F4U-1D Corsair Tamiya 1/48 – Montagem Completa
Olá,
Vamos a mais uma montagem, este foi para um cliente. Aproveitei as férias de Dezembro/09 para construí-lo, então tive todo o tempo disponível para a montagem, que levou apenas 20 dias, o cliente ficou bastante satisfeito com o modelo.
O Avião:
O Corsair é um dois mais famosos e mortais (os japoneses o chamavam de “morte uivante”) caças já produzidos, com sua característica asa de gaivota invertida, que foi planejada para deixar o avião mais alto devido a sua hélice de mais de 4 metros de diâmeto, o Corsair tornou-se uma lenda.
Inicialmente o F4U Corsair havia sido planejado para ser um caça “puro”, mas foi largamente utilizado como caça de apoio terrestre e ataque terrestre. O primeiro protótipo voou em Maio de 1940 e o tipo entrou em serviço operacional em 1943.
Os primeiros tipos tinham uma visibilidade muito ruim da carlinga (birdcage) e o stol na asa esquerda era muito fácil em velocidades muito baixas, isso fez com que o modelo fosse substituído pelo F6F Hellcat como principal caça embarcado, ficando o Corsair destinado as Bases Terrestres da US Marine Corps, mas tarde uma versão melhorada (1D) com um novo canopy e um pequeno spoiler na asa direita para corrigir o problema do stol, fez com que finalmente o Corsair pudesse ser aprovado para o trabalho embarcado em abril de 1941, então em novembro do mesmo ano o Corsair já equipava a VMF-124 e VMF-213 a bodo do USS Essex.
Quando a US Navy finalmente começou a fazer bombardeios e ataques aéreos contra os japoneses em fevereiro de 1945, o Corsair mostrou toda sua capacidade de caça bombardeiro. O Corsair podia ser armado com foguetes (HVAR 8 ) e bombas, tinha capacidade de carga total de 907kg, e também 6 metralhadoras .50(12.7mm) nas asas.
O modelo permaneceu em produção até o fim da Segunda Grande Guerra, as principais variantes foram:
F4U-1 – 4399 Unidades produzidas em cinco subvariantes
F4U-4 – 2651 Unidade produzida em cinco subvariantes
FG-1 – 4006 Unidades produzidas pela Goodyear, em três subvariantes
F3A-1 735 Unidades produzidas pela Brewster em três subvariantes
O Corsair era equipado com motor Pratt & Withney R-2800 com 18 cilindros em radial, com capacidade de 2250hp, este mesmo motor equipava também os P-47 Thunderbolts, e era capaz de fornecer ao Corsair velocidade máxima de 718km/h.
Nada como poder ver a aeronave em ação não é mesmo ? Então aqui vai um pequeno vídeo deste que considero o mais belo e eficaz caça já construído. Estas aeronaves são originais do tempo da guerra, mantidas em impecável condição de vôo.
O Kit
O kit é bastante tranquilo de montar, como todos os kits da Tamiya, a montagem é muito gostosa, não sendo necessária muita putty, lixamento, etc…, montei ele exatamente out-of-the-box, a única coisa que acrescentei foi um set de cintos em Photoetched da Eduard (excelentes por sinal)
Os decalques são muito bons e permitem a montagem de três versões:
VMF-124, N°69, USS Franklin (CV-13), mevereiro de 1945
VBF-6, N°2, USS Hanock (CV-19), março de 1945 – Esta foi a versão escolhida para o cliente
VBF-86, N°133, USS Wasp (CV-18), fevereiro de 1945
Bom, vamos a montagem, arte da caixa, muito bonita por sinal e os sprues, bem embalados e separados, como de costume em um kit Tamiya. As tintas usadas foram Gunze Sangyo e Tamiya.
A montagem
Iniciei pelo cockpit:
|
Montagem do painel de instrumentos. O kit tem um defeito, os decalques para o painel vem em único filme, e a peça possui relevo, mas sem os mostradores, o que me obrigou a recortar os relógios um por um e colar um por um no painel, o trabalho ficou bom, mas precisei de um amaciante de decalque para ajudar.
A para dar um charme a mais coloquei uma foto da “namorad” do piloto, prática bastante comum entre eles em tempo de guerra.
Para a monstagem do interior e do assento, usei tinta Gunze Sangyo “Interior Green” e fiz o wash com tamiya preto, também usei um set de photoetched da Eduard para os cintos
Para o motor usei tinta metálica Gunze, e fiz um wash com tamiya diluída com água.
Para a pintura das rodas, utilizei um compasso de corte, pintei o interior de aluminio, e no compasso de corte, cortei máscaras em fita e apliquei, o resultado ficou excelente.Aproveitei e já mascarei o modelo para pintura. Para o canopy usei uma fita de mascaramento fina (0,1) e Maskol da Humbrol. Para o descascado da pintura usei a Técnica do Sal, que explicarei em um post em breve.
A aplicação final se deu sem mariores problemas, os decalques fixam muito bem, sem problemas de silvering, desde que a superfície esteja bem limpa, vamos as fotos do modelo pronto, espero que gostem ! (cometi um pequeno erro de montar as rodas invertidas, mas corrigi a tempo antes de entregar para o cliente :D)
Bom, é isso aí, espero que tenham gostado ! E até a próxima !
Plastisaudações !
Bom dia Lucas, estou montando um modelo semelhante a este, de um outro esquadrão, estou com dúvidas nas tintas a serem utilizadas. Ao ver a sua montagem (muito boa por sinal) percebi que as cores utilizadas nos armamentos (mísseis) diferem das que eu tenho como referência no meu manual (ACADEMY). Você poderia me dizer quais cores foram utilizadas em sua montagem? Neste seu manual continha referência FS? É que eu utilizo automotivas.
Grande Lucas,
Gostei da montagem. A foto da namorada do piloto ficou show.
parabéns
Obrigado !!! Agora capricha ai no seu !! Quero ver as fotos depois !
Parabéns pelo trabalho, muito bom e educativo. Pergunto: como você fez o tarmac? Onde conseguiu material? Abraço
Obrigado pelos elogios e por visitar o blog Ricardo. O tarmac é um template que peguei na Internet, eu imprimi em uma impressora laser e papel fotográfico. Me envie um e-mail que te respondo com o template. Obrigado !!
Obrigado pelo retorno Lucas. O meu email é ricardocariello@gmail.com você pode me indicar onde consegue estas imagens? Abraço
Tamiya é show, montei alguns e realmente é um prazer e tanto.
Como gosto de andar na contramão, meu Mosquito 1:48 da Tamiya, vai ter acabamento na madeira , ou um estágio antes da pintura ou primmer.
Tô brigando muito, nas naceles de motor, para saber onde acaba a madeira a começa o alumínio.
Gostei do Corsair!
Sim, nem há o que falar, a montagem é deliciosa… eu acho que tenho alguma coisa sobre o Mosquito, vou ver e te mando… valeu !
Muito bom! Legal mesmo.
Ja esta vendendo modelos? Como ta o esquema?
Coloca alguma coisa a respeito no site…
Opa !
Os aeromodelos ainda estão em desenvolvimento, em breve terei novidades !
Valeu !
Lucas parabens este F4U Corsai ficou show de bola.. como sempre.. mestre nos acabamentos em.. abraços.