Review: 1/72 Junkers Ju.46hi “Sirius” – MASTER-X #MX7224.03
O Junkers Ju.46,
O Junkers Ju.46 foi uma aeronave desenvolvida a partir do Junkers W.34, na verdade eram aeronaves idênticas se diferenciando apenas pela empenagem vertical. Era uma aeronave de dois assentos que originalmente foi projetada para operar na água sendo catapultada a partir de navios. Depois ela teve os flutuadores removidos criando a versão Ju.46hi. O Junkers Ju.46 era uma aeronave de dois lugares com capacidade de carga de 1200kgs tinha alcance de 1700km e uma velocidade máxima de 230km/h. Era equipada com um motor radial de 9 cilindros BMW com 650hp de potência.
O Junkers Ju.46 foi idealizado com a finalidade exclusiva para transportar o correio aéreo sendo operado na Alemanha do pré guerra pela Luft Hansa em rotas sobre o atlântico. Cada aeronave era associada com o nome do navio em que operava. No total 5 aeronaves foram construídas. Duas delas chegaram a operar no Brasil pelo Sindicato Condor.
O Ju.46hi número de série 2744, recebeu as matrículas D-2419, D-UGUS, D-OLMI e no Brasil PP-CBK “Tingua”. Este modelo foi construído especificamente como avião de solo para a Luft Hansa em 1933 sendo usado até 1938. Em 1939 foi vendido para o Sindicato Condor no Brasil. A aeronave foi perdida em um acidente em Rio de Contas (BA) em 10 de Junho de 1945. O Sindicato Condor operou uma outra aeronave Junker Ju.46fi (com flutuatores) abaixo uma rara foto dela em Natal – RN.
O kit do Junkers Ju.46,
Este é um kit puro de resina composto de 48 peças todas em resina, com exceção do canopy que é injetado. A asa é composta de uma única peça e tem as marcações para fixação do trem de pouso. Um detalhe importante é que um pouco de rebarba precisará ser removida então cuidado será necessário para não danificar a parte corrugada. As janelas precisam ser recortadas a partir de um pequeno pedaço de acetato, algo que considero a tarefa mais complicada de toda a montagem, o fabricante poderia ter impresso no manual do kit um gabarito para facilitar a tarefa.
O trem de pouso é feito em uma resina mais escura, que acredito seja mais resistente uma vez que por ser todo de resina o modelo pronto ficará um pouco pesado. As metades da fuselagem também apresentam a superfície corrugada, característica dos aviões da Junkers, no exemplar que recebi uma das laterais vieram um pouco empenadas, isso é comum em kits de resina e facilmente solucionado mergulhando o kit por alguns segundos em água morna.
Detalhes do interior são simples porém presentes, assentos, manche pedais e painel de instrumentos. O painel de instrumentos possui relevo e com um pouco de cuidado na pintura ficará muito bem apresentável. Um pequeno detalhe que achei legal é o gerador de energia eólico.
O manual é muito simples uma folha A5 colorida impressa em 4 páginas com diagramas e o esquema de pintura. Não há indicação de cores para o interior e nem de marcas de tintas.
O motor é bem simples, porém com um pouquinho de scratch é possível melhorar um pouco mais seus detalhes. O kit fornece uma antena em anel, porém não vi fotos dela instalada em nenhuma aeronave.
Os decalques trazem o necessário para as aeronaves daquela época, matriculas e pequenas marcações. No pré guerra as aeronaves traziam a Swastika, e nesse kit achei a cor branca que fica por trás do emblema um pouco transparente, recomendo pintar por baixo antes de aplicar.
Onde comprar,
Onde comprar
Este kit do Junkers Ju.46hi pode ser comprado diretamente com o pessoal da Master X na República Tcheca, infelizmente o site deles está fora do ar, então envie um e-mail para o Sr Lumír clicando aqui.
Quero deixar aqui meus mais sinceros agradecimentos ao Sr Lumír por gentilmente enviar este kit para review!
É isso aí e até a próxima!
Suas revisões são sensacionais!!!!
.
Oi Alexandre!
Fico muito feliz em ler comentários como o seu!
Muito obrigado!!!
Plastiabraço!