Aviação Reviews 

Review: 1/72 P-400 Airacobra – ARMA HOBBY – #70057

O Bell P-400,

O Bell P-39 Airacobra foi uma tentativa ousada de criar um caça avançado colocando o motor na parte de trás do cockpit, logo atrás da asa de onde ele fazia a tração para a hélice por meio de um longo eixo. A intenção deste desenho era poder deixar o nariz da aeronave livre para ter uma grande bateria de armas além de que com o motor mais próximo do centro de gravidade a agilidade em voo seria maior.

O primeiro voo aconteceu em abril de 1938 e diversas versões foram criadas e testadas até que a versão definitiva de produção (P-39D) entrasse em combate como primeiro modelo operacional. O Exército Americano (US ARMY) nunca admitiu que o modelo fosse um sucesso, sendo o modelo considerado um fracasso por alguns historiadores.

Em Setembro de 1943 a Inglaterra encomendou 386 P-30D (modelo 14). Eles eram equipados com um canhão Hispano Suiza 404 de 20mm e seis metralhadoras de 7.7mm (duas no nariz e quatro na asas) o. Após os primeiros modelos chegarem à RAF, para o Esquadrão 601, o modelo se revelou inadequado devido a sua baixa razão de subida e performance em baixa altitude para as condições da Europa Ocidental. Dessa forma apenas 80 aeronaves foram utilizada pelo Esquadrão 601 da RAF, sendo todas as aeronaves transferidas para a União Soviética sob o programa Lend-lease, onde foram utilizadas principalmente para missões de ataque ao solo. E foi nas mãos dos soviéticos que o P-39 teve seu sucesso, fazendo mais de 28 ases muitos deles com mais de 15 vitórias.

Outros 200 exemplares que iriam ser entregues à RAF foram utilizados pela Força Aérea Americana (USAAF) logo após o ataque a Pearl Harbour, e foram enviadas para a quinta Força Aérea na Austrália para servir no teatro de Guerra do Pacífico, para diferenciar dos modelos americanos eles foram, então, designados P-400.

No total foram construídas cerca de 9588 unidades, sendo a mais comum a P-39D com mais de metade desse numero produzidas.

O kit do Bell P-400,

Composto de apenas três sprues, dois em cinza e um para as transparências este é um kit bastante detalhado para a escala, aliás a Arma Hobby tem produzido pequenas joias nesta escala, como sempre tenho mostrado por aqui.

Além dos sprues o kit ainda inclui três pequenas bolas de aço para o nariz e máscaras, dessa vez em papel Kabuki! muito melhores do que as de vinil. O kit também inclui uma peça para o nariz impressa em 3D, uma vez que o nariz do P-400 era diferente.

No total são cerca de 89 peças, que compreendem uma grande parte dos detalhes do P-400. A montagem se inicia pelo interior onde o painel de instrumentos será complementado por decalques, este kit não inclui set de Photoetcheds para o interior sendo assim os cintos de segurança estão representados em forma de decalques. Um adicional interessante do kit é o berço para os pesos, achei muito engenhoso a Arma Hobby já ter pensado nisso dessa forma. A YAHU produziu um set de painel para o P-39D/P-400 na escala 1/72 vale a pena comprar!

Alguns painéis de inspeção e de ventilação precisam ser removidos da fuselagem para a versão do P-400 e isso está bem descrito no manual, atenção a estes passos pessoal! Os estabilizadores horizontais e vertical se juntam em uma única peça em formato de T e devem ser colados à fuselagem, recomendo fazer isso depois de colar a asa ao modelo, pois ela servirá de guia para o alinhamento.

Quanto ao trem de pouso ele tem bons detalhes e o P-39 foi um dos primeiros caças a ter trem de pouso triciclo, que era uma marca registrada dos projetos da Bell.  Os porões das rodas são detalhados bem com o mecanismo do trem de pouso, os pneus e rodas são em um única peça, algo que gosto bastante e ainda tem o formato de “peso” da aeronave o que é bem legal também. Uma característica do P-400 era que os escapamentos que tinham 12 saídas de cada lado e sim, eles estão lá no kit!

Quanto aos decalques, não poderia haver algo mais legal do que boas e belas bocas de tubarão não é mesmo? nesse caso o kit tem não só uma, mas 3 versões com bocas de tubarão. A qualidade dos decalques é ótima sendo impressos também pela empresa polonesa Techmod. O kit também inclui uma grande quantidade de armamentos, inclusive para as bombas.

As marcações disponíveis no kit são as seguintes:

  • P-400 Airacobra “white 13” Wahl Eye 39FS/35FG, Lt Eugene A. Wahl, Port Moresby, New Guine, Summer 1942
  • P-400 Airacobra “white 19” AH736, 80FS/8FG, Turnbull Airstrip, Milne Bay 1942
  • P-400 Airacobra “white 13” “Hells Bell”, BW151, 67FS/347FG, Lt. Robert M. Ferguson, Guadalcanal, August-November 1942

Onde comprar,

O kit do P-400 pode ser comprado diretamente no site da Arma Hobby, custa 26,50 Euros (cerca de 150 Reais) + frete. Para comprar clique aqui.

Devido as grandes dificuldades que o governo atual colocou para importação (devolução de pacotes e altas taxas) recomendo a comprar em alguma loja no Brasil, e temos um representante da Arma Hobby aqui mesmo no Brasil! Sim a HEY HOBBY !! este kit por lá custa 205 Reais, para comprar clique aqui!

Meus sinceros agradecimentos a ARMA HOBBY por enviar este modelo para review. Muito Obrigado!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

One Thought to “Review: 1/72 P-400 Airacobra – ARMA HOBBY – #70057”

  1. Sergio

    Bom dia Lucas!
    Como é bom ver coisa nova no blog. Faz bem para o coração e para a alma.
    Gostei muito da qualidade desse kit, o nível de detalhamento para a escala impressiona.
    Entrou na minha lista de aquisições para o ” compra, compra.”
    Plastiabraços
    Sergio

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.