Review: 1/144 Embraer E-195 Revell #04884
A Aeronave,
O Embraer E-195, faz parte da família de aeronaves designadas E-Jets da fabricante brasileira EMBRAER. Os E-jets (Embraer 170/190) são aeronaves concebidas para acomodar de 70 a 122 passageiros e visam companhias aéreas com essa necessidade de capacidade de acomodação.
A primeira empresa a voar o E-195 foi a Flybe, atualmente 85 companhias aéreas de 50 países utilizam o Embraer 195, veja a lista aqui. O E-195 é uma aeronave super moderna e conta com aviônicos de ultima geração, para ver em detalhes o cockpit da aeronave clique aqui.
Recentemente a Embraer lançou o E195-E2 que é a evolução do modelo anterior com maior autonomia e capacidade de passageiros.
O E195 voou pela primeira vez em junho de 2002 e tive a oportunidade de vê-lo voando ainda com a pintura de homologação em um show aéreo aqui no Brasil… bons tempos que haviam vários shows aéreos por aqui…
Para saber mais sobre o Embraer 195 visite a página do fabricante clicando aqui.
<
O kit,
Não há como não se sentir feliz ao ver aeronaves nacionais transformadas em kit não é mesmo? Primeiro foi a Hasegawa com o E-170 na 1/144, a Tamiya também lançou o E-170 mas na 1/100. E agora foi a vez da Revell lançar um, neste caso o Embraer E-195.
Essas novas injeções da Revell são bem interessantes, começando pelo manual que se parece com os manuais da “Lego”, muito fáceis e simples de entender. Estou um pouco atrasado com este review, pois o kit foi lançado em 2015, porém somente agora consegui obtê-lo.
São dois sprues injetados em branco, o que facilita a pintura, mais um com as transparências do cockpit. Os detalhes são muito interessantes e em baixo relevo, destacando a cabine, coisa difícil de se ver em kits de aviões comerciais, e a entrada de ar da turbinas separadas, algo bem complicado em kits de aeronaves comerciais, pois na parte de dentro é sempre complicado para “sumir” com a emenda. A ideia da Revell em colocar o bocal separado foi simplesmente sensacional.
O kit é composto de 56 peças, até que são poucas peças para um modelo, a montagem não é complicada, e o manual é extremamente claro nas indicações, mais um ponto positivo para a Revell.
Os decalques foram projetados pela DACO, e trazer a marcação da Air Dolomiti , que é uma empresa baseada em Munique na Alemanha e subsidiaria da Lufthansa, esta é a única marcação disponível nos decalques, e sinceramente não sei qual foi a razão da Revell escolher essa empresa para os decalques, pois existem outras empresas mais conhecidas.
As janelas são vazadas, o que agrada a alguns modelistas e decepciona a outros, particularmente eu prefiro assim, basta um pouco de Kristal Clear da Microscale e o problema está resolvido.
Aftermarkets,
Já estão disponíveis no mercado alguns sets de decalques, como os da LOT Airlines e da Montenegro Airlines, além de um set de detalhamento em photoetched produzido pela NH Detail.
Onde comprar,
Este kit pode ser comprado na Special Forces por apenas R$96,00 + frete, para comprar clique aqui.
A loja também dispõe dos sets de decalques para a LOT e da Montenegro. O Set de detalhamento pode ser obtido por meio de encomenda.
Lembrando que a loja fica no Brasil portanto nada de esperar muito tempo ou pagar imposto de importação para sua encomenda chegar.
Para saber mais sobre a Special Forces clique aqui, também já visitei a loja, clique aqui para ver.
Meus mais sinceros agradecimentos ao pessoal da Special Forces por enviar este kit para review.
Já coloquei o kit na minha lista de montagens, em breve publico o build review aqui no Blog!
Plastiabraço e até a próxima!