Aviação Reviews 

Review: 1/48 Republic P-47D-25RE Thunderbolt – MINIART – 48001

A aeronave P-47,

O P-47 Thunderbolt ao lado de outras aeronaves como o Me-109, Spitfire e P-51 é uma das aeronaves mais conhecidas e utilizadas durante a Segunda Guerra Mundial, tendo mais 15 mil unidades produzidas em cerca de 15 variantes produzidas e inúmeras subvariantes o P-47D é, sem dúvida uma das aeronaves mais versáteis da Segunda Guerra Mundial, tendo atuado em quase todos os teatros de operação.

Resultado de um design limpo e um motor de alta potência equipado com turbocharger, o Thunderbolt possuía nada menos do que 2535hp de potência que eram fornecidos por um motor radial de 18 cilindros. À parte disso ele também era enorme e pesado, com peso vazio de 4800kg e carregado de 7300kg. Podia alcançar velocidades de até 700km/h e tinha oito metralhadoras .50 nas asas além da capacidade de carregar bombas e foguetes.

Utilizado por muitos países, o Brasil foi um deles sendo utilizado durante a Segunda Guerra Mundial pelo primeiro grupo de aviação de caça, o que tornou o modelo muito famoso por aqui. Deixo abaixo um excelente documentário sobre o P-47 produzido pela Sala de Guerra.

 

 

O kit do P-47D,

Este é o primeiro kit de aviação da MINIART, e posso afirmar sem sombra de dúvidas que começaram tirando o telhado do lugar! Kit simplesmente fantástico.

O kit é da linha ADVANCED, então esteja preparado para lidar com montagem um pouco mais complexa, detalhada e com uso de photoetched.  Sendo assim este não é um kit indicado para iniciantes.

O kit tem nada menos do que 351 peças, algo que acredito nunca vi em um kit na escala 1/48, no total são 22 sprues, sendo um para as transparências e ainda uma folha de phototeched. Além de duas extensas folhas de decalques. O kit ainda possui 3 versões de pintura diferentes.

Algo que praticamente deixou de existir há alguns anos é a presença de rebarbas na injeção mas que deve ser citado, nesse caso o kit é totalmente sem falhas. A os detalhes de injeção são ótimos comprovando que a tecnologia de injeção dos kits melhorou muito, um detalhe que comprova isso é o cano da metralhadora ser furado, um detalhe que muitos fabricantes ainda não tem.

O interior do kit é cheio de detalhes e opções, o assento pode ser montando usando os cintos injetados no próprio kit ou os presentes em photoetched. Os consoles laterais são injetados e são ricos em detalhes dispensado o uso de photoetched ou até mesmo algum aftermarket em resina, o painel de instrumentos pode ser montado usando três tipos de decalques, dois com todos os instrumentos presos em um único filme,um filme transparente e outro preto ou então com cada instrumento separado, o que considerado ótimo. Mas sinceramente acredito que para o nível deste kit um painel de instrumentos da YAHU aqui nesse caso ficaria perfeito.

O trem de pouso possui algumas opções uma delas considero bastante inusitada e que também ainda não havia visto em nenhum kit, a perna do trem de pouso possui dois comprimentos diferentes, um para o avião totalmente carregado e outro para ele vazio, algo que faz total sentido e que costumamos fazer apenas as rodas com o peso da aeronave, e falando em rodas o modelo tem duas opções de rodas e duas de pneus diferentes, além da trequilha ter três opções de montagem.

O motor é um kit à parte e também tem duas opções uma para modelistas avançados e outra mais básica. A montagem avançada é para quem pretende deixar o motor exposto. Cuidado com esse passo, pois em alguns kits quando se faz a montagem avançada do motor, você não vai conseguir “fechar” o cowl do motor, não sei se será o caso deste kit, mas é um pouco a tomar atenção. Se vai fechar o cow do motor eu recomendaria a montagem mais básica.

 

 

Quanto às asas, o modelo permite também montar os painéis das metralhadoras aberto, e o nível de detalhes do interior destes painéis é fantástico, o kit tem tantos pontos de abertura e detalhes de interior que ele praticamente te convida ser montado em um diorama ou vinheta, até já imagino alguns montados com o tema da Força Aérea Brasileira, uma vez ela operou esta bela nave. Ailerons, flaps e profundores são todos separados também e podem ser montados em qualquer posição. Um ponto importante, preste bastante atenção no passo 22 da montagem onde deverão ser realizadas aberturas na asa para fixação de pylons ou foguetes, defina o que irá fazer antes, para não passar dificuldades depois.

Quanto aos armamentos o modelo m ma infinidade deles sendo:

  • Tanque de combustível de papel de 108 galões
  • Tanque de combustível alijável de 200 galões
  • Tanque de combustível alijável de 150 galões
  • Bombas de 1000 libras AN-M65
  • Bombas de 1000 libras AN-M59
  • Granada de fumaça
  • Bombas de 250 libras AN-M57
  • Bombas de 500 libras AN-M58A1
  • Lançador de foguetes de 4,5 polegadas

Um guia de pintura colorido para cada um destes armamentos está presente no manual, assim como do motor e do interior do trem de pouso também.

Quanto aos decalques, eles são muitos uma pequena folha é fornecida somente com os “stencils” e outra com as marcações, a qualidade dos decalques é fornecida pela Cartograf italiana, que cada vez mais vem se firmando como a fornecedora de diversas marcas devido a sua alta qualidade de impressão em decalques. O kit possui três versões de pintura sendo elas:

  • 61st FS, 56th FG, 8th Air Force 42-26418/HV-A (Lt.Col. Francis S. Gabreski) – June 1944
  • 62nd FS, 56th FG, 8th Air Force 42-26628/LM-C Miss Fire / Rozzie Geth (Capt. Frederick J. Christensen Jr.) July 1944
  • 82nd FS, 78 FG, 8th Air Force 42-26671/MX-X No Guts – No Glory! (Capt. Ben Mayo)
    September 1944 World War 2

A pintura do modelo voado pelo Capt Christensen possui inclusive como diz meu amigo Márcio, uma peladinha, em alusão as pin-ups que os pilotos pintavam em seus aviões, demais não é?

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado em diversos representantes da Miniart ao redor do mundo, eu recomenda a Modelimex, por lá esse kit sai por cerca de 40 Euros (com desconto de 20% para compradores do Brasil) cerca de 222 Reais + frete. Para comprar clique aqui.

Meus mais sinceros agradecimentos à Miniart por gentilmente ceder este exemplar para review! Em breve postarei a montagem aqui no Blog!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.