Review 1/72 CM.170 Fouga Magister VALOM #72088
A aeronave,
O CM.170 conhecido como Fouga Magister voou pela primeira vez em 1952 com a finalidade de substituir os MS. 475 da Armée de l’Air. O modelo era impulsionado por duas turbinas Turbomeca Palas nas versões iniciais, tinha um alcance de 925km e velocidade de 715km/h.
Uma variável naval do modelo chegou a ser construída e ficou conhecida como Zéphyr. O modelo ficou operacional na Armée de l’Air até ser substituídos pelos Alpha Trainer.
Desenvolvido como treinador o modelo chegou a ver o combate pela força Aérea de Israel durante a Guerra dos Seis dias, o modelo foi construído no país e era chamado de IAI Tzukit.
No total, 929 unidades foram construídas, e o Magister voou em muitas Forças Aéreas ao redor do mundo como a Finlandia, Bélgica, França, Israel, Brasil entre outros.
No Brasil o modelo foi recebido no final da década de 60 e utilizado até meados da década de 70, foi especificamente utilizado pelo EDA – Esquadrão de Demonstração Aérea a “Esquadrilha da Fumaça”. Na minha opinião apresentou uma das mais belas pinturas da Fumaça de todos os tempos. Saiba mais sobre ele na FAB clicando neste link.
O kit,
São apenas 69 peças dividas em dois sprues, um injetado em um tom de marrom claro e outro para as transparências. Analisando primeiramente a injeção pude perceber que ela é bem limpa, sem rebarbas, as linhas de painel são bem reproduzidas para a escala há algumas marcas de injeção, e algumas delas vão direto para o cockpit, creio que esta parte deverá ser um pouco trabalhada. O kit é um short-run multimídia, com peças injetadas, em resina, photoetched e vaccum forming. A qualidade da injeção é boa, mas por ser um kit short-run e completamente multimídia não é um kit para principiantes.
O interior do modelo é bem detalhado, composto de peças injetadas, de resina e de photoetched, os painéis de instrumentos não possuem qualquer detalhe injetado exceto pela sua parte traseira (que achei um excelente detalhe). Os instrumentos são formados pelas folhas de PE e complementados por folhas de vinil onde estão impressos os instrumentos, um detalhe sem dúvida muito bom. Muitas pequenas peças complementam o cockpit, que no Fouga é bastante visível mas o pessoal da Valom tratou de enviar muitos detalhes para o interior. O canopy é muito bom e vem em duas versões, totalmente fechado ou aberto. Uma segunda opção são os canopys em vaccum forming caso o modeliste não queira usar a versão injetada. Tanto as peças injetadas quanto as em vaccum forming possuem uma excelente transparência um bom nível de detalhamento. Outro detalhe importante, a parte traseira do canoy pode ser utilizada fechada ou envidraçada como a que era utilizada pela esquadrilha da fumaça.
Os porões de rodas são bem detalhados tanto internamente quando nas tampas, as pernas dos trem de pouso tem bons detalhes e os pneus vêm injetados em uma única peça.
A folha de photoetched não vem pintada, portando uma demão de primer será necessária para ajudar na fixação da tinta, são bons detlhes, incluindo cintos de segurança, instrumentos do painel, antenas, pedais, detalhes para o trem de pouso entre outros.
O manual de instruções está em Tcheco e em Inglês, achei as instruções um pouco confusas no início mas depois de um bom estudo consegue-se entender tudo, neste kit há duas versões do Fouga para a IAF entretanto não há detalhes sobre as pinturas, base, data, etc.. As indicações de cores são em código FS e também com códigos para tintas Humbrol, Agama, Model Master, e Gunze Sangyo.
Os decalques são bem impressos, não há muitos detalhes como stencils por exemplo, porém tudo o que é mais visível na aeronave está presente o verniz não passa muito fora da impressão o que previne o silvering.
No geral é um kit que certamente ficará muito bonito na coleção, só falta agora conseguir uns decalques para montá-lo nas cores da Esquadrilha da Fumaça..
Onde comprar,
Este kit pode ser comprado na Modelimex por 14 Euros (já com desconto de 20% para compradores do Brasil), ou cerca de 43,00 Reais (cotação de abril/2014). Para comprar clique aqui.
Se você não conhece a Modelimex, sugiro ver este link com uma visita que fiz a loja ou este tutorial que explica como comprar na Modelimex.
Se você não sabe como fazer compras no exterior, recomendo a leitura destes tutorias sobre como comprar no exterior,
Meus sinceros agradecimentos ao pessoal da Modelimex por enviar mais este kit para review!
Parabéns pela Matéria.,
O que seria um Kit Multimídia? Seria um kit com acessórios “extras” já inclusos?
Uma pena não possuir Decais para a versão Katanga, do conflito Gongoles.
É bom ver kits diferentes serem lançados. Principalmente quando na escala correta. ehheheeh
Oi Bruno, isso mesmo, um kit multimídia é um kit que possui além das peças em plástico injetado peças produzidas em outros matérias primas, como resina, photoetched, vaccum forming ou metal.
O kit realmente é muito bom, quando a versão acho que tem decalques no mercado!
Plastiabraço
Mto bacana esse kit! abração professor! parabéns pelo site
Opa, obrigado Bruno, fico contente em saber que gostou do conteúdo do Blog.
abração!
Me lembro deles voando pelos fumaceiros. Esses aviões vieram para tomar o lugar dos T-6s. O povão não gostou muito, pois nada era igual o ronco dos NA T-6. saudades.
Pois é Márcio, embora com uma pintura bem bacana e um design futurista com essa cauda em V, nada no mundo da aviação superou ainda o maravilhoso ronco de T-6….
Plastiabraço!
Muito bom o review Lucas;
Obrigado Paulo, o kit é bem bacana, recomendo!
Plastiabraço