Aviação Reviews 

Review 1/72 F-6C Mustang – Arma Hobby #70040

O F-6C MUSTANG,

O P-51 Mustang é, ao lado do Zero, Me-109 e Spitfire, uma das aeronaves mais icônicas da Segunda Guerra. O Cadillac dos céus esteve presente em praticamente todos os teatros do conflito e provou ser uma aeronave versátil.

O P-51 nasceu da busca do Governo Britânico por uma aeronave em 1940 que pudesse equipar a RAF, a princípio eles pediram a NAA para que fabricasse o P-40 sob licença para eles, porém a NAA disse que conseguiria produzir uma aeronave superior equipada com o motor do P-40, o Governo Britânico então, gostou da ideia uma vez que já vinham buscando algo melhor do que o P-40 e concordou com a proposta da NAA mas com a condição de que o novo protótipo estivesse pronto em 120 dias. Algo impensável para hoje em dia, imagine para aquela época!

Nascia então o protótipo NA-73X, e mesmo com o Governo Americano tendo poder de embargar a exportação de qualquer aeronave eles concordaram com a venda, desde que duas aeronaves do primeiro lote fossem doadas para a USAAC para avaliação, o que aconteceu e a as aeronaves foram testadas em Wright Field em Ohio. O contrato foi assinado em 23 de maio de 1940 e no dia 29 do mesmo mês uma encomenda de 320 unidades foi realizada. Com as primeiras entregas programadas para Janeiro de 1941.

A primeira versão de produção do que hoje podemos chamar Mustang foi o AG345 que voou pela primeira vez em abril de 1941 e foi batizado de Mustang Mk I. O modelo tinha ótimos avanços para a época como perfis das asas com fluxo laminar, flaps motorizados, trem de pouso totalmente retrátil inclusive com a roda traseira, além do motor Merlin e metralhadoras .50. No Mk.I as metralhadoras ficavam no nariz.

As aeronaves avaliadas pelo USAAC foram avaliadas e o P-51 só foi encomendado com a NAA em 1942 e queriam que a aeronave tivesse capacidade para ataque ao solo, nascia então o A-36 Apache.

A partir daí o Mustang foi ganhando versões cada vez melhores, até se tornar a lenda da aviação que conhecemos hoje em dia.

A versão apresentada no kit da Arma Hobby é o F-6C, que na verdade trata-se de um P-51B Mustang modificado para a versão de reconhecimento, ele era equipado com motor Merlin V-1650 ou V-1650-7, possuía uma câmera na parte de trás do cockpit e/ou uma câmera instalada na parte traseira da fuselagem. Alguns exemplares possuíam também uma barbatana logo na frente da empenagem vertical. Foram produzidas 71 unidades. A partir do P-51C foram criadas também 20 unidades.

Abaixo deixo uma das cenas mais icônicas do cinema envolvendo um P-51, no filme Império do Sol. Posso assistir essa cena 345 vezes vou me emocionar as 345 vezes 🙂


 

Aqui um excelente documentário da Sala de Guerra sobre o P-51 Mustang.


O KIT DO F-6C,

O kit vem embalado em uma caixa já padrão da Arma Hobby com abertura lateral e com um papelão um pouco fino porém resistente, desde que você não coloque muito peso na caixa ao armazenar em sua pilha de kits!

A arte da caixa é muito bonita e foi desenhada pelo artista polonês Piotr Forkasiewicz, conhecido por fazer art box para a Eduard, Arma Hobby, Squadron entre outros. Para ver os trabalhos do Piotr clique aqui.

O kit é composto por apenas 3 sprues, sendo dois para peças e um para as transparências. Acompanha também o kit uma folha de PE com os cintos, radiadores e alguns outros pormenores e também máscaras, desta vez em papel Kabuki, muito melhores do que as de vinil que as Arma envia em seus outros kits. No total são 101 peças.

Como já era esperado este é mais uma pequena joia escala 1/72, as linhas de painel são finas e até os rebites estão presentes. O intradorso parece até de kits de escalas maiores. O interior é totalmente detalhamento, com assento, painel de instrumentos, manche, sistema de rádio, consoles laterais e cinto de segurança. Detalhe apenas para os instrumentos do painel que são em decalque mas isso pode ser facilmente resolvido com um painel da YAHU (YMA7337). O modelo também oferece dois tipos de assentos para o interior.

