Aviação Reviews 

Review: 1/72 MB-326 – LFMODELS – #PE7280

A LFModels é uma empresa Tcheca baseada na pequena e pacata cidade de Novy Malin bem no interior da Republica Tcheca, sabe aqueles vilarejos onda a vida passa beeeem devagar, então, lá é assim… 

A empresa foi fundada em 1994, e embora tenha mais e 30 anos confesso que muito pouco vi destes kits em minha vida plastimodelistica. Agora com o lançamento do MB-326 e do nosso Xavante, ela ganhou bastante visibilidade por aqui.

O MB-326,

O MB-326 foi desenvolvido no final dos 50 pela empresa  italiana Aermacchi, sua finalidade era ser um treinador uma vez que muitas aeronaves a reação estavam entrando em operação no mundo e ela percebeu que haveria um mercado promissor pela frente, foi uma decisão acertada da empresa pois ele se tornaria um dos seus maiores sucessos. Quase 800 unidades foram construídas e exportadas para 13 países, ele ficou em serviço na Força Aérea Italiana até o final de 1981 provando seu alto valor operacional. Chegou a ser produzido sob licença em alguns países inclusive aqui no Brasil em uma parceria entre a Embraer e a Aermacchi, ficou em operação pela FAB até 2010!

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre o Xavante tem um artigo bem legal aqui mesmo no Blog sobre o padrão de camuflagem dele escrito pelo meu amigo Max lá de Fortaleza, para ler clique aqui.

O kit do MB-326

O kit do MB-326 da LFmodels é bastante simples com apenas 3 sprues sendo 2 em cinza e um para a transparências totalizando 85 peças. Quero, inclusive, começar pelas transparências que é o que mais me chamou a atenção ao abrir a caixa do kit, embora ele seja produzido como short-run temos que admitir que esse tipo de kit aumentou em muito a sua qualidade isso se prova pelo nível de detalhes fino deste kit e pela transparência com um acabamento pra lá de maravilhoso.

O kit vem com duas fuselagens uma para versão mono, e outra biplace, porém nesta caixa em específico monta-se a versão biplace. Os painéis das asas estão bem representados em baixo relevo fino e o acabamento um pouco fosco do plástico certamente irá ajudar em muito na adesão das tintas, também estão presentes pilones para a fixação em armamentos, que não estão incluídos no kit e devem ser comprados em separado, ver foto do manual. Apenas acho que os diverters das asas poderiam ter vindo em uma pequena folha de photoetched para ficaram mais a escala.

 

O interior é bem detalhado com painéis laterais e frontais em alto relevo, porém sem instrumentos, algo que poderia ter sido fornecido ao menos junto com as folhas de decalques. Não há cintos de segurança mas isso é algo relativamente fácil de resolver.  Detalhes como manche e pedais estão presentes deixando o cockpit bem detalhado para a escala.

O trem de pouso é muito bom principalmente a bequilha que está muito bem detalhada, um ponto super positivo de qualidade para um kit short-run. Os porões são detalhados e as rodas também o que garante um bom acabamento. outros detalhes como antenas e tubos de pitot também estão presentes, além dos tip-tanks que o kit trás em dois modelos.

Quanto aos decalques achei eles muito bem impressos o que mais uma vez reforça que poderia haver ao menos o painel de instrumentos neles, o acabamento é bom e a qualidade de impressão também. Não há indícios de quem seja o fabricante dos decalques.

O kit permite a construção de 4 aeronaves, todas em acabamento laranja sendo elas:

1 – MB-326, M.M.54183, pilot Capt; Riccardo Peracchi, Farnborough, 1966

2 – MB-326, M.M.54243, 606. Squadron, 2 Stormo, May, 1989

3 – MB-326, M.M.54381, 602. Squadron, 6 Stormo, May, 197-1994

3 – MB-326, M.M.54238, SVBIA, 1965-1992

 

Onde comprar,

Este kit da LFModels bem como o Xavante podem ser comprados na PlasticKits, custa R$380.00 + Frete, para comprar clique aqui.

Meus mais sinceros agradecimentos à Plastic Kits por gentilmente ceder este kit para review!

É isso ai e até a próxima!!

 

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.