Diorama “Gliding…” 1/72 – Parte I
O Diorama,
A idéia deste diorama é representar um “pouso fora”, coisa que a grande maioria dos pilotos de planadores não gosta e teme ter de fazer devidos aos riscos, mas que invarialvelmente um dia terá de fazer, um pouso em um local fora de seu aeródromo.
Neste diorama representarei uma aeronave singular, criada por um dos mestres dos estudos da aerodinâmica e do planadorismo mundial Alexander Lippisch, esta aeronave recebeu o nome “São Paulo” devido a uma expedição realizada na américa sul em 1934 com o intuito de divulgar o planadorismo (esta expedição foi responsável pela fundação de muitos aeroclubes no Brasil), após esta expedição muitos alemães que moravam em São Paulo enviaram ajuda financeira para os projetos, e em homagem a eles o planador foi batizado de São Paulo. Mais informações sobre esta história podem ser vistas aqui, quando fiz o review do kit.
Os Kits
Usarei três kits neste diorama, um planador Fafnir II da empresa Tcheca CMR, um Opel Blitz da empresa Ucraniana RODEN , e figuras da marca Inglesa Airfix, todos na escala 1/72.
Para compor o cenário usarei uma base de gesso acartonado, madeira balsa, grama estática e um pinheiro da empresa Woodland Scenics.
CMR – FAFNIR II – São Paulo 1/72 #G-5020
Vou direto à montagem do kit, para saber mais sobre este kit recomendo ler este review que publiquei aqui no SprueMaster.
O kit é bem simples com poucas peças (apenas 10), todas muito bem moldadas em resina. A montagem é bem fácil sendo necessário apenas colar as asas e o assento no interior.
Tive que usar putty apenas em uma parte embaixo na fuselagem, no patim de aterrissagem. Um ponto que merece atenção é que as asas realmente possuem uma fresta na junção com a fuselagem, isso de deve ao fato que são removíveis para transporte, então, não tampe esta fresta com putty.
Para as cores a idéia é a seguinte, todo o acabamento do planador era em madeira compensada (plywood) que era muito bem lixada e depois envernizada e polida, para diminuir o arrasto, as outras áreas do planador eram enteladas com seda (fabric cover) e cobertas com DOPE, que com o tempo ia mudando de cor devido a exposição aos raios ultravioletas do sol. Normalmente essas áreas não eram pintadas para economizar peso.
Para as cores utilizei a seguinte mistura:
Clear Dope | Plywood |
Tamiya XF-55 Mistura Álcool – 57% |
Gunze – H318 Radome Mistura Álcool- 70% |
Para fazer o mascaramento fiz uma fotocópia do manual de montagem que está na mesma escala do kit, em seguida recortei as áreas que deveriam ser cobertas e depois colei sobre fita tamiya, em seguida recortei a fita e colei no lugar. Este procedimento fica mais fácil se você fizer sobre uma superfície de vidro.
Após a pintura apliquei os decalques sem problemas, uma vez que a tinta gunze já dá acabamento brilhante, fica mais fácil a aplicação sem a necessiadade de camadas de verniz. As áreas com cobertura de DOPE ficavam foscas com o tempo.
O kit vem com dois canopies em vaccum forming, entretanto estão muito bem moldados e não foi necessário muito trabalho para recotar e ajustar na fuselagem. Mas vou deixar do lado de fora, para poder mostrar os detalhes do interior.
Para o interior a CMR disponibilizou apenas o manche e o assento do piloto, o interior dos planadores é realmente desse jeito, simples, para dar um pouco mais de realismo adicionei os instrumentos básicos dos planadores (velocidade, altitude e velocidade vertical) e também os cintos de segurança do piloto. Usei os decalques de um outro kit que eu tinha por aqui, fica a dica para a CMR incluir estes detalhes na próxima folha de decal do kit.
Para fazer os frames do canopi, usei tirinhas de decal, expliquei esta técnica aqui
Para finalizar instalei o tudo de pitot e a buzina de stol e voilá, kit pronto.
Este kit foi um dos mais fáceis que já montei até hoje e pra quem quer começar com kits em resina, é pra lá de recomendado. Ele pode ser comprado na Modelimex, clique aqui .
Algumas fotos da montagem,
A base
Para a base utilizei a técnica do Gesso Acartonado, que também já publiquei aqui no SprueMaster, recortei uma base fora do padrão retangular, para sair um pouco do que é “normal”, em seguida apliquei massa corrida para simular as irregularidades do terreno.
Para as laterais usei madeira balsa cortada com um varilhador, depois apliquei tinta acrilex para dar acabamento.
Com tinta acrilex pintei a cor base do solo e fiz um pouco de wash, e usando Fine Turf e Static Grass da Woodland Scenics fiz a aplicação da vegetação (veja como fazer um aplicador aqui). Usei vários tons diferentes em locais aleatórios para ficar mais natural.
Algumas fotos:
As figuras
Para as figures utilizei dois sets da Airfix, um com figuras Alemãs e outro Americanas, ambos sets preparados para aeródromos militares.
Utilizei tinta Humbrol e Gunze para fazer a pintura, nas cores civis ficaram bem bacanas e para adicionar um toque de detalhes fiz a camisa do motorista do Blitz para fora da calça.
Tive apenas que mudar a posição de um braço da figura que usei como motorista do caminhão, pois na original o braço estava muito para trás, coloquei um pouco para frente e ficou perfeito. O movimento será da figura fechando a porta do caminhão.
Algumas fotos:
Bom pessoal, por enquanto é isso,
Em breve publicarei a parte II e a finalização deste diorama,
Plastiabaços !