Review 1/35 1947 PD-3751 Silverside Bus – RODEN – #816
O GM PD-3751 Silverside,
É bastante comum para nós associar um produto à uma marca, como por exemplo a esponja de aço bombril, fotocopiadoras Xerox e por aí vai. Assim, quando falamos de um ônibus, nos vem a mente uma empresa. Por exemplo quando falamos da Viação Cometa muita gente vai se lembrar dos reluzentes ônibus coach GM PD-4104, conhecido aqui no Brasil como Morubixaba. Nos Estados Unidos não é diferente e o coach GM PD-3751 é sinônimo da Grayhound, empresa fundada em 1914 e que permanece em atividade até hoje.
O Greyhound “Silverside”, apelido cunhado pelos motoristas, devido as suas laterais metálicas, foi construído pela Yellow Coach e GM. Alguns pontos marcantes no Silverside é o seu design exclusivo para a época, com painéis de acabamento externo em alumínio canelado, tração transversal e algumas inovações interessantes como um degrau inferior móvel que deslizava quando a porta de entrada era aberta e a alavanca de câmbio montada na coluna de direção (refletindo a tendência dos automóveis da época). Outro ponto interessante era o piso era elevado criando o espaço para bagagem que existem praticamente em todos os ônibus atualmente, o Silverside foi o primeiro com esse tipo de piso.
O primeiro Greyhound Silverside foi um Yellow Coach 1206 construído em 1939; este foi o único modelo experimental, embora se parecesse com os modeles posteriores, foi usado para fins publicitários em conexão com a Feira Mundial de 1939. Naquela época existia uma regulamentação de tamanho para os ônibus e o comprimento máximo legal para os ônibus na época ainda era de 33 pés (cerca de 10 metros) em muitas áreas dos Estados Unidos , então o Silverside foi produzido nas versões de 33 e 35 pés. Após a Segunda Guerra Mundial, apenas as versões de 35 pés foram construídos.
Outras mudanças no pós-guerra incluíram os controles do motorista e o painel de instrumentos redesenhados, e a unidade de força do ar condicionado foi movida para trás em um compartimento. No final da Segunda Guerra Mundial, a Greyhound evidentemente decidiu que era mais fácil fazer alterações e melhorias no design Silverside existente por enquanto, em vez de se envolver profundamente novamente em um novo design de ônibus. Houve a necessidade de substituir muitos ônibus desgastados com uso pesado durante a guerra. Os últimos Silverside foram entregues em 1948, e a Greyhound não teria outro ônibus de “marca registrada” até os primeiros Scenicruisers em 1954. Mesmo após a chegada dos Scenicruisers, e mais tarde um ônibus “Greyhound only”, o M.C.l. MC-6, alguns dos Silverside continuaram a operar para a Greyhound. Os últimos, um grupo de PD4151 atribuídos à Divisão 5 de trajetos diários em São Francisco, foram retirados do serviço ativo em 1970, substituídos por PD-4104 (aquele lá da Cometa). O Silverside tinha capacidade para 37 passageiros e foram construídos cerca de 1643 unidades, algumas rodam até hoje restauradas ao seu estado original ou convertidas em Motor Home.
O kit GM PD-3751
O kit é simplesmente sensacional e mesmo na 1/35 será preciso um pouco de espaço para guardá-lo, pois depois de pronto o modelo tem aproximadamente 310mm de comprimento por 75mm de altura. Grandinho né?
Abrir a caixa é uma experiência bem agradável, primeiro porque são muito sprues e segundo porque a Roden teve o cuidado de incluir na caixa uma arte impressa da pintura da caixa! Aliás esta é uma das última artes criadas pelo artista Valeriy “Val” Grygorenko, que infelizmente pereceu nesta guerra absurda entre a Rússia e a Ucrânia, fiz um artigo falando sobre ele aqui no Blog.
O kit é composto por nada menos que 17 sprues, sendo um para as transparências e uma pequena folha de photoetched. No total são aproximadamente 363 peças, o que demonstra o alto nível de detalhamento do kit.
O interior é totalmente completo com os assentos, encostos, o bin de malas que aliás tem até as transparências para a iluminação dos assentos, um certo convite para aqueles modelistas que gostam de ultradetalhar seus modelos, pois há espaço para a inclusão de microleds. A carroceria é montada em 6 partes, o que acredito será um certo desafio para que tudo fique encaixado e alinhado, olhando apenas pelo manual tive a impressão que é possível deixar o teto removível o que seria super legal afinal um interior detalhado merece ser bem visto.
A cabine to motorista é totalmente completa, com todos os detalhes do painel, botões,, alavancas, e tudo o mais apenas um ponto acredito que seja o único problema, por assim dizer do kit, não há decalques para os mostradores do painel e nem detalhes em photoetched, o modelista deverá então se utilizar de mostradores reserva de algum outro kit. Uma coisa que me chamou a atenção em todo o kit, o símbolo da Greyhound está presente em todos os lugares, até mesmo nos menores mostradores, que é o caso desse painel do motorista. A Roden mandou super bem no detalhamento deste kit.
A porta do ônibus pode ser montada aberta ou fechada um convite para vinhetas ou dioramas, até porque na escala 1/35 se encontram muitos acessórios. Um outro detalhe que a Roden fez muito bem são os pneus injetados, muito melhores do que os de vinil que alguns fabricantes costumam fazer.
Outro ponto muito bom do kit: o motor. O Silverside implementou uma inovação ao colocar o motor na parte traseira do motor e tração transversal, uma inovação imensa para a época, está tudo lá e muito bem detalhado e sabe o que e mais legal? o painel do motor pode ser montado aberto deixando-o visível. A folha de photoeched trás inclusive as grades das portas. Aliás todas as portas presentes no modelo podem ser montadas abertas o fechadas, inclusive a do bagageiro.
Sobre a montagem o manual é impresso em preto e branco tamanho ofício e tem 12 páginas, a montagem está dividida em 36 passos. As indicações de cores são para as tintas Vallejo. Quanto aos decalques eles permitem 8 veículos diferentes, todos com a mesma pintura padrão variando apenas alguns detalhes. Os decalques me pareceram bem impressos e acredito que não haverá problemas ao utilizá-los. ATENÇÃO: Existe uma errata nos passos 2, 15 e 34 do kit, o manual inclui uma pequena correção.
No geral, esse é um kit bem detalhado, com muitas peças e short-run, o que significa que não é indicado para modelistas que não tenham um pouco de experiência. Como eu usou fã de modelos diferentes este certamente é um dos modelos que estará na minha bancada nos próximos dias!
Onde comprar,
Este kit pode ser comprado em diversos distribuidores da RODEN ao redor do mundo, para saber qual é o mais próximo de você, clique aqui. Uma das lojas que sempre recomendo é a Modelimex.
Meus mais sinceros agradecimentos à equipe da RODEN por gentilmente ceder este kit para review!
É isso aí e até a próxima!
Boa noite Lucas.
Esse ônibus é, para os saudosistas , uma beleza. E o kit espetacular.
Espero que a montagem dele também seja postada aqui.
Plastiabraços
Sergio