Militaria Reviews 

Review 1/35 V8-G81A Special (1938) – RODEN – #817

O V8-G81A,

No final nos anos 20 muitas empresas Norte Americanas investiram fortemente na Alemanha da era Weimar. Muitas indústrias, incluindo a automotiva tiveram um crescimento potencial devido ao crescimento econômico dos últimos anos.

A Ford tinha um plano ambicioso de crescimento na Europa, principalmente devido a saturação do mercado Norte Americano, assim em 1928 ela fez um acordo com o prefeito da cidade de Rhine-Westphalia para construir uma fábrica na cidade. Os carros produzidos na Alemanha eram muito similares aos norte americanos com apenas algumas diferenças em seu exterior. Depois do partido Nazista subir ao poder, liderado por Hitler, a parceria entre os Estados Unidos e a Alemanha não parou, mas aumentou devido a gradual remilitarização e consequentemente um aumento no número de veículos e a Ford aumentou ainda mais os seus negócios na Alemanha.

Entre os carros mais populares da Ford estava o FordEifel 20C, entre 1935 e 1939 mais de 61 mil unidades foram produzidas o modelo V8-48 cerca de 5 mil. A produção do G78A iniciou em 197 e no final daquele mudou para o V8-G81A, estes modelos possuíam um motor mais potente de 8 cilindros, melhor carroceira e chassis reforçado.

Com o início da Segunda Guerra Mundial, muitos veículos, incluindo os civis foram requisitados pelos militares, o destino dos V8-G81A seria servir como veículo leve de apoio para a Wehrmacht, Luftwaffe e polícia. O modelo foi usado principalmente no início do conflito na Alemanha Oriental mas devido as condições de uso em terreno sem asfalto e o inverno Russo seu uso foi extremamente limitado. Em outros países da Europa que haviam melhores condições de rodovias o veículo permaneceu em uso até meados de 1943, na Alemanha o V8-G81A da polícia permaneceram em serviço até o final da guerra.

A tomada das fábricas da Ford pelo partido Nazista e sua transformação em fábrica de caminhões levou a uma falta de peças de reposição para os G81A, então em 1944 eles já eram raros de ser vistos, embora seu uso tenha sido limitado o G81A teve sua participação no conflito.

O kit do V8-G81A

Como todo kit da Roden o kit vem uma caixa rígida com espaço mais do que suficiente para as peças que estão embaladas em dois sacos plásticos. São 7 sprues, sendo um para as transparências totalizando 128 peças. A arte da caixa é uma das minhas preferidas da RODEN e é uma das última artes criadas pelo artista Valeriy “Val” Grygorenko, que infelizmente pereceu nesta guerra absurda entre a Rússia e a Ucrânia, fiz um artigo falando sobre ele aqui no Blog.

A montagem do kit se inicia pelo chassis seguida pelo motor que aliás tem um bom detalhamento, a mecânica é simples e  o mecanismo de direção das rodas dianteiras é fixo e só permite montar as rodas alinhadas. O capô separado permite montar o kit com o motor exposto o que é muito legal para alguma cena de diorama.

O interior é composto de assentos, pedais, volante, o necessário para um veículo da época, o painel tem seus detalhes em relevo. A carroceria é dividida em duas partes, como as fuselagens de avião, o que acredito será um pouco desafiador para o modelista remover a emendas. A RODEN sempre faz isso seus kits de veículos acredito que seja devido aos custos/tecnologia do molde de injeção para se fazer uma única peça.

As portas vem separadas mais uma vez permitindo detalhes para quem pretende fazer um diorama ou vinheta, apenas o porta malas não é possível de montar aberto.

Detalhes externos como faróis, lanternas, limpadores do para-brisas estão todos fornecidos no kit e acredito que não haverá problemas ao instalá-los.

A montagem se dá em 32 passos e bastante cuidado e atenção serão necessários na montagem uma vez que este não é um kit para iniciantes. A injeção é boa, todos os detalhes são bem reproduzidos não há rebarbas, porém algumas marcas dos pinos de ejeção deverão ser preenchidas para que não fiquem visíveis após a montagem principalmente no compartimento do motor.  Os pneus são em plástico, algo que gosto muito, e vem separados das rodas facilitando muito a montagem e pintura.

Quantos aos decalques eles seguem o padrão da RODEN, são bons mas não exagere no uso de amaciantes de decalques ao aplicá-los. Eles permitem a possível construção de 5 veículos diferentes sendo quatro deles em cinza claro e um em preto.

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado em diversos distribuidores da RODEN ao redor do mundo, para saber qual é o mais próximo de você, clique aqui. Uma das lojas que sempre recomendo é a Modelimex.

Meus mais sinceros agradecimentos à equipe da RODEN por gentilmente ceder este kit para review!

É isso aí e até a próxima!

 

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

One Thought to “Review 1/35 V8-G81A Special (1938) – RODEN – #817”

  1. Luiz Eduardo Barbaro

    Grande Lucas!!!

    Kit bem detalhado pela escala e bem injetado!!! Sai uns R$ 220,00 + frete, nenhum absurdo comparado com alguns valores no Brasil!
    Parabéns pela matéria!!!

    Plastiabraço!!!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.