da Modelimex e da HATAKA por gentilmente enviar este material para review.
Plastiabraço e até a próxima!
Um show após o outro. Parabéns pela montagem/review!!! Faça mais que a comunidade plastimodelistica agradece.
Obrigado Silvério,
Sempre que possível publico reviews de montagens.
Plastiabraço!
Também tenho curiosidade sobre as tintas deste fabricante….e em fóruns gringos achamos opiniões bem conflitantes…
Nas fotos o acabamento me pareceu bem “áspero”…….ilusão de ótico ou é isso mesmo?
Maicon,
Obrigado pelo seu comentário e por visitar o blog 😀
O acabamento ficou com o mesmo “aspero” da Tamiya, mas acredito que foi por eu ter usado água como solvente, estou esperando chegar o solvente do fabricante para poder realizar os testes.
O ideia será testar da mesma maneira que fiz os testes com as tintas Italeri e publiquei aqui no blog.
Quando estiver com tudo em mãos farei o post.
Plastiabraço!
Muito bom
Lucas tenho a maior curiosidade para usar estas tintas, parecem ser muito boas.
Parabens pelo review.
Obrigado Paulo!
Em breve vou postar um teste completo com elas, estou esperando chegar o Thinner da marca.
Vou fazer um teste igual ao que fiz com as tintas da Italeri comparando diferentes solventes e vendo alternativas.
Mas só de usar com água já deu pra perceber que são boas, gostei do acabamento, tempo de secagem, etc..
Plastiabraço