Review 1/72 – Saunders Roe Rocketeer T.Mk.51/2A/2G – AZmodel #AZ7692
O Saunders Roe Rocketeer,
O Rocketeer foi a resposta da Saunders Roe para uma requisição da RAF de um interceptador capaz de atingir grandes altitudes em um curto espaço de tempo para então atacar formações de bombardeiros. O protótipo foi desenvolvido nos anos 50 e seu primeiro voo foi em 5 de maio de 1957 e marcava uma total revolução no conceito de aeronave de caça.
Nos anos 50 0 desenvolvimento dos motores à jato ainda não estava maduro por assim dizer e conseguir um motor capaz de desenvolver grande empuxo em curto espaço de tempo era algo que ainda estava longe de acontecer. Dessa forma a Saunders Roe desenvolveu um projeto misto, onde um motor à foguete era capaz de levar o caça até onde se se encontraria o seu possível inimigo em um curtíssimo espaço de tempo O conceito era bastante parecido com o projeto Alemão da Segunda Guerra Mundial Me-163 Komet, mas com uma diferença: enquanto o Komet necessitava planar para retornar a sua base, o Rocketeer possuía um motor secundário capaz de levar o interceptador de maneira segura de volta à sua base. O SR 53 Rocketeer era capaz de alcançar a velocidade de Mach 2.2 e seu motor/foguete lhe dava uma razão de subida de incríveis 52.800 pés/min ( cerca de 270 m/s)!!. porem com uma autonomia de apenas 7 minutos quando então o motor à reação deveria ser acionado. Era armado com dois mísseis guiados por infravermelho De Havilland Firestreak
O modelo sofreu diversas alterações durante a sua vida de projeto e acabou sendo usado de bancada de testes para o projeto do SR 177, que era uma versão melhorada do SR 73.
Embora o SR.53 tenha provado ter um desempenho promissor durante os voos de teste, a necessidade de tal aeronave foi superada pelos avanços na tecnologia de mísseis terra-ar, levando à reconsideração do propósito da aeronave. Em julho de 1960, o programa de desenvolvimento foi formalmente cancelado não só pelo questionamento da utilidade de aeronave mas também juntamente com outras medidas que acabaram por retirar o apoio financeiro Norte Americano no projeto. Um total de 56 voos de teste foram realizados e duas aeronaves protótipo do SR.53 foram concluídas e usadas. O segundo protótipo foi destruído em um acidente durante um voo de teste em junho de 1958. O primeiro protótipo está preservado e se encontra em exibição pública no Royal Air Force Museum Cosford.
Este documentário abaixo conta toda a história e o que estava por trás do desenvolvimento do Rocketeer vale a pena assistir
O kit do Rocketeer,
A AZmodel produziu uma série de kits baseados no SR 53 , e este é um deles. Esta é uma versão what-if de treinamento, ou seja, composta de dois lugares. Se você não conhece a AZModel clique neste link para ver uma visita que realizei na fábrica.
A primeira coisa que chama a atenção no kit já de início é sua arte da caixa com uma bela pintura da RSAF (Força Aérea Real Saudita) realizada pela artista espanhol Carlos Alonso, se você não conhece o trabalho dele sugiro visitar o seu site aqui. No verso da caixa se encontram as possíveis pinturas para o kit, e confesso, que já estou tendo dificuldades em escolher qual versão construir do modelo.
O kit é composto por apenas 3 sprues, dois em cinza com as peças e um com a transparência. No total são 51 peças, sendo que duas delas não serão usadas, pois constituem a fuselagem da versão monoplace.
A injeção é no estilo short-run então um pouco de trabalho é esperado durante a montagem, algo bastante comum deste tipo de kit. Os detalhes são em baixo relevo e suficientes para a escala, apenas atente para o fato que algumas peças, como as asas por exemplo, estão com algumas pequenas rugosidades e será necessário lixá-las antes de se começar a montagem. Ainda sobre as asas gostei do fato de serem em apenas uma peça, dispensando a montagem das partes superiores e inferiores.
Os detalhes do interior são simples com o painel em baixo relevo porém o kit não inclui decalque para os instrumentos. Os instrumentos laterais estão em relevo possibilitando ao modelista conseguir um nível satisfatório de detalhamento. Os bancos são bem simples e os cintos de segurança são em formato de decalque. Como o canopy vem com a opção de se montar fechado acredito que este detalhe acaba por ser suficiente para a montagem.
O trem de pouso tem poucos detalhes porém suficientes. O manual é em 4 paginas tamanho A5 e tem as instruções coloridas, as opções de pintura estão no verso da caixa e incluem as da imagem abaixo, a indicação de cores está para tintas da marca Humbroll.
Saunders Roe Rocketeer T Mk.2A
Royal Canadian Air Force- Central Experimental and Proving Establishment RCAF-202 | 17202 – 1960 – RCAF Cold Lake
Saunders Roe Rocketeer T Mk.2G
DE Bundeswehr Luftwaffe – MFG 2 29+28 – 1983 – Eggebek
Saunders Roe Rocketeer T Mk.51
RSAF – (Royal Saudi Air Force)
Riyadh Air Academy 7506 – 1989 – Riyadh
Os decalques tem boa impressão, porém o verniz ficou um pouco fora do registro mas nada que vá atrapalhar a montagem. Além das marcações a folha de decalques também inclui diversos stencils.
Onde comprar,
Este kit do SR 53 Rocketeer pode ser comprado na Modelimex por 16,40 Euros (já com desconto de 20% para compradores do Brasil), ou cerca de 85,00 Reais (cotação março/2022). Para comprar clique aqui.
Se você não conhece a Modelimex, sugiro ver este link com uma visita que fiz na loja ou este tutorial que explica como comprar na Modelimex
Meus sinceros agradecimentos ao pessoal da Modelimex por enviar mais este kit para review!
Plastiabraço e até a próxima!