O sistema de rádio e fotográfico (afinal o F-6C era de reconhecimento) varia bastante conforme a versão a ser montada, portanto atenção ao manual. da mesma forma deve ter a devida atenção as aberturas que devem ser realizadas na fuselagem onde ficavam as câmeras. Alguns passos devem ser realizados para o F-6C novamente atenção ao manual.

O porão de rodas é detalhado, inclusive o manual bem com instruções sobre como dele deve ser pintado corretamente. Os pneus são no estilo diamont e representam o peso da aeronave algo bem bacana. As portas do trem de pouso são bem detalhadas, assim como as pernas do trem do pouso.

Quanto as asas, elas estão moldadas já no diedro correto e permitem fazer o modelo com os flaps baixados. O kit trás 3 opções de carga para as asas, dois tipos de tanques de combustível e bombas, porém fiquei em dúvida se os F-6C saíam para missão armados com bombas, importante checar as referências antes.

O kit contempla um modelo Francês do F-6C e estas aeronaves possuíam um extensão dorsal para a empenagem vertical, algo que está no kit por isso ele tem duas versões de cauda. Quanto ao canopy são apresentadas duas versões o modelo tradicional do P-51B/C e a Malcom, ambos podem ser montados abertos ou fechados.

Os decalques são impressos pela também polonesa Techmod que produz decalques com boa qualidade de definição um verniz adequado e sem falhas. Uma coisa que chama a atenção é que os decalques são completos para se montar até duas opções de aeronaves compleatas, ou seja, você monta o kit e tem mais um set completo para montar outro kit, algo super bacana. Os decalques possuem 6 opções de aeronaves diferentes sendo elas:

  • F-6C-10-NT Mustang, 44-10889/R7-N, GR II.33 Savoie, French Air Forces, April-May 1945.
  • F-6C-1-NA Mustang, 43-12400/ZM-O, pilot: Cpt. E.B. ‘’Blackie’’ Travis, 12th Tactical Reconnaissance Squadron, 67th Tactical Reconnaissance Group, Middle Wallop, England, spring 1944.
  • F-6C-1-NA Mustang, 43-12404/266, 26th Fighter Squadron, 51st Fighter Group, China 1944-45.
  • F-6C-5-NT Mustang, 42-103604/600, pilot: Maj. E.O. McComas, 118th Tactical Reconnaissance Squadron, 23rd Fighter Group, Chengkung China, October 1944.
  • F-6C-5-NT Mustang, 42-103604/600, pilot: Maj. E.O. McComas, 118th Tactical Reconnaissance Squadron, 23rd Fighter Group, Chengkung China, October 1944.(Decal Bonus)
  • F-6C-1-NA Mustang, 43-12330/263, 26th Fighter Squadron, 51st Fighter Group, China 1944-45. (Decal Bonus)

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado diretamente no site da Arma Hobby, custa 26,50 Euros (cerca de 147 Reais na cotação de Maio/2023). Da Polônia até em casa meu exemplar demorou cerca de 30 dias para chegar. Para comprar clique aqui.

A Arma Hobby tem vários distribuidores ao redor do mundo, para encontrar um próximo de você clique aqui. Aliás se você for lojista, a Arma Hobby está em busca de distribuidores na América do Sul 😉

Meus mais sinceros agradecimentos a Arma Hobby por gentilmente ter enviado este kit para review!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

4 Thoughts to “Review 1/72 F-6C Mustang – Arma Hobby #70040”

  1. Ronaldo

    Obrigado, Lucas.

    Vou ficar atento para não perder nenhuma novidade. Gosto muito do seu trabalho.

    Um abraço.

    1. .
      Oi Ronaldo, está no ar uma nova ferramenta, está no final da página do lado direito é só colocar o seu e-mail e assinar!

      Plastiabraços!

  2. Ronaldo Magalhães

    O kit parece ser muito bom. Bem injetado e com muitos detalhes para a escala 1/72 e ainda tem muitos itens adicionais.

    Não estou recebend os e-mails com avisos de publicação do blog.

    1. .
      Oi Ronaldo, pois é, esses kits da Arma sempre surpreendem pelo detalhamento. Quanto aos e-mails o google descontinuou o serviço de entrega de feed, estou procurando uma ferramenta alternativa.

      Plastiabraço!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.