Na bancada – 1/72 Airfix Folland Gnat #A01006
Este post celebra os 100 anos da RAF
De vez em quando encontramos kit simples de montar, com poucas peças e bom detalhamento que nos permitem aqueles projetos para um único final de semana, e o Folland Gnat da Airfix é um destes. Para comprar este kit clique aqui.
A Airfix tem lançado kits assim, e os seus novos moldes são simplesmente sensacionais, este pequeno kit do Gnat é exatamente assim, ou seja, diversão garantida e um novo kit em sua estante em pouco tempo.
Uma das coisas que gostei muito deste kit são os encaixes, tudo muito fácil e praticamente não foi necessário putty em nenhum local para fechar a fuselagem. O único problema, que só notei depois de pronto, é que a asa não se alinhou muito bem a fuselagem, e um dos lados ficou um pouco mais para baixo, portanto cuidado quando for encaixar a asa.
Para a montagem deste kit utilizei basicamente duas cores:
- Dry Colors – High Speed Aluminium
- Hataka – Luminous Orange – A194 (Red Line)
O interior do modelo é bem simples e possui o básico de detalhes, assentos, painel e manche. Para dar um pouco mais de detalhes utilizei um set de decalques para os cintos de segurança e fiz os acionadores do assento do assento ejetável utilizando um pequeno fio de chumbo.
Para os painéis de instrumentos o kit fornece decalques, como pretendo deixar o canopy fechado estes são adequados para a montagem. Falando em canopy, recomendo a utilização de máscaras para pintura, para este kit utilizei um set da Eduard, código CX326, para comprar clique aqui.
Após fazer o interior, montei todas as peças do kit, deixando apenas os estabilizadores horizontais sem colar, para facilitar o mascaramento e pintura da parte traseira da fuselagem. Apliquei uma camada de primer preto da Gunze, Mr Surfacer 1500 Black.
Após seco o primer, apliquei uma camada de Mr Base White 1000 onde será aplicada a cor laranja fluorescente, esta cor geralmente é um pouco complicada de usar, pois além de ser fluorescente ela é clara, portanto é muito importante fazer a aplicação por cima de uma base laranja ou branca.
Após a pintura do branco apliquei o laranja, para isto usei a tinta da linha Red Line da Hataka (clique aqui para conhecer mais sobre a Hataka). A cor é perfeita, reproduz muito fielmente o laranja fluorescente da RAF. Somente é necessário fazer uma ressalva com esta cor, aplique em camadas finas e espere secar muito bem antes de mascarar, ou pinte o alumínio primeiro. No meu caso decidi pintar o laranja e não esperei secar muito bem, quando removi a máscara a tinta saiu junto e foi necessário retocar, portanto espere pelo menos 24 horas antes de mascarar por cima dela!
Após aplicado o laranja utilizei a cor da marca nacional Dry Colors, High Speed Aluminium, neste caso precisamos lembrar que durante muitos anos a RAF pintou suas aeronaves de alumínio, portanto nada de fazer aquele acabamento super brilhantes, pois a cor na verdade era um alumínio mais apagado. Neste caso a tinta Dry Colors representa perfeitamente a cor. Apliquei a tinta sem nenhum problema, apenas achei o acabamento dela um pouco fosco demais, mas isso foi facilmente resolvido com uma camada de verniz semi brilho, afinal seria mesmo necessário uma vez que os produtos de weathering poderiam reagir com ela. Para isso utilizei verniz acrílico da Gunze Sangyo.
Após a pintura, apliquei os decalques e verniz e fiz um weathering básico e voilà, kit finalizado.
É isso aí e até a próxima!
Muito legal Lucas !!!
Estou com essa mesma mosquinha na bancada agora.
Por falta de melhores referências usei o Orange A.MIG-0129, que achei um tanto escuro.
Tive problemas com o verniz ITALERI, um drama . . .
Agora estou começando os pequenos desgastes.
Assim que concluir te mando algumas fotos.
Nardel.
Ficou muito lindo, Lucas, parabéns!
Opa, que bom que gostou Marcelo! Muito obrigado pelo elogio!
Ótimo trabalho. O resultado final ficou bem próximo a imagem da caixa. Ficou “sujo” na medida certa. Deu uma boa sensação de peso.
Parabéns!
A ideia era essa mesmo Ronaldo! sem muita sujeira “na medida”, e acho que consegui alcançar o que queria.
Essa ilustração da caixa é muito bonita!