Hawker Hurricane I – Sweet 1/144 – Montagem Completa
A ideia,
Esta foi a foto que me deu inspiração para a criação deste diorama:
Esta aeronave pertenceu ao ás da RAF Flg Off Paul Richey.
Nascido em Chelsea, Londres, em 7 de maio de 1916, filho de um australiano e uma irlandesa. Richey entrou para a RAF em 1937, e depois de completar o seu treinamento foi designado para o serviço em 1939, ele voaria o lendário Hawker Hurricane, no 1º Esquadrão de Caça, baseado em Tangmere.
Neste período Richey experimentou seus primeiros combates, e abateu um Me109 em 29 de março de 1940. Em maio o periódo da guerra de mentira acabaria e a Blitzkrieg alemã já havia invadido a França e os países baixos.
Começaria então uma série de missões e combates, onde Richey compartilharia o abate de vários aviões. Ele também foi abatido em 15 de maio do mesmo ano, mas não sofreu ferimentos tendo de saltar sobre a França já quase toda ocupada. Richey foi abatido 3 vezes durante toda guerra.
Até o final da Guerra participou de muitas missões, tendo voado em diversos esquadrões, como o 165, 189 e o 609.
Durante todo o período abateu 11 aeronaves e ganhou a distinguished flying cross devido a sua atuação na França.
Richey escreveu um livro intitulado Fighter Pilot, faleceu em 23 de fevereiro de 1989 aos 72, na época a décima edição de seu livro estava para ser publicada. Deixou 5 filhos e uma lição de coragem e amor ao seu país.
O modelo,
Este modelo é o que chamo de pequena joia devido o nível de detalhes para a escala. A montagem é bastante simples e se dá em poucos passos.
Para a pintura utilizei tintas da marca Gunze Sangyo Aqueous. Para ajudar no mascaramento da camuflagem imprimi em papel decalque um padrão da camuflagem, em seguida recortei e apliquei no modelo. Fiz a pintura normalmente sem maiores problemas.
O mascaramento para a parte inferior deu um pouco mais de trabalho e precisou de alguns retoque depois de finalizado.
Precisei corrigir o tamanho dos escapamentos, um tanto exagerados no kit, para tanto cortei praticamente 60% de sua largura
Para dar acabamento fosco utilizei o verniz fosco da mesma marca, e o envelhecimento fiz usando os sets de weathering da Tamiya e tinta óleo diluída com ecosolv.
Para fazer a base, utilizei um porta copos de madeira, apliquei a grama estática (ensinei a fazer um aplicador aqui) e para dar o efeito da grama sendo deitada pelo vento da hélice utilizei um aérografo para soprá-la nesta posição. Para dar um pouco mais de realismo soprei apenas da hélice para trás.
As figuras são da marca Preiser e muito bem injetadas, serviram perfeitamente para compor a cena.
Para fazer a antena utilizei um fio de metal de 0,1mm da marca Albion (a venda aqui), que deu um toque a mais a montagem final.
Este modelo consumiu poucas horas de trabalho, mas o resultado final foi bastante interessante.
Para esta montagem utilizei:
Tintas:
Gunze Aqueous: H72, H80, H1
Tamiya: X18
Aerógrafos:
Iwata Revoltion CR
Testors AZTEC
Grama Estática: Woodland Scenics
Hélice: Propblur – link aqui
O resultado final foi este:
É isso aí e até a próxima!
Apesar de eu não gostar do Hurricane, sei que é um avião importantíssimo na história. O modelinho ficou fantástico. Parabéns.
Opa ! Obrigado Vlamir!!
Ficou jóia. Parabéns!
Obrigado Rogerio!
Lindão, eu sempre tive o Hurri entre os meus favoritos.
Perguntas:
– qual grama você usou no chão ?
– você é doido em camuflar sem mascara um avião na 1/144 e conseguir não borrar?
– qual porquinho você quebrou para conseguir tantas moedas e de diferentes países ?
Obrigado Rogério,
A grama é da Woodland Scenics,
Para camuflar e não borrar é só ter mão firme e um bom aerógrafo, para este tipo de pintura eu uso um Testors AZTEC com o bico mais fino (TAN).
As moedas vieram das minhas andanças mundo afora :p heheheh
valeu